Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
PODCRIM
larissa alvarenga
Created on March 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
2023
PODCRIM
podcast sobre a ressocialização do egresso
episódios
ep. 2
ep. piloto
ep. 1
ep. 3
ep. 4
ep. 5
ep. 6
episódio piloto
A ressocialização ou reintegração social de egressos como um processo que visa ajudar as pessoas que foram presas a se adaptarem novamente à sociedade após o cumprimento de suas penas. O objetivo é que esses indivíduos possam se reintegrar de forma plena e produtiva, evitando a reincidência criminal e promovendo a redução da criminalidade.A ressocialização envolve uma série de medidas, incluindo a educação, a capacitação profissional, o apoio psicológico e o acompanhamento social. Além disso, a ressocialização também inclui a promoção de valores como o respeito aos direitos humanos, a responsabilidade social e o respeito à lei e às normas sociais. O objetivo é que os egressos possam adotar uma nova perspectiva sobre suas vidas e sobre a sociedade, e assim, possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
episódio 1
no episódio piloto falamos sobre o que é a ressocialização, enfatizamos também que alguns profissionais possuem grande importância neste cenário, um deles é o psicólogo. pensando nisso, no primeiro episódio trouxemos um psicólogo do sistema prisional, o ricardo luiz da silva, para contar um pouco de sua rotina e de suas impressões acerca do tema. ricardo atua no sistema prisonal desde 2014, no momento, é diretor de saúde na penitenciária I de guarulhos, a qual é referência em delitos sexuais e de pedofilia na grande são paulo.
episódio 2
neste episódio tratamos sobre o que há no direito em a legislação, julgados dos tribunais, recursos, execução penal, referente a ressocialização do preso.
A Lei de Execução Penal, n. 7.210, de 11 de Julho de 1984, trata sobre o direito do reeducando nas penitenciárias do Brasil, e a sua reintegração à sociedade.
+info
episódio 3
impressão dos populares
acho que não funciona pois não há interesse da sociedade, tão pouco do governo
a ressocialização deve ocorrer dentro do ambiante prisional
acredito que não funciona, apesar de necessária
episódio 4
NESTE EPISÓDIO, IREMOS ANALISAR A RESSOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE PRODUÇÕES CULTURAIS.
- LIVROS
- FILMES
Por exemplo, a obra Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, publicada em 1953, após a sua morte, retrata o período em que o escritor esteve preso em 1936, vítima da ditadura estado-novista em vias de instauração. As quatro partes que compõem a obra – Viagens, Pavilhão dos primários, Colônia correcional e Casa de correção – dão uma visão aprofundada da realidade do país e da situação do preso na década de 30
- SÉRIES
+info
Após 10 anos na cadeia, em maio de 2022, Elize alcançou o beneficio de livramento condicional EM MAIO 2022, tendo montado um pequeno ateliê de roupas para animais domésticos e também se cadastrando no aplicativo “Maxim” como motorista, em Franca, interior de SP. Embora a plataforma tenha lançado um comunicado alegando que acredita na ressocialização do individuo (e destacando que Elize possui boa avaliação no aplicativo - com nota 4,8) e, ainda, o MPSP tendo afirmado que o trabalho dos detentos em regime aberto pode evitar a reincidência criminal e proporcionar a sua harmônica reintegração social, os passageiros e internautas seguem dividindo opiniões tanto em relação às motivações do crime quanto ao fato de se sentirem seguros ao pegar carona com uma ex-detenta.
EPISÓDIO 5
Elize Matsunaga, uma mulher de 42 anos, formada em Direito, contabilidade e enfermagem, que foi condenada a quase 20 anos de prisão por atirar no marido, esquartejar o corpo e ocultar o cadáver.
+info
EPISÓDIO 5
Em 2002, Suzane von Richthofen foi foi presa em 2002, acusada de planejar e participar do assassinato dos pais, Manfred e Marisia von Richthofen, na mansão da família, em São Paulo. Condenada a 39 anos e 6 meses de prisão, em 2007 ela foi transferida para a Penitenciária Feminina I, em Tremembé, onde cumpriu mais de 20 anos de prisão. Atualmente, ela está cumprindo sua pena em regime aberto e continuará em liberdade. Agora, aos 39 anos, Suzane está frequentando a faculdade de Biomedicina e dedicando seu tempo livre ao seu ateliê de costura, onde atua como empreendedora.
Um dos casos mais famosos no Brasil , o caso da família Von Richthofen e dos irmãos Cravinhos.
+info
EPISÓDIO 6 E FINAL
POR FIM, ABORDAMOS O direito ao esquecimento é um direito que garante às pessoas o controle sobre a divulgação de informações que possam ser consideradas constrangedoras ou prejudiciais, mesmo que sejam verdadeiras e relacionadas ao seu passado, se refere principalmente a informações que não são relevantes para a sua vida atual e podem prejudicar a sua imagem ou privacidade. No Brasil, o direito ao esquecimento está previsto na Constituição Federal de 1988 (art. 5º, X) e no Código Civil de 2002 (art. 21), como uma decorrência do direito à vida privada, intimidade e honra.
“Enunciado 531: A tutela da dignidade da pessoa humana na sociedade da informação inclui o direito ao esquecimento.”
ACESSE PELO LINK