Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Ordens Mendicantes e Confrarias

Tomas Alves

Created on March 23, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Ordens mendicantes

E as confrarias

Na idade média, por volta do século XI, começou a existir um grande contraste social e económico. Assim, nas ruas das cidades, tanto havia abundância de riqueza como de miséria, sendo muita desta riqueza por parte da própria igreja

2. Ordem Franciscana

1. O que são as ordens mendicantes?

Criada por Francisco de assis, devido a uma doença grave, abdicou da sua riqueza e dedicou a sua vida a ajudar os pobres e a pregar a fé.Muitos identificaram-se com as ideias do mesmo, sendo criada a Ordem Franciscana. Tinha como príncipios a humildade, simplicidade e justiça.

Surgiram movimentos com o objetivo de ajudar os mais necessitados, praticando assim os príncipios cristãos. Estes grupos viviam uma vida modesta e pobre, sendo formados por frades e freiras.

3. Ordem Dominicana

Tem como fundador Domingos de Gusmão. Esta ordem partilhava as ideias da ordem franciscana, com a diferença de priorizarem a pregação como forma de combate á heresia.

S.Francisco de Assis

5. Vestuário das ordens Franciscanas

S.Domingos de Gusmão

4. Vivência das ordens mendicantes

-Vestiam túnicas castanhas, visto que o mesmo representa a pobreza e a humildade;-Á volta da cintura, usam um cordão com 3 nós , que representam a pobreza, a castidade e a obediência; -As túnicas tinham um capuz, que tinha medidas diferentes consoante o cargo que exerciam.

-Viviam de esmolas e não estavam presos a paróquias;-Espalhavam o cristianismo pela rua ( ex: ouvindo confissões); -Procuravam imitar Cristo, tanto na vivência em comunidade, como na forma de como espalhavam a fé.

Ajuda aos doentes

6. As Confrarias

-Associações de entreajuda de cariz religioso, organizando-se sobre a proteção de um Santo. -Eam frequentadas por homens ligados pelo ofício, pelos laços de vizinhança, ou pela devoção ao mesmo Santo. -As confrarias ligadas ao ofício , eram mais frequentes e os grupos profissionais que participavam nas mesmas, oraganizavam-se em corporações, juntando-se assim por um interesse ou objetivo comum. -Os fundos para as atividades, vinham de doações de Frades mais ricos e de uma quota anual, que todos os menbros pagavam.

Traje Franciscano