Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Modelo de programação cliente-servidor

Pedro Ribeiro

Created on March 13, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas

Modelo de programação Cliente-Servidor

Pedro Silva 11ºC nº7 Disciplina RC - Módulo 6

Introdução

Este trabalho foi realizado no ambito da disciplina de Redes de Comunicação vou falar dos modelos de programação Cliente-Servidor, quais as vantagens e desvantagens deste modelo

O que destinge um computador Cliente e um computador Servidor numa rede?

O modelo cliente-servidor, em computação, é uma estrutura de aplicação que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_cliente%E2%80%93servidor

Quais as vantagens inerentes à arquitetura cliente-servidor?

Quais as vantagens da utilização de um servidor na rede?

Entre os grandes benefícios que os servidores trouxeram às organizações, estão: Centralização da manutenção e da administração de hardware; Compatibilidade total com diferentes aplicações; Redução de espaço físico, por tudo se concentra em um único servidor; Facilidade na migração de ambientes; Mais segurança para a troca de informações e armazenamento de dados; Fácil instalação e expansão; Redução de custos de instalação de ferramentas.
https://kenzie.com.br/blog/servidor/

O que é um endereço IP?

Um endereço IP é uma representação numérica de onde um dispositivo está conectado à internet. Ele serve para identificar onde está um dispositivo e, em algum grau, a natureza desse dispositivo. O endereços IP é essencial para poder usar a internet. Continue a leitura e aprenda como endereços IP funcionam e porque é tão importante proteger os seus.
https://www.avast.com/pt-br/c-what-is-an-ip-address

Que tipo de redes conhece?

Uma rede pública é o tipo de rede padrão. Se nenhum tipo de rede for selecionado, o Windows configurará o Firewall do Windows usando as regras do tipo de rede pública. Na rede pública, as regras do Firewall do Windows serão as mais restritivas.
Uma rede privada é uma rede sem conexão com a internet ou conectada indiretamente por meio de um NAT (Network Address Translation) de forma que os endereços não apareçam na rede pública.

Indique as gamas de endereços IP privados que conhece.

Com o passar dos anos, você deve ter notado endereços IP familiares em vários dispositivos. Por exemplo, por que 192.168.1.1 é um endereço IP tão comum? Porque os endereços que começam com 192.168 são reservados para endereços IP privados. Não importa se o mesmo IP for atribuído em uma rede privada diferente, porque os endereços IP privados precisam ser exclusivos apenas dentro da rede local. Intervalos de endereço IP privados:
  • Classe A: 10.0.0.0–10.255.255.255
  • Classe B: 172.16.0.0–172.31.255.255
  • Classe C: 192.168.0.0–192.168.255.25

https://www.avg.com/pt/signal/public-vs-private-ip-address#:~:text=Intervalos%20de%20endere%C3%A7o%20IP%20privados%3A%20Intervalo%20de%20IP,na%20mesma%20rede%20precisa%20ter%20um%20endere%C3%A7o%20exclusivo.

Defina o conceito de porta em Redes de comunicação.

Uma porta é um ponto virtual onde começam e terminam as conexões de rede. As portas são baseadas em software e gerenciadas por um sistema operacional de computador. Cada porta está associada a um processo ou serviço específico. As portas permitem que os computadores diferenciem facilmente entre diferentes tipos de tráfego: os e-mails vão para uma porta diferente daquela das páginas web, por exemplo, mesmo que ambas cheguem a um computador por meio da mesma conexão com a internet.

https://www.cloudflare.com/pt-br/learning/network-layer/what-is-a-computer-port/#:~:text=Uma%20porta%20%C3%A9%20um%20ponto%20virtual%20onde%20come%C3%A7am,est%C3%A1%20associada%20a%20um%20processo%20ou%20servi%C3%A7o%20espec%C3%ADfico.

Enuncie quais os protocolos [e como se distinguem] que utilizam portas.

Os protocolos que usam principalmente portas são os protocolos da camada de transporte, tais como o Protocolo de controle de transmissão ( TCP) e User Datagram Protocol (UDP) do conjunto de protocolos da internet. A porta é identificada por um protocolo, com um número de 16 bits, vulgarmente conhecido como port number (número de porta).

Quantas portas estão disponíveis em cada protocolo?

Ao todo, é possível usar 65536 portas TCP e UDP, começando em 1. Tanto no protocolo TCP como no UDP, é comum o uso das portas de 1 a 1024, já que a aplicação destas é padronizada pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).
  • TCP - 65536
  • UDP - 65536
  • TCP e UDP - 1 a 1024

https://todasasrespostas.pt/quantas-portas-cada-protocolo-de-transporte-udp-ou-tcp-tem-disponivel-para-utilizacao

Como se denominam as portas de 0 a 1023 e porque não devem ser utilizadas em novas aplicações?

As portas 0 a 1023 são as “portas reconhecidas” ou reservadas (“Well Known Ports”). Geralmente, estão reservadas para os processos sistema (daemon) ou aos programas executados por utilizadores privilegiados. Um administrador rede pode, no entanto, vincular serviços às portas da sua escolha.

Conclusão

Com este trabalho aprendi a percever melhor sobre o Modelo de programação Cliente-Servidor e como ele funciona.