Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Relativismo Cultural

Thais Macena

Created on March 17, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Tarot Presentation

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Transcript

Apresentação

Sociologia

start

O que é o Relativismo Cultural?

Relativismo Cultural

  • De acordo com o Currículo em Ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da 1ª Série, do 1º Semestre, Fraz Boas (antropólogo teuto-americano) tomava um outro caminho ao propor que é a cultura que diferencia um povo de outro, não características raciais. Logo, ele propôe um multiculturalismo que rompe com a ideia de "cultura universal" e com estágios de evolução desta, tendo alguns povos na dianteira. Ainda afirma que pesquisar cultura não é apenas descrever seus fatos e compará-los. Para compreender uma cultura é preciso localizá-la dentro de seu próprio contexto, influenciando pelos indivíduos que vivem imersos nela.

Relativismo Cultural

De acordo com Igor Alves - Professor de Língua Portuguesa (significados.com.br), relativismo cultural é um conceito antropológico que define que o conjunto de hábitos, crenças e valores de um grupo (ou seja, a sua cultura) determina o que este considera verdade. Para se relativizar a cultura, é necessário, primeiramente, não julgar. Em seguida, deve-se buscar compreender os traços da cultura do outro, os elementos que o levaram a sua verdade. O relativismo cultural seria, portanto, o oposto do etnocentrismo. O pensamento etnocêntrico é aquele que considera apenas os valores e acultura do seu próprio grupo, e a partir deles interpretar os outros. Por seu turno, o relativismo cultural defende que a cultura deve ser posta em perspectiva, ou seja, repensada, para que se entenda o ponto de vista do outro.

Relativismo Cultural

  • Segundo Juliana Bezerra, professora de História (TodaMatéria) , o filósofo e historiador alemão Oswald Spengler (1880-1936) diz que:
  • Toda cultura tem seu próprio critério, no qual começa e termina sua validade. Não existe moral universal de nenhuma natureza.

Exemplos

Sexo dos bebês

Na Índia, os bebês do sexo feminino são menos desejados que os do sexo masculino e muitas meninas recém-nascidas são abandonadas à morte.

Canibalismo Ritual

Em certas tribos indígenas, os prisioneiros de guerra eram mortos e depois suas cinzas eram consumidas com banana amassada ou outros alimentos.

Alimentação

No Brasil, costuma-se dar caldo de feijão ou os grãos amassados aos bebês. Como o feijão é abundante e barato, o costume é largamente difundido. Porém, em certos países europeus, só é recomendável a ingestão deste alimento a partir dos dois anos.

Questões

1. (IBFC 2020) Um assunto comum nos estudos direcionados aos indígenas é relativismo cultural, Assinale a alternativa que define Relativismo Cultural: A) Traz uma ideia de julgamento e hierarquia de civilizações B) É um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido C) Designa o sentimento de pertencimento à determinado grupo social e vai sendo construindo através das interações sociais que os indivíduos desenvolvem durante a vida D)Abarca a produção material e imaterial de inúmeros e distintos povos em todo o mundo E) É a atitude de olhar uma cultura ou um elemento cultural de forma a compreender que os indivíduos são condicionados a terem um modo de vida específico e particular de acordo com o processo de endoculturação, sendo entendido que seus sistemas de valores são próprios de sua cultura

Resposta

E) É a atitude de olhar uma cultura ou um elemento cultural de forma a compreender que os indivíduos são condicionados a terem um modo de vida específico e particular de acordo com o processo de endoculturação, sendo entendido que seus sistemas de valores são próprios de sua cultura

Questão 2

2. (Enem PPL 2019) O frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, no estado de Pernambuco. O frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural. No ano de 2012, a Unesco proclamou o frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade. A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a: A) Conversão dos festejos em produto da elite. B) Expressão de sentidos construídos coletivamente. C) Dominação ideológica de um grupo étnico sobre outros. D) Disseminação turística internacional dos eventos festivos. E) Identificação de simbologias presentes nos monumentos artísticos.

Resposta

B) A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a expressão de sentidos construídos coletivamente.

THANKS!