Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Síndrome cri-du-chat
Ana Sofia Magalhães Matos _a20200256
Created on March 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
Síndrome do "Grito do Gato"
Trabalho realizado por: Ana Leonor Ferreira nº7, Ana Sofia Matos nº8, Camille Rocha nº10
Índice
O que é
Como acontece
Sintomas
Como diagnosticar
Curiosidades
O que é scdc?
A síndrome do grito do gato (ou cri-du-chat) é uma doença genética rara, com manifestações fenotípicas características. É um distúrbio autossómico genético onde a maioria dos casos não é herdada geneticamente mas sim gerada aleatoriamente.
Esta síndrome é ocasionada por uma deleção no cromossoma 5 (num indivíduo com cariótipo 46)
+ INFO
Como acontece?
Deleção parcial do braço curto do cromossoma 5
85%
15%
Translocação parental envolvendo o 5p
O tamanho desta deleção é variável, podendo ser completa ou parcial. Na maior parte dos casos, a deleção ocorre na porção terminal do cromossoma 5, embora isso não seja uma regra e deleções intersticiais (no interior deste cromossoma) também podem ocorrer.
Nos casos menos comuns, a monossomia do cromossoma 5 pode ser gerada pela segregação anormal de uma translocação cromossômica presente num dos genomas parentais.
+ INFO
+ INFO
Como diagnosticar
O diagnóstico da síndrome de Cri-du-Chat pode ser suspeitado antes do nascimento da criança a partir de testes cromossômicos (amniocentese) e através de características físicas após o nascimento. Ainda nas primeiras horas de vida, é possível comparar o choro dos recém-nascidos com um som parecido com o miado de um gato, por causa da má formação da laringe. Dura várias semanas e, depois, desaparece, mas nem todos os recém-nascidos afetados apresentam esse choro distinto. O som do choro possui esse aspecto em detrimento de modificações morfoanatômicas encontradas na laringe de indivíduos afetados, que podem incluir:
Outras características das vias aéreas que perturbam a fonação
Subdesenvolvimento da epiglote
Estreitamento do lúmen da laringe
Hipoplasia da laringe
Alguns Sintomas
Dedos das mãos ou pés unidos
Baixa ponte nasal e olhos espaçados
Problemas no desenvolvimento neuropsicomotor
Fraqueza Muscular
Microcefalia
Este e o desenvolvimento atrasado das capacidades motoras são os sintomas mais comuns
A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado
Várias crianças apresentam uma ausência de força musucular
Muitos bébes com esta síndrome apresentam sindactilia
As crianças normalmente nascem e crescem com uma baixa ponte nasal e os olhos espaçados são uma característica comum
Tem cura?
Não há, atualmente, nenhuma cura conhecida para esta mutação, mas com o tratamento adequado, a criança pode ter uma longa expectativa de vida, chegar à vida adulta e envelhecer. Infelizmente, elas costumam ter incapacidades significativas.
Curiosidades
Crianças com essa síndrome podem apresentar obsessão por alguns objetos, hiperatividade e violência acima do normal
Geralmente o diagnóstico é efectuado no primeiro mês de vida em 42% dos casos e até ao primeiro ano de vida em 82%
Doença genética rara que afeta 1 em cada 50 000 nascimentos
Casos cLÍNICOS
Recém-nascido, sexo feminino, nascido de parto cesariano devido a uma parada de progressão, com idade gestacional de 39 semanas. Ao nascimento, peso de 3.205g (adequado para a idade gestacional), comprimento de 50 cm e perímetro cefálico de 33cm. Filha de pais não consanguíneos, mãe sem história de gestações e abortos prévios e sem antecedentes familiares de síndromes genéticas conhecidas. Sem relato de uso de álcool ou drogas durante a gravidez. Nasceu em boas condições clínicas. Durante exame físico inicial na sala de parto foi identificada presença de choro estridente e assimetria facial e craniana Vem realizando estimulação precoce desde os primeiros dias de vida e até o momento (9 meses) apresenta atraso do desenvolvimento neuropsicomotor embora venha ganhando competências com a estimulação. Fixou o olhar e teve sorriso social com 3 meses, começou a rolar com 5 meses, sentou sem apoio com 8 meses e ainda não engatinha. Realizada introdução alimentar com alimentos sólidos por volta de 6 meses, com aceitação adequada e sem dificuldade de deglutição. Apesar da aceitação adequada da dieta, apresenta dificuldade de ganho ponderal, estando em acompanhamento nutricional.
Recém-nascido, sexo masculino, primeiro filho de pais jovens, saudáveis e não consanguíneos, com história familiar de duas primas paternas falecidas nos primeiros anos de vida, portadoras de malformações não esclarecidas e de primo materno com onze anos, com atraso mental e síndrome dismórfica. Trata-se de uma segunda gestação (abortamento espontâneo prévio) vigiada. O parto foi por cesariana às 38 semanas por restrição de crescimento intra-uterino. Não necessitou de manobras de reanimação. Peso: 2210g, comprimento: 44 cm e perímetro cefálico: 32 cm. Ao exame objectivo constatou-se a presença das seguintes alterações: dois apêndices pré-auriculares à esquerda, orelhas mal orladas, narinas antevertidas, microretrognatismo, prega palmar à esquerda, hálux curto, inserção baixa do 5º dedo de ambos os pés e a existência de um choro gritado.
+ INFO