Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
12º E Nuno Júdice
Mariana Lot
Created on March 28, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
um amor
Poema de Nuno Júdice
28-03-23
12ºEMariana Lot Nº24Henrique Gomes Nº15 Manuel Baptista Nº19
índice
5. Poema
1. Introdução
10. Bibliografia
6. Análise temática
2. Biografia do Autor
7. Análise estilística
3. Características da sua escrita
8. Análise formal
4. Bibliografia do autor
9. Conclusão
introdução
- O Poema a apresentar
- A nossa opinião do poema
- O que este representa
BIOGRAFIA DE NUNO JÚDICE
- Nasceu em 1949 na Mexilhoeira Grande, Portimão
- Tirou doutoramento em Literatura romântica comparada na universidade Nova de Lisboa, onde é professor associado
- Foi responsável pela Língua e cultura Portuguesa em diversas organizações
biografia de nuno júdice
- Publicou várias obras sendo a primeira , nomeada A Noção do Poema .
- Recebeu também diversos prémios importantes da poesia portuguesa.
- Tem livros traduzidos em várias línguas
CARACTERISTÍCAS DA SUA ESCRITA
- O eu hiperbolizado e atrofiado
- A poética do desassossego e da inspiração
- A analogia universal (sentimentos humanos/sentimentos do universo)
- Cenários outonais, arruinados ou crepusculares. de todos os bêbedos.
POEMA UM AMOR
Aproximei-me de ti; e tu, pegando-me na mão, puxaste-me para os teus olhos transparentes como o fundo do mar para os afogados. Depois, na rua, ainda apanhámos o crepúsculo. As luzes acendiam-se nos autocarros; um ar diferente inundava a cidade. Sentei-me nos degraus do cais, em silêncio. Lembro-me do som dos teus passos, uma respiração apressada, ou um princípio de lágrimas, e a tua figura luminosa atravessando a praça até desaparecer. Ainda ali fiquei algum tempo, isto é, o tempo suficiente para me aperceber de que, sem estares ali, continuavas ao meu lado. E ainda hoje me acompanha essa doente sensação que me deixaste como amada recordação.
Nuno Júdice, A Partilha dos Mitos
análise do poema
- Temática
- Estilística
- Formal
tema principal do poema
Amor
Nuno Júdice demostra grande interesse pelo tema do amor.São muitos dos seus poemas onde este tema aparece, porém estão sempre relacionados a um sujeito lírico melancólico. A melancolia do eulírico, as imagens obscuras e a sua nostalgia são características de uma lírica amorosa cujo principal aspecto é a ausencia.
Exemplos:
"Aproximei-me de ti; e tu, pegando-me na mão," v.1 "sem estares ali,/continuavas ao meu lado"v.12/13 "me deixaste como amada"v.15
tema principal do poema
Amor
O poema trata de uma relação entre duas pessoas que se amam, mas que enfrentam difculdades no seu relacionamento. O autor explora as emoções e sentimentos envolvidos nessa situação, como a paixão, a saudade e a tristeza.
Análise estilistíca
Aqui podemos destacar a presença de diversas formas de recursos expressivos como a metáfora, a hipérbole e a antítese. Esses recursos contribuem para a expressividade do texto, permitindo que o autor transmita as suas ideias de forma mais impactante.
Representações do contemporâneo
O quotidiano
A poesia de Nuno Júdice passou a dar mais importância à experiencia emocional do quotidiano.Também escreveu sobre conhecer o incompreensível que combina de um modo muito particular com o estado de melâncolia.A poesia de Nuno Júdice parte muitas das vezes do quotidiano para a reflexão.
situação espacial e temporal
Temporal:
Espacial:
Espaço citadino "Depois, na rua, " v.3 "um ar/diferente inundava a cidade" v.5/6
Durante a noite "ainda apanhamos ocrepúsculo. " v.4 "As luzes acendiam-se nos autocarros" v.5
Estado espírito do sujeito-poético
EXEMPLOS
- Tristeza e infelicidade
- Forte relação entre os dois
"uma respiração apressada, ou um princípio de lágrimas" v.9 "em silêncio" v.7 "Ainda ali fiquei algum tempo,isto é, / o tempo suficiente para me aperceber de que, sem estares ali, / continuavas ao meu lado" v.11-13
Aproximei-me de ti; e tu, pegando-me na mão, puxaste-me para os teus olhos transparentes como o fundo do mar para os afogados. Depois, na rua, ainda apanhámos o crepúsculo. As luzes acendiam-se nos autocarros; um ar diferente inundava a cidade. Sentei-me nos degraus do cais, em silêncio. Lembro-me do som dos teus passos, uma respiração apressada, ou um princípio de lágrimas, e a tua figura luminosa atravessando a praça até desaparecer. Ainda ali fiquei algum tempo, isto é, o tempo suficiente para me aperceber de que, sem estares ali, continuavas ao meu lado. E ainda hoje me acompanha essa doente sensação que me deixaste como amada recordação.Um amor, Nuno Júdice
Recursos expressivos
Comparação- Ao comparar os olhos da amada com o mar de afogados, sugerem-se o sofrimento e a morte da relação vivida.Metáfora- Ao afirmar que o ar inunde a cidade, sugere-se uma ideia com o sentido de outra com o qual se mantém uma relação de semelhança.
Estrutura do poema
Análise formal
Este poema pode ser considerado um soneto,pelo facto, de possuir duas quadras e dois tercetos. Os seus versos, quanto à métrica, são decassilábicos, onde possuem o esquema rimático ABAB/CDCD/EFE/FGG, possuindo rima cruzada nas duas quadras e no primeiro terceto e rima emparelhada presente no segundo terceto.Esta composição poética possui quatro estrofes e cerca de catorze versos, sendo um fator comum nos sonetos.
Conclusão
Concluindo, análisamos o poema Um amor, sendo que este nos transmite a mensagem que o amor nem sempre é belo e perfeito.
bibliografia
1https://prezi.com/p/f4afvivif42m/nuno-judice/
2. https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/estudos_literarios/3544.pdf
3. https://folhadepoesia.blogspot.com/2016/09/nuno-judice-infancia-vida-e-o-ser-o-amor.html
4. JOÃO PEREIRA, Maria ; BELA DELINDRO, Fernanda - Palavras 12. Porto: Areal Editores, 2020. IBSN 978-989-767-208-8. P 220-221
obrigada!