Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A lâmpada na História
Martim Dias
Created on March 25, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Tarot Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
Transcript
História da
Lâmpada
Começar
História da Lâmpada
Índice
Índice
O que é?
Lâmpada antiga
Combustiveis
Lâmpada de arco elétrico
Lâmpada a gás
Lâmpada incandescente
Evolução da lâmpada
Vídeo
Linha do Tempo
Ficha técnica
Web Grafía
O que é?
O que é a lâmpada?
O que é?
Lâmpada é o instrumento inventado pelo ser humano para emitir energia luminosa quando esta estava ausente (escuridão) . Existem vários tipos de lâmpadas ao longo da história:
- Lâmpada antiga;
- Lâmpada a gás;
- Lâmpada elétrica.
Lâmpada antiga
A invenção da primeira lâmpada remonta ao paleolitico por volta de 70.000 A.C. Rochas ocas, conchas ou outros objetos encontrados eram preenchidos com matéria vegetal (musgo ou erva) que era molhada num liquido inflamável (gordura dos animais geralmente).
Lâmpada antiga
Mais tarde, o homem começou a ver nas lâmpadas algo artístico e adicionou formas ou até mesmo estátuas a estes instrumentos. Por volta do século VII aC, os gregos começaram a fabricar lâmpadas de terracota para substituir as tochas portáteis. A palavra lâmpada é derivada da palavra grega lampas, que significa tocha.
Existiram também lâmpadas a óleo, onde este é inflamado e cria uma chama que postriormente cria luz. Estas foram popularizadas no Império Romano e na Índia. No século 18, o queimador central foi inventado, uma grande melhoria no design da lâmpada. Ami Argand, um químico suíço é creditado com o primeiro desenvolvimento do princípio do uso de uma lâmpada de óleo com um pavio oco circular cercado por uma chaminé de vidro em 1783.
Combustíveis de Iluminação
Os primeiros combútiveis de iluminação foram o azeite, cera de abelha, óleo de peixe, óleo de baleia, óleo de gergelim, óleo de nozes e substâncias similares. Estes foram os combustíveis mais usados até o final do século XVIII. No entanto, os antigos chineses coletavam gás natural em peles que eram usadas para iluminação. Em 1859, iniciou-se a exploração de petróleo e a lâmpada de querosene (derivado de petróleo) tornou-se popular, introduzida pela primeira vez em 1853 na Alemanha. As lâmpadas de carvão e gás natural também estavam se tornando mais comuns. O gás natural usado pela primeira vez como combustível de iluminação em 1784.
Lâmpada a gás
Em 1792, o primeiro uso comercial de iluminação a gás começou quando William Murdoch usou gás Natural para iluminar sua casa em Redruth, na Cornualha. David Melville recebeu a primeira patente de lâmpada a gás em 1810. No início do século XIX, a maioria das cidades nos EUA e na Europa tinham ruas com iluminação a gás. Esta deu lugar à iluminação a baixa pressão de sódio e mercúrio de alta pressão nos anos 1930 e o desenvolvimento da iluminação elétrica no início do século XIX substituiu a iluminação a gás em residências.
Lâmpada de arco elétrico
O inglês Sir Humphrey Davy inventou a primeira lâmpada de arco de carbono elétrico em 1801. Como funcionam as lâmpadas de arco elétrico? Quando se conecta duas hastes de carbono a uma fonte de eletricidade e as outras extremidades das hastes estiverem espaçadas à distância correta, a corrente elétrica irá fluir através de um “arco” de carbono vaporizador, criando uma luz branca intensa.
Lâmpadas Elétricas Incandescentes
Sir Joseph Swann da Inglaterra e Thomas Edison inventaram as primeiras lâmpadas incandescentes elétricas durante a década de 1870. Como funcionam as lâmpadas incandescentes? As lâmpadas incandescentes funcionam do seguinte modo: a eletricidade flui através do filamento que está dentro da lâmpada; o filamento tem resistência à eletricidade; a resistência faz o calor do filamento a uma alta temperatura; o filamento aquecido irradia luz. Todas as lâmpadas incandescentes funcionam usando um filamento físico. A lâmpada de Thomas Edison tornou-se a primeira lâmpada incandescente de sucesso comercial (por volta de 1879). Edison recebeu a Patente dos EUA 223.898 por sua lâmpada incandescente em 1880. Lâmpadas incandescentes ainda estão em uso regular em nossas casas, hoje. Ao contrário da crença popular, Thomas Alva Edison não “inventou” a primeira lâmpada, mas melhorou uma idéia de 50 anos. Por exemplo, dois inventores que patentearam uma lâmpada incandescente antes de Thomas Edison foram Henry Woodward e Matthew Evan, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá.
