Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

os painéis de são vicente

inês lopes

Created on April 13, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

os Painéis de São Vicente

inês lopes nº8 10ºE história e cultura das artes
introdução

Considerada a mais valiosa e misteriosa pintura portuguesa de sempre, os Painéis ditos de São Vicente, encontram-se neste momento em fase final de um complexo trabalho de restuaro. Trata-se de uma obra-prima da pintura gótica europeia do século XV.

Esta obra trata-se de um políptico que representa figuras portuguesas da época, narrando uma história ou fazendo passar uma mensagem da qual fazem parte personalidades da dinastia de Avis e da corte de Afonso V. Em quase tudo se diverge: na identidade e nacionalidade do pintor (Nuno Gonçalves); na data da sua execução (algures entre 1445 e 1446-70); sobre quem terá feito a encomenda; no seu teor, mensagem ou intenção; etc. Em nenhum destes aspetos há certezas pelo que os místicos painéis continuam misteriosos, abertos às mais diversas e imaginativas interpretações.

tese vicentina

José de Figueiredo estabeleceu o ponto de partida das sucessivas interpretações. Este defendeu que neste conjunto retratm um singular e imponente grupo de 58 figuras, representando a corte e vários grupos sociais (clero, nobreza e povo) da nação portuguesa reunidos em torno de uma personagem central, duplamente figurada, considerada como sendo São Vicente, o santo padroeiro da cidade de Lisboa. Segundo Figueiredo a obra foi encomendada pelo Rei Afonso V após a conquista de ALcácer-Seguer (1458) em honra e culto a São Vicente. Assim se estabeleceu a teoria «oficial» e assim se divulgou de forma dominante.

mistérios representados nos painéis

créditos de pesquisa:

artigo da revista "SUPER" imagens - wikipédia