Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
POESIA GÓTICA
fael gc
Created on March 13, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Winter Presentation
View
Hanukkah Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
Transcript
a poesia gótica
apresentado por:
rafael pedro miranda luiz miguel marcos evangelista
prof:catia/turma: 2°1
introdução
A literatura gótica é uma vertente literária que representa o Romantismo mais direcionado ao mistério e ao lado obscuro. Trata, sobretudo, de temas que contradiz costumes, tradições e cultura de uma dada sociedade.
O sofrimento,a dor existencial, a angústia e o amor sensual e idealizado foram os principais temas da literatura produzida durante a segunda fase do Romantismo. A publicação do livro Poesias de Álvares de Azevedo, em 1853, foi considerada o marco inicial da poesia de inspiração gótica.
a poesia gótica é uma contracultura abastecida pelo tema da morte, dos sonhos, do satanismo, da insanidade, dotado de um psicológico nada saudável das personagens. A loucura é comum dentro da literatura gótica. É ligada, geralmente, à fantasia, e à literatura fantástica. é uma narrativa mais negativa, mas ainda assim que retrata muito mais o metafísico do que propriamente o físico. Uma ideia de priorizar os pensamentos dos personagens, faz parte do romantismo e a visão do autor sobre o mundo e as pessoas em seu redor.
Ou seja a literatura de tradição gótica é representada por alguns escritores do Romantismo que se posicionam contra os valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa e se identificam com um ambiente satânico, misterioso, de morte, sonho e loucura, criando então uma literatura fantasiosos.
Enquanto isso, algumas narrativas góticas acabam recorrendo a alguns temas mais intensos do próprio terror/suspense. A loucura, os problemas psicológicos, demônios psíquicos, pavores, assombrações e demais problemas eram retratados nas obras. Uma intensa carga emocional era despejada nos romances, Era uma produção que afrontava os costumes da época, e muito rejeitada devido à cultura do período.
autores da literaturagótica
Nos Estados Unidos ficou a cargo de Edgar Allan Poe, através de contos, poemas e romances, representar o estilo. No Brasil, por fim, além de Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos e Alphonsus de Guimarães compreendem a literatura gótica como poucos.
Assim como no estrangeiro, os temas do autor brasileiro eram o obscuro e a proximidade da morte com o amor. Na Europa, nomes como Charles Baudelaire, o poeta, e Lord Byeron ganharam destaque.
A literatura gótica acabou sendo introduzida e representada no Brasil por Álvares de Azevedo, com Noite na Taverna e Macário
biografia
Álvares de Azevedo foi um poeta, escritor e contista, da Segunda Geração Romântica brasileira. Suas poesias retratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida". Álvares de Azevedo vivia em meio aos livros da faculdade e se dedicava a escrever suas poesias. Toda sua obra poética foi escrita durante os quatro anos que cursou a faculdade. O sentimento de solidão e tristeza, refletidos em seus poemas, era de fato a saudade da família, que ficara no Rio de Janeiro. Álvares de Azevedo faleceu no dia 25 de abril de 1852, com apenas 20 anos de idade. Sua poesia Se Eu Morresse Amanhã!, escrita alguns dias antes de sua morte, foi lida, no dia de seu enterro, pelo escritor Joaquim Manuel de Macedo:
álvares de azevedo
poeta brasileiro(1831-1852)