Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Luís De Camoes

Riany Mello

Created on March 13, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Chalkboard Presentation

Witchcraft Presentation

Sketchbook Presentation

Transcript

LUÍs De Camões

inicio

Luis de camões

História do poeta, escritor e soldado.

No mundo não tem boa sorte, senão quem teve por boa a que tem.

Luis de Camoes

biografia

Luís Vaz de Camões, um dos mais importantes autores da literatura portuguesa, nasceu em Lisboa no ano de 1524 e morreu em 1580. A maioria das informações sobre sua vida são apenas lendas e especulações. Apesar disso, estudiosos afirmam que ele foi soldado, perdeu um olho no Marrocos, e viveu alguns anos na Índia, em Macau e em Moçambique.

Luis de Camões

biografia

O autor escreveu “As Lusíadas", um poema épico do classicismo português. Assim, é possível observar, nas obras do escritor, as seguintes características dessa escola literária: versos regulares, amor e mulher idealizados, bucolismo, além de referências greco-latinas.Acredita-se que ele estudou Filosofia e Literatura na Universidade de Coimbra, onde seu tio, o frade D. Bento de Camões, era chanceler.

biografia

O escritor lutou, como soldado, em Ceuta, no território do Marrocos. Nesse período, perdeu o olho direito em batalha. De volta a Portugal, em 1552, foi preso devido a um desentendimento com certo funcionário da Corte. Um ano depois, recebeu o perdão do rei. Partiu, então, para Goa, Índia, em 1553. Alguns estudiosos afirmam que ele começou a escrever Os Lusíadas nessa época.

biografia

Em Macau, trabalhou como provedor-mor de defuntos e ausentes. Quando voltava para Goa, sofreu um naufrágio e quase perdeu os originais de sua obra-prima. O que se conta é que nadou com um braço enquanto o outro permanecia erguido e segurava o manuscrito. Nessa ocasião, sua amante chinesa Dinamene acabou morrendo. À sua memória, o poeta dedicou vários versos.Using an outline, to convey everything in an orderly fashion.

biografia

Em 1568, estava vivendo, em Moçambique, em péssimas condições financeiras. Um ou dois anos depois, decidiu voltar a Portugal, com ajuda de amigos, que pagaram suas dívidas e compraram a passagem. Desse modo, em 1572, publicou Os Lusíadas, dedicado ao rei D. Sebastião (1554-1578), que concedeu ao autor uma pensão durante três anos.

biografia

No fim da vida, o poeta estava doente e pobre. Morreu em 10 de junho de 1580, sem deixar dinheiro para pagar o próprio enterro. No mais, as obras do autor acabaram servindo aos estudiosos como fonte de informação acerca de sua biografia. Eles buscavam, assim, trazer luz à vida do lendário Camões.

ESTILO DE LINGUAGEM E ESCRITA NA POESIA LÍRICA

"Nas obras de Luís Vaz de Camões, é possível apontar as seguintes características: Antropocentrismo: valorização do ser humano e de sua racionalidade. Rigor formal: versos regulares (metrificação e rimas). Medida nova: uso de versos decassílabos (10 sílabas poéticas), principalmente nos sonetos — um traço da poesia clássica. Medida velha: uso de redondilhas (cinco ou sete sílabas poéticas) — uma característica remanescente do período medieval. Idealização da mulher: perfeita física e moralmente. Idealização do amor: neoplatonismo, amor espiritualizado. Valorização de elementos greco-latinos: mitologia, arte e poesia. Figuras de linguagem: antítese e paradoxo. Principais temáticas. Desconcerto do mundo: desconfiança da realidade devido à falta de lógica nos acontecimentos Mudanças, efemeridade, transitoriedade: a natureza e o ser humano estão sujeitos a mudanças, não permanecem constantes. Sofrimento amoroso: conflito entre o amor carnal e o espiritual.

tema: Camões desenvolve o seu poema de amor através da apresentação de ideias opostas: a dor se opõe ao não sentir, o contentamento que é descontente.

poema: Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; é um andar solitário entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é um cuidar que ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor

Estrutura poética:O poema é um soneto italiano, uma forma fixa de poesia que consiste em quatro estrofes: as duas primeiras com quatro versos (quartetos) e as últimas com três versos (tercetos).

Análise morfossintatica Verbos-é, arde, ver, dói, sente, desatina, doer, querer, andar, contentar, cuidar, ganha, perder, estar, vence, querer, ter, causar

-RECURSOS ESTILÍSTICOS anafora" é ferida que dói, e não se sente",comparação"O amor queima como fogo",antitese"A ferida que doi e n se sente",metafora" É querer estar preso por vontade",

. O poema possui um esquema rítmico clássico, formado por ABBA, ABBA, CDC, DCD.

na nossa opinião o poema descreve suas opiniões pessoais, o amor é uma coisa difícil de expressar porque é um sentimento e os sentimentos não se expressam com facilidade, mas achamos que o Luís camões neste poema conseguiu expressar o limbo sem saída que é o amor

obrigado