Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Saltos no Atletismo – Salto em comprimento e Triplo Salto

Dinis Gabriel Figueiredo Casal Boga Duarte

Created on March 22, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Zen Presentation

Transcript

Saltos no Atletismo O salto em comprimento e o triplo salto

Dinis Gabriel Duarte nº8 do 12ºI; Educação Física; ano letivo 2022/23; Escola secundária da Maia/ Agrupamento de Escolas da Maia, 24/03/23.

Índice do Trabalho

2. O Triplo Salto

1. O Salto em comprimento

2.1. Em que consiste o triplo salto?

1.1. Em que consiste o salto em comprimento?

1.2. A História e origens do salto em comprimento

2.2. A História e origens do triplo salto

1.3.As regras do salto em comprimento

2.3. As regras do triplo salto

2.4. As fases do triplo salto

1.4. As fases do salto em comprimento

1.5. Os recordes mundiais no salto em comprimento1.6. As técnicas do salto em comprimento 1.7. Vídeo explicativo sobre o salto em comprimento

2.5. Os recordes mundiais no triplo salto

2.6. Vídeo Explicativo sobre o triplo salto

5. As minhas conclusões sobre este trabalho.

4. Qual é a diferença entre o salto em comprimento e o triplo salto?

6. Síntese Esquematíca

7. Webgrafia e Bibliografia

1) O Salto em comprimento

1.1. Em que consiste o Salto em comprimento?

O salto em comprimento é uma das modalidades olímpicas do atletismo e um tipo de salto horizontal. Nesta prova os atletas intercalam velocidade, força e agilidade para saltarem o mais longe possível a partir de um ponto pré-determinado.

1.2. A História e origens do salto em comprimento

O salto em comprimento é um dos desportos mais antigos do mundo praticado na Grécia Antiga, há muitos anos atrás. Sabe-se que esta prova já se realizava nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, pelo menos desde o ano 708 a.C., incluída dentro das provas do Pentatlo. É prova olímpica, na categoria masculina, desde a sua primeira edição, celebrada em Atenas em 1896. A categoria feminina da prova estreou-se nos Jogos Olímpicos, celebrados em Londres em 1948. Nos Jogos Olímpicos da era moderna desde a primeira edição, o salto em comprimento, inicialmente, era feito sem balanço, e o impulso era feito a partir de uma posição estática. No entanto, em 1912, esta regra foi abolida, e os atletas já podiam dar uma corrida antes do salto em si, o que levou a que o comprimento dos saltos tenha aumentado imenso.

O salto deve ser executado após uma corrida, na máxima velocidade possível, numa marca branca no chão, com o atleta saltando o mais longe possível dentro de uma caixa de areia. O salto é invalidado caso o atleta pise no final da tábua de chamada, que geralmente é marcado por uma listra vermelha, colocada exatamente no início da caixa. Atualmente, a borda da tábua é coberto por plasticina para facilitar a decisão dos juízes em casos duvidosos. A medição faz-se desde o ponto de contacto (caixa de areia) mais anterior até à tábua de chamada (tal como mostra a imagem). A qualificação para as provas devem resultar na escolha de 8 atletas. Cada atleta tem três tentativas de salto, sendo a sua ordem sorteada. Têm-se sempre em conta o salto mais longo e em caso de empate ganhará, entre os atletas, aquele que tenha realizado a segunda marca mais longa. A maioria dos eventos disputados é composto por seis saltos, sendo que alguns deles, que tem marcas mais baixas, constam de apenas três saltos.

1.3. As regras do Salto em comprimento

1.4. Fases do salto em comprimento

1ª Fase- Corrida de balanço A corrida de balanço, uma variante do sprint, deve ser progressivamente acelarada e com ritmo crescente . Deve realizar-se dentro de uma área específica para o efeito, que finaliza na tábua de chamada, indicando o ponto limite para realizar o impulso. 2ª Fase- Chamada Na fase de chamada é determinado o percurso de voo do corpo do atleta e é executada através da tábua de chamada. Como é óbvio a chamada é de importância fulcral em todos os saltos pois é determinante para a impulsão. 3ª Fase- Vôo ou Fase aérea/Suspensão Esta é a fase em que exige melhor execução do salto e permite atingir uma boa marca. O atleta deve perder o mínimo de velocidade ao tocar na tábua de chamada e projetar o corpo para cima. 4ª Fase- Queda Após a projeção aérea, o atleta amortece a sua queda na melhor distância possivel da tábua de chamada, caindo para a frente e nunca para trás com os braços em movimento descendente.

