Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

PT - Unit 15.1, Sustainable

ABLE PROJECT

Created on March 21, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Composto e lixo orgânico/como funciona e como aplicar

COMEÇAR

Quando falamos em reduzir o que estamos a dizer é que devemos tentar reduzir ou simplificar o consumo de produtos diretos, ou seja, tudo o que é comprado e consumido, uma vez que este tem uma relação direta com o desperdício, enquanto o tem também com o nosso bolso. Alguns exemplos:

1. Regras dos 3 r's: reduzir

3 exemplOS +

2 exemplOS +

1 exemplO +

Próximo

Se deseja começar a realizar práticas sustentáveis, recomendamos que comece com uma muito simples. É fácil de aprender e de realizar. Em poucas palavras, os 3Rs ajudam-no a fazer menos lixo, economizar dinheiro e ser um consumidor mais responsável, reduzindo assim a sua pegada de carbono. E o melhor, é muito fácil de seguir, pois tem apenas três passos: reduzir, reutilizar e reciclar.

Unidade 15.1: Regra dos 3 R’s

EXEMPLO 2: Produtos de higiene pessoal e íntima. Hoje existem muitas opções que permitem o reaproveitamento desse tipo de produto. Por exemplo, lâminas de barbear, absorventes higiénicos, fraldas ou lenços de papel.

EXEMPLO 1: Uso de água. Algumas águas que usa em casa podem ser usadas para mais de uma finalidade. Por exemplo, pode usar a água de cozer de certos alimentos para cozinhar outros pratos. Se armazenar água da chuva, poderá reutilizá-la posteriormente para regar as plantas ou pomares.

Ao dizer reutilização, estamos a referir-nos à possibilidade de reutilizar coisas e dar-lhes a maior utilização possível antes de chegar o momento de se livrarem delas, uma vez que reduzindo o volume do lixo. Esta tarefa é normalmente a que recebe menos atenção e é uma das mais importantes, o que também ajuda muito a economia doméstica. Alguns exemplos:

2. Regras dos 3 r's: reutilizar

Próximo

3. Regras dos 3 r's: reciclar

A última tarefa é a reciclagem, que consiste no processo de submeter os materiais a um processo em que possam ser reutilizados, reduzindo verdadeiramente significativamente a utilização de novos materiais, e com isso, mais lixo no futuro. As sociedades do mundo sempre produziram resíduos, mas é agora, na sociedade de consumo, que o volume de lixo tem crescido exorbitantemente. Além disso, a sua toxicidade aumentou ao ponto de se tornar um problema muito grave. Estamos imersos na cultura do descartável, e no lixo. Todos os dias há os recursos que em breve nos faltarão. Por exemplo, no México, cada cidadão gera em média 1kg. de lixo por dia, o que dá 365 kg. por pessoa por ano, e por sua vez 40.150.000.000 kg. por ano no México. Este lixo doméstico acaba em aterros, ravinas, na rua e por vezes em incineradoras. Boa parte desse lixo, 60% do volume, é constituído por recipientes e embalagens, na sua maioria de utilização única, normalmente fabricados a partir de matérias-primas não renováveis, ou que, mesmo sendo renováveis, estão a ser explorados a um ritmo superior ao da sua regeneração (p. Ex. A madeira para o fabrico de celulose), e dificilmente recicláveis uma vez utilizados. A isto temos de acrescentar que em casa também há resíduos derivados de tintas, solventes, inseticidas, produtos de limpeza. Todo este lixo pode ser levado para aterros, mas ocupa muito terreno e contamina os solos e as águas. A incineração também não é a solução, uma vez que emitem contaminantes atmosféricos e são produzidas cinzas e escórias altamente tóxicas. Os diferentes países e administrações locais colocam à disposição do cidadão diferentes mecanismos para reciclar os diferentes tipos de resíduos. O mecanismo mais utilizado é a utilização de diferentes contentores na rua para que seja o próprio cidadão quem efetue a primeira separação dos resíduos.

Próximo

Noutros países e nalgumas zonas de Espanha, em vez de contentores existe o sistema porta a porta, que consiste em deixar os resíduos para os recolhedores municipais à porta da sua casa, em dias e horas determinados para cada fracção. As vantagens e desvantagens entre seu sistema e os recipientes são:

VANTAGENS: +

DESVANTAGENS: +

Próximo

Estes são os principais contêineres disponíveis, por exemplo, na Espanha. A cor do idioma é mais ou menos a mesma em todos os países, mas recomendamos que você verifique antes de iniciar a reciclagem. - Embalagens leves: para garrafas PET, latas de alumínio e outras embalagens. - Papel – cartão: para jornais, caixas de cartão… - Vidro: para embalagens de vidro - Resíduos orgânicos: para alimentos não consumidos e pequenos resíduos orgânicos de jardim (folhas, pequenos ramos, relva…) - Fração não segregada: para todas as coisas que não podem ser jogadas nos recipientes mencionados. Com exceção dos materiais perigosos, que devem ser levados a um ponto especial para sua reciclagem.

Ver o Vídeo

4. Regras dos 3 r's: próximos passos

Hoje é possível ir além e trabalhar também outros 4 Rs: repensar, consertar, reformar e recuperar. - Repensar: Repensar ou redesenhar é não tomar nada como garantido. A ecologia e as preocupações ambientais devem fazer parte do processo de design para fabricar produtos mais sustentáveis. Não se trata apenas de funcionalidades, mas também da matéria-prima, da embalagem, etc. - Reparar: Enquanto a reciclagem significa um uso diferente, o reparo é simplesmente pegar o que está quebrado e colocá-lo novamente em serviço, colocando-o em boas condições. - Reformar: nem tudo precisa ser novo, e o vintage está na moda. Então, por que não aderir ao movimento? A reabilitação aplica-se maioritariamente a edifícios, aproveitando algumas instalações antigas para as renovar. Mas também pode ser aplicado a outras coisas, como móveis antigos e qualquer bem antigo que será transformado em um item moderno. - Recuperar: A recuperação oferece uma abordagem semelhante, mas concentra-se principalmente nos recursos. Na recuperação, as pessoas usam resíduos como matéria-prima para criar produtos valiosos como novos produtos. O objetivo é reduzir a quantidade de resíduos gerados, reduzindo assim a necessidade de espaço para aterros e também extraindo o máximo valor dos resíduos.

Próximo

Módulo 15: Sustentabilidade e economia verde

Completou com sucesso a Unidade 15.1!