Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Glossário de economia: letra F

Estudo Em Casa

Created on March 30, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Glossário de economia

letra

Iniciar

Famílias

Índice

Fusões

Franchising

Fator capital

Financiamento interno

Fatores de produção

Financiamento externo

Fator trabalho

Fenómenos sociais

Formação bruta de capital

Formação dos rendimentos

Formador de preço

Fluxos monetários

Fluxos reais

Função de produção

Agente económico que intervém na atividade económica com a principal função de consumir bens e serviços . As Famílias utilizam o seu rendimento em consumo para satisfazer as suas necessidades. A parte do rendimento não gasta em consumo pode ser destinada à poupança.

Famílias

É constituído pelo conjunto de bens ou recursos utilizados na atividade produtiva como, por exemplo, as máquinas, as ferramentas ou os edifícios.

Fator capital

Elementos utilizados na produção de bens e serviços para satisfazer as necessidades humanas. Os fatores de produção são: os recursos naturais, o trabalho e o capital.

Fatores de produção

Representa a atividade humana que leva à produção de bens e de serviços, ou seja, o esforço físico e inteletual desenvolvido pelo ser humano na produção.

Fator trabalho

Correspondem ao objeto real das Ciências Sociais e referem-se ao estudo da realidade social e dos fenómenos que resultam da vida em sociedade. Cada uma das Ciências Sociais estuda de uma forma parcialmente diferente os fenómenos sociais, valorizando a dimensão do fenómeno que lhe interessa estudar.

Fenómenos sociais

Investimento realizado pelos agentes económicos com recurso a fundos alheios, isto é, não próprios. Para o financiamento externo, os agentes económicos podem recorrer ao financiamento indireto (crédito bancário) ou financiamento direto (mercado de títulos).

Financiamento externo

Também denominado de autofinanciamento, refere-se ao investimento realizado pelos agentes económicos com recurso a fundos próprios, ou seja, recorrem à sua poupança para aplicar na atividade produtiva.

Financiamento interno

Fluxo ou adição de novos bens de produção que serão utilizados no processo produtivo de novos bens e serviços no futuro. Este fluxo de novo capital permite aumentar o stock de capital já existente e criado no passado.

Formação bruta de capital

Agente económico que, por ser único no mercado de um dado bem sem substitutos próximos, tem poder de mercado, ou seja, tem capacidade para influenciar o preço a praticar nesse mercado.

Formador de preços

Movimentos que se estabelecem entre os agentes económicos e que correspondem ao pagamento dos bens e serviços mediante operações em que circulam meios de pagamento, moeda, cheques e ordens de transferência.

Fluxos monetários

Movimentos que se estabelecem entre os agentes económicos e correspondem às quantidades concretas de bens e/ou serviços que são fornecidas por um agente económico a outro.

Fluxos reais

Relação entre as quantidades empregues dos fatores produtivos (trabalho e capital) e a produção.

Função de produção

Submissão a um único centro de decisão, unidades empresariais que até então eram autónomas. O processo de fusão permite à empresa aumentar a produção e garantir a redução do número de concorrentes presentes no mercado.

Fusões

Resulta da venda dos bens e serviços e destina-se à remuneração dos fatores produtivos (trabalho e capital) que estiveram envolvidos na produção desses bens e serviços.

Formação dos rendimentos

Sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Franchising