1.5. Os recordes mundiais no salto em comprimento

Mike Powell

Bob Beamon

Galina Chistyakova

Jackie Joyner-Kersee

Bateu o recorde mundial masculino, atingindo a marca dos 8,95 metros, em 1991.

Bateu o recorde olímpico masculino, atingindo a marca dos 8,90 metros, em 1968.

Bateu o recorde mundial feminino, atingindo a marca dos 7,52 metros, em 1988

Bateu o recorde olímpico feminino, atingindo a marca dos 7,40 metros, em 1988.

1.6. As Técnicas do salto em comprimento (na fase de vôo)

1)Técnica da extensão
2)Técnica Tesoura
3)Técnica na passada
Há três técnicas possíveis no salto em comprimento que se distinguem pelas posições que os atletas realizam durante a fase de vôo. A técnica da extensão é normalmente utilizada por atletas mais fortes, de grande potência muscular e sobretudo pelas mulheres. A técnica da tesoura é utilizada por atletas que têm na velocidade o seu ponto mais forte. A técnica da passada é aquela que, pelas suas características, deve ser utilizada na formação de jovens atletas, embora haja atletas seniores a conseguirem bons resultados com esta técnica.

1.6. Vídeo Explicativo sobre o Salto em comprimento

Vídeo retirado do site educativo: RTP Ensina. Aborda, de forma breve, aquilo que já referi acerca do salto em comprimento. Clique na imagem para visualizar o vídeo.

2) O Triplo salto

2.1. Em que consiste o triplo salto?

O triplo salto é uma disciplina do atletismo que se inicia com uma corrida seguida da combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A marca é medida da ponta da tábua (pé de chamada) até a primeira marcação do corpo do saltador na caixa de areia.

2.2. A História e as origens do triplo salto

O Triplo Salto nasceu, sem qualquer dúvida, de uma incorreta interpretação das provas atléticas praticadas pelos Gregos. Estes consideravam, os resultados dos três melhores saltos no salto da competição, o que levou a pensar que se realizava um salto triplo encadeado. De qualquer modo, foi necessário muito tempo para que o triplo salto fosse considerado uma disciplina do Atletismo. Ainda assim, não foi aceite na sua forma atual (pé coxinho, passada e salto), até 1904. O triplo salto faz parte da competição olímpica desde sua primeira edição moderna em Atenas 1896.

2.3. As regras do Triplo Salto

O triplo salto deve consistir num pequeno pulo, uma passada e por fim um salto, sendo estes três movimentos executados por esta ordem. A receção do pulo deve ser feita no mesmo pé que lhe serviu de impulso, a passada deve ser terminada no outro pé, que é aquele que dá a impulsão para o salto. Não é considerada falta se o atleta tocar no solo com a outra perna durante qualquer um destes movimentos. As regras do salto em comprimento aplicam-se ao triplo salto (ver quinto slide). Uma tentativa é considerada inválida se o atleta toca no solo para além da área permitida para o salto; pisa para além da tábua de chamada; cai fora da caixa de área e se depois do salto volta para trás através da caixa de areia.

2.4. As fases do triplo salto (Fases do salto)

1ª Fase- Hop ("pé coxinho") A sua finalidade é transformar a corrida de balanço em salto e criar condições de velocidade e o ângulo de saída do solo mais adequado. Prepara-se a impulsão realizando-se um apoio ativo e enérgico com o pé de chamada (para a frente e para cima). 2ª Fase- Step ("Passada") Funciona como uma receção ao "pé coxinho". A perna livre( balanço) vai de trás para a frente em flexão. Eleva-se a coxa da perna livre até à posição horizontal. 3ª Fase- Jump ("Salto") Nesta fase o objetivo é explorar a velocidade horizontal, criando uma velocidade de componente vertical para encerrar o salto. Coloca-se os braços e o tronco para a frente e para baixo, aproximando-os das pernas 4ª Fase- Queda ou Fase de receção Ao fazer a receção do salto na caixa de aérea, o atleta deve amortecer a queda para a frente ou para um dos lados e nunca para trás. Realiza-se extensão das pernas, seguida de flexão e de receção com os pés juntos.