Exerto do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá
"Henry Woodward, de Toronto, que junto com Matthew Evans patenteou uma lâmpada em 1875. Infelizmente, os dois empresários não conseguiram angariar o financiamento para comercializar sua invenção. O empreendedor americano Thomas Edison, que trabalhava na mesma idéia, comprou a lâmpada. O capital não era um problema para Edison: ele tinha o apoio de um sindicato de interesses industriais com US $ 50 mil para investir – uma quantia considerável na época.Usando corrente mais baixa, um pequeno filamento carbonizado e um vácuo melhorado dentro do globo, Edison demonstrou com sucesso a lâmpada em 1879 e, como dizem, o resto é história “.
Conselho Nacional de Persquisa do canadá
Evoluções das lâmpada elétrica
Lâmpadas de vapor de mercúrio Peter Cooper Hewitt evoluiu a lâmpada para uttilizar vapor de mercúrio em 1901. Esta era uma lâmpada de arco que usava este vapor dentro de um bulbo de vidro. As lâmpadas de vapor de mercúrio foram os precursores de lâmpadas fluorescentes . Placas de neon Georges Claude inventou a lâmpada de néon em 1911. Filamentos de tungstênio substituem filamentos de carbono O americano Irving Langmuir inventou uma lâmpada de tungstênio elétrica, cheia de gás em 1915. Esta era uma lâmpada incandescente que usava tungstênio em vez de carbono ou outros metais, como um filamento dentro da lâmpada e se tornou a mais comum. As lâmpadas anteriores com filamentos de carbono eram ineficientes e frágeis e logo foram substituídas pelas lâmpadas de filamento de tungstênio após sua invenção.
Evoluções das lâmpada elétrica
Lâmpadas fluorescentes Friedrich Meyer, Hans Spanner e Edmund Germer inventaram a lâmpada fluorescente em 1927. Uma diferença entre as lâmpadas com vapor de mercúrio e as lâmpadas fluorescentes é que estas são revestidas internamente para aumentar a eficiência. Foarm também trocados alguns componententes para outros menos tóxicos. Luzes de halogéneo Elmer Fridrich e Emmett Wiley criaram lâmpada de halogênio de tungstênio (um tipo aprimorado de lâmpada incandescente ) em 1959. Esta foi mais tarde melhorada por Fredrik Moby.
Evoluções das lâmpada elétrica
LED A palavra LED em português significa Diodo Emissor de Luz. Como o próprio nome já diz, é uma espécie de condutor que, quando energizado, emite luz visível ao olho humano. Essa mesma tecnologia é utilizada nos chips de computadores, telas, etc., esses que transformam energia elétrica em luz. As lâmpadas LED foram criadas em 1963 por Nick Holonyac primeiramente na cor vermelha. Por muito tempo eram utilizadas para a indicação de estado, ou seja, se o aparelho eletrônico estava ligado ou desligado. As outras cores: amarela, verde, azul e, finalmente, a branca, foram criadas com o passar dos anos.
Video
«A Light History of light in 2 minutes» - National Geographic
+ in
Linha do tempo
70 000 A.C
Primeira lâmpada
1783
Melhoria da Lâmpada a óleo
1801
Lâmpada com arco elétrico
1879
Lâmpada de Thomas Edison
1927
Lâmpadas fluorescentes
1962
Lâmpadas LED
Trabalho realizado por:
Martim Dias
Tiago Correia
n.º 13, 9.º E
n.º 20, 9.ºE
Web Grafia
- https://dicasecuriosidades.net/2019/02/a-historia-da-iluminacao-e-lampadas.html
- https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_a_%C3%B3leo
- https://www.wikiwand.com/pt/L%C3%A2mpada_a_%C3%B3leo
- http://historiaupf.blogspot.com/2010/08/hoje-na-historia-1859-perfurado-o.html
- https://www.rador.ro/2016/10/26/profesii-din-trecut-care-nu-mai-exista/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Lanterna_Davy
- https://www.desterroeletricidade.com.br/blog/eletrica/como-funciona-uma-lampada-incandescente/
- https://www.hardwarecentral.net/single-post/2019/12/08/cap-04-l%C3%A2mpadas-a-descarga-de-alta-press%C3%A3o-com-vapor-de-merc%C3%BArio-ou-vapor-de-s%C3%B3dio
- https://greenpower.net.br/blog/usa-lampadas-fluorescentes-cultivo-indoor/
- https://www.brilanze.com.br/historia-das-lampadas-led/
Obrigado