Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Força gravitacional
Ana Beatriz Mota Gusmão
Created on March 28, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
Transcript
essa apresentação é do tema
Força gravitacional
Grupo
- Alexsandra - Ana Beatriz -Bernardo Elói -Igor -Kauã Malak -Luyza -Rafaela
O que é força gravitacional ?
Subtítulo
A força gravitacional é a força que atrai dois corpos separados. É uma das principais forças existentes no universo, é por meio dela que os planetas permanecem em órbita girando em torno do Sol.
A Lei da Gravitação Universal A Lei da Gravitação Universal foi proposta por Isaac Newton em 1666, na sequência do episódio clássico em que o cientista observa uma maçã cair da árvore. Newton concluiu que a Terra e a maçã eram corpos que interagiam de forma recíproca. Se não houvesse essa força, a Lua, por exemplo, cairia. Em virtude da gravidade, a Lua é atraída para o centro da Terra e sofre uma aceleração, a qual produz a sua órbita. Além do movimento dos planetas, a Lei da Gravitação Universal também explica a altura das marés e o ciclo de vida das estrelas. Importa lembrar que é a gravidade que mantém as estrelas vivas.
F: É o módulo da força gravitacional entre dois corpos G: Constante de gravitação universal M e m: massa dos corpos (medida em quilogramas) d: distância entre os centros dos corpos (medida em metros) Isso quer dizer que a força é diretamente proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos. A constante de gravitação universal é: G = 6,67 x 10-8 dinas centímetro2/grama2 ou G = 6,67 x 10-11 newtons metro2/quilograma2
O peso dos nossos corpos é a força com a qual somos atraídos pela Terra. Essa força de atração é mútua, ou seja, se somos atraídos pela Terra, também a atraímos. Todavia, como a massa do planeta é muito superior à dos corpos sobre ela, essa interação é imperceptível.O valor do peso de um corpo depende da aceleração da gravidade à qual está submetido. De acordo com a segunda lei de Newton, o peso pode ser definido como o produto da massa do corpo pela gravidade.
Um corpo de 100 kg tem um peso na Terra igual a 1000 N. Se esse corpo for colocado na Lua, seu peso será de apenas 160 N, mas a massa será a mesma. Não se engane! Mudar de planeta ou ir para a Lua não emagrece ninguém, pois a massa dos corpos é a mesma em qualquer lugar. O fator que se altera é a força de atração entre o corpo e o planeta
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais existentes na natureza. As outras grandezas fundamentais são a força de interação eletromagnética, a força fraca e a força forte. De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2. O valor da gravidade depende da massa e do tamanho de cada planeta, satélite natural, estrela etc. A tabela a seguir apresenta o valor aproximado da aceleração da gravidade para alguns corpos celestes.