2.5. Os recordes mundiais no triplo salto

Yulimar Rojas

Jonathan Edwards

Kenny Harrison

Yulimar Rojas

Foi o primeiro homem a saltar mais de 18 metros. O seu recorde é de 18,29 metros, conseguidos em 1995.É detentor do recorde mundial masculino.

Depois de se recuperar de uma cirurgia ao joelho, ganhou a medalha de ouro em Atlanta 1996, com o recorde americano e olímpico masculino de 18,09 metros.

Bateu o recorde mundial feminino, atingindo a marca dos 15,74 metros, em Belgrado no ano de 2022.

Bateu o recorde olímpico feminino, atingindo a marca dos 15,64 metros, em Tóquio no ano de 2020.

2.7.Vídeo Explicativo sobre o Triplo salto

Vídeo retirado do site educativo: RTP Ensina. Aborda, de forma breve, aquilo que já referi acerca do triplo salto. Clique na imagem para visualizar o vídeo.

4) Qual é a diferença entre o Salto em comprimento e o triplo salto?

No salto em comprimento, o atleta dá um único salto procurando alcançar a maior distância possível, já no triplo salto, o atleta dá três saltos sucessivos, atingindo uma distância ainda maior, ambos os casos são modalidades olímpicas do atletismo.

5) As minhas conclusões sobre este trabalho

Apesar de não poder realizar estas modalidades de forma prática durante as aulas, este trabalho permitiu me adquirir conhecimentos teóricos sobre as mesmas. Fiquei a conhecer novas regras e curiosidades sobre estas modalidades e considerei este trabalho uma experîencia interessante. Para além disso, apliquei aquilo que observei nas aulas.

6) Síntese Esquemática

Saltos no Atletismo

São dois os principais saltos horizontais no atletismo

Salto em Comprimento

Triplo salto

Fases: Corrida de balançochamadaSUspensãoQueda

Técnicas: Extensão Tesoura Passada

Principais recordistasMike powellBob beamonGalina ChistyakovaJackie Joyner-Kersee

Fases:HopStepJumpQueda

  • Principais recordistas:
  • Jonathan edwards
  • Kenny harrison
  • Yulimar rojas

7) Bibliografia e Webgrafia

RTP Ensina- https://ensina.rtp.pt/artigo/atletismo-triplo-salto/https://ensina.rtp.pt/artigo/atletismo-salto-em-comprimento/ Comité Olímpico de Portugal-https://comiteolimpicoportugal.pt/ Federação Portuguesa de Atletismo-https://fpatletismo.pt/ Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos-https://www.cfaematosinhos.eu/Ozar_23_Saltos_Comp_Tri.pdf Dicas educação física-https://www.dicaseducacaofisica.info/pt-pt/salto-em-comprimento-no-atletismo/ World Athletics-https://www.worldathletics.org/home European Athletics-https://www.european-athletics.com/ Aula Digital Fair Play-https://auladigital.leya.com/pt-PT/resources-player/bundles/6b2ef1ef-fe0e-4175-b663-301a17591e21/views/0eec964e-ce91-422e-8b03-1d42b2d00d59/resources/375acc36-5eb5-44ec-bff7-e04a351c987e?mediatype=application%2Fvnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation&resourcename=Atletismo%20-%20Saltos&hi=true&filename=Qx2m3PKMI5.pptx&typology=Apresenta%C3%A7%C3%A3o&origin=ui-publications-library&originarea=pc-bundle-resources&referrer=%2Fpt-PT%2Fproduct_catalogs%2Fbundles%2F6b2ef1ef-fe0e-4175-b663-301a17591e21%2Fresources%3Fproductname%3DFair%2520Play%252010%252F11%252F12%26referrer%3D%252Fpt-PT%252Fproduct_catalogs%252Fbundles%252F

Obrigado pela atenção!