Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Leandro o rei de Helíria

Diana Sofia Alpoim

Created on April 16, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Leandro o rei de Helíria

Start

Nome: Diana Alpoim Nº 9 Turma: 7B Disciplina: Português Professora : Elisabete Marques

Autora

Alice Vieira, nasceu a 20 de março de 1943 em Lisboa. É uma escritora e jornalista profissional portuguesa, é lincenciada em Filologia Germânica.Desde 1979 tem vindo a publicar mais de 5 dezenas de livros.

Leandro Rei de Helíria

Autora: Alice Vieira Editora: Caminho Capa: Patrícia Furtado 1ª edição: 1991 34º edição: Setembro 2022

Leandro Rei de Helíria, é um texto dramático infantil da autoria de Alice Vieira. Inspirado numa narrativa de tradição popular, já abordada por Shaskespeare em "Rei Lear". Este livro, foi escrito propositadamente para o Teatro Experimental de Cascais, que levou à cena no princípio de 1991.

Esta peça de teatro, está dividida em 2 atos e cada um deles tem XI cenas. O I ato decorre no palácio do Rei o II ato passa-se em espaços alternados, como a estrada, a gruta do pastor, o palácio de Violeta e Reginaldo e as portas do reino.

Personagens

  • Rei Leandro
  • Bobo
  • Princesa Hortênsia
  • Princesa Amarílis
  • Princesa Violeta
  • Príncipe Felizardo
  • Príncipe Reginaldo
  • Príncipe Simplício
  • Pastor

Resumo - I ato

Esta peça, inicia-se com um diálogo entre o rei de Helíria e o Bobo. O rei começa por contar ao Bobo que teve um sonho muito estranho, onde ele perdia o reino. E o rei interpretou este sonho como um recado dos deuses para deixar de governar. O Bobo tentou explicar-lhe que o sonho que teve poderia não querer dizer nada, mas o rei começou a pensar que seria melhor entregar o seu reinado a uma das suas amadas filhas.Como o rei tinha três filhas, decidiu que iria dar o reino à filha que demonstra-se ter maior amor por ele. Ele chamou uma por uma, Hortênsia e Amarílis falaram muito e para o rei era tudo o que ele queria ouvir, mas Violeta não conseguiu encontrar outra comparação se não de querer o pai tanto como a comida quer o sal. O rei não entende esta medida de amor e, furioso, expulsa a filha Violeta do seu reino para sempre. E divide o reino em duas partes e entrega metade do reino à Hortênsia e a outra metade a Amarílis. Mais tarde, as filhas más acabam por expulsar o seu pai do reino.

Resumo - IIato

O 2ª ato começa com o Rei e o Bobo numa longa caminhada , por terras desconhecidas à procura de abrigo. De repente começa uma tempestade e Leandro e o seu Bobo, já velhos e cansados, refugiam-se numa gruta. Aí encontraram um pastor, que vem de um reino maravilhoso onde todos são felizes. O pastor levou-os para o seu reino, que era o reino de Violeta e Regionaldo. Ao chegarem ao palácio Violeta ofereceu ao seu pai, que estava velho e cego, um banquete de comida sem sal. Leandro achou a comida intragável e Violeta informou que era apenas comida sem sal e ele lembrou-se, que um dia expulsou a sua filha do reino que o amava verdadeiramente. Ele arrependeu-se profundamente e pediu perdão à filha e abraçam-se. E a filha disse-lhe que quem ama não deve pedir nada em troca desse amor.

A minha opinião

Eu gostei de ler este livro, porque fala de amor entre pai e filha.O pai tinha 3 filhas que ele amava verdadeiramente. Mas, duas delas só "gostavam" dele por interesse e a filha que o amava verdadeiramente o pai expulsou-a do reino. No final, o pai viu que foi muito injusto com a filha mais nova , e verificou da pior maneira. Pois, acabou por ser expulso do próprio reino (casa) pelas suas filhas mais velhas. Eu achei uma história interessante e que é adequada para todas as idades e transmite uma lição de vida. Posso concluir que, o amor verdadeiro não se expressa por palavras, mas sim, por ações. Mas se fosse hoje em dia, o final da história não ia correr lá muito bem, porque nos tempos de hoje o sal faz mal à saúde.

Obrigada!