Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

REPORTAGEM SOBRE O HOLOCÁUSTO

José Vargas

Created on March 24, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

HOLOCAUSTO

Durante a II Guerra Mundial, o regime nazi alemão de Adolf Hitler foi responsável pela morte de 5,7 milhões de judeus e meio milhão dos quais crianças um dos genocídios mais marcantes da história da humanidade, um pouco por todo o mundo foram criados museus para homenagear as vítimas desse acontecimento. O museu do holocausto na rua campo alegre na cidade do porto foi um dos muitos criados mas com a partícularidade de ter sido criado por uma comunidade judáica cujos familiares foram vitimas deste episódio.

Durante um tempo este museu teve de fechar por causa da pandemia, mesmo assim continuou a receber escolas de todo o país, sendo que, no ano passado recebeu 40 mil visitantes, as visitas escolares \ formativas realizam-se de segunda a sexta-feira das 14h30 às 17h30 para além da entrada ser gratuita. Este museu é importante poi indica o que foi o holocausto e a origem da palavra ” A palavra Holocausto, de origem grega, significa "queima integral". Designa um tipo de sacrifício prescrito pelo judaísmo antigo em que a vítima que se oferecia a Deus devia ser queimada inteira.

Com a parceria com a B’nai B’rith International e museus do holocausto em Moscovo, Hong kong, Estados Unidos e Europa, este museu conta com mais de 500 membros oriundos de 30 países diferentes, o museu surge depois de, em 2019, Portugal integrar a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, inaugurado no dia 20 de janeiro de 2021 é titulado como o primeiro da peninsula iberica. Este museu tem a missão de promover a educação e a memória, conscientizando e sensibilizando os visitantes para que este acontecimento sombrio não volte a acontecer.

Quem procura este lucal geralmente tem a vontade de conhecer a vida judaica antes, durante e após o holocausto desde a expansão do nazismo na Europa, aos guetos, os refugiados, os campos de concentração, de trabalho e de extremismo, até á libertação e ao após guerra. Os visitantes deste museu terão o privilégio de visitar uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz, uma sala de nomes, um memorial da chama, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com a narrativa completa, fotografias e ecrãs a expor filmes reais.

Repórtes: Diogo Lopes Nº6Érica Domingues Nº7 José Vargas Nº11

Retirado de: https://media.rtp.pt/antena3/ouvir/visita-guiada-ao-museu-do-holocausto-no-porto/

Retirado de: https://www.e-cultura.pt/patrimonio_item/14162

Retirado de: https://www.publico.pt/2021/01/12/local/noticia/museu-holocausto-peninsula-iberica-inaugurado-dia-20-porto-1945966

QUEM O PROVOCOU E PORQUÊ:

O QUE FOI O HOLOCAUSTO?:

QUANDO COMEÇOU O HOLOCAUSTO?:

COMO FOI POSSÍVEL O HOLOCAUSTO ACONTECER?:

ler mais

ler mais

ler mais

ler mais