Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
BNCC
Sidnei Rafael Ribeiro Nicoletti
Created on March 12, 2023
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica. Ela foi criada com o objetivo de garantir a qualidade da educação no país.
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
BNCC
Base Nacional Comum Curricular
Go!
Competências
“a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2018, p. 8).
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
o objetivo é um direcionamento, onde se quer chegar. Considerando o contexto da aprendizagem, é a intenção da aprendizagem exata, ou seja, o conhecimento que vamos ajudar a levar até o aluno com sentido, conjuntamente com a sua evolução (desenvolvimento) a cada dia (BERTANHA, 2020, p. 1).
Aprendizagens essenciais
a escola deve garantir que o estudante termine a Educação Básica com a apropriação do conteúdo culturalmente, socialmente, historicamente construído, para que possa se promover como pessoa humana em relação a si, ao outro e ao mundo.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como referência para a elaboração dos currículos de todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Esses direitos são compostos por um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar, e são organizados em dez competências gerais que se aplicam a todas as áreas do conhecimento.
Educação integral
“Deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. [...] visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. [...] a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. [...] construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir” (BRASIL, 2018, p. 14).