Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Farsa de Inês Pereira
Sofia. 06
Created on March 6, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
Trabalho colaborativo
Farsa de Inês Pereira
Trabalho realizado por: Dinis Calisto Laura Santos Margarida Alves Sofia Barão 10D
06/10/18
Índice
Introdução
Relação entre Lianor e Pêro Marques
Webgrafia
Estrutura da obra
Relação entre Judeus e Escudeiro
Dimensão satírica
Relação entre Inês e Brás da Mata
Relação entre Inês e Moço
Relação entre Inês e Mãe
Introdução
A Farsa de Inês Pereira fala sobre:
- ambiente familiar do século XVI;
- conflitos geracionais; relações conjugais;
- submissão feminina;
- dissimulação;
- interesses materiais;
- agressividade.
Estrutura da obra
A farsa possui uma estrutura tripartida:
- Inês antes do casamento;
- Inês casada com o Escudeiro;
- Inês casada com Pêro Marques.
Dimensão satírica
Gil Vicente pretendia criticar e denunciar situações e personagens, com recurso a personagens-tipo e aos diferentes tipos de cómico.
01
Relações entre personagens
Inês e a Mãe
Relação entre Inês e Mãe
Inês é uma rapariga ingénua que sonha em poder casar um dia mais tarde com um homem discreto, bem falante e que saiba tocar viola (Excerto 2: “Porém não hei de casar/ senão com homem avisado/ ainda que pobre pelado/ seja discreto em falar” versos 181-184). A mãe pretende dar um bom futuro a Inês e aconselha-a a escolher um marido com boas condições financeiras, como Pêro Marques (Excerto 3: “ Pêro Marques foi-se já/ E pera que era ele aqui?/ E nao t’agrada ele a ti?” versos 374-376). A relação entre ambas é marcada pela hierarquia e autoritarismo, existindo um conflito geracional. Inês sente que a mãe domina a sua vida e a mantém cativa (Excerto 1: “Coitada, assi hei de estar/ encerrado nesta casa” versos 10-11), ignorando qualquer conselho que a mãe lhe dê.
02
Relações entre personagens
Lianor e Pêro Marques
Relação entre Lianor e Pêro Marques
Lianor Vaz, é ponderada, objetiva e alcoviteira, aconselha Inês a casar (Excerto 2 “Eu vos trago um casamento v 176) com quem a adore e não com quem a faça chorar (Excerto 2” Mais quero eu quem m’adore,/que quem faça com que chore. Vv240-241). Lianor Vaz apresenta Pêro Marques como um homem rico, honrado e conhecido (Excerto 2 “Eu vos trago um bom marido,/rico, horando, conhecido; diz que em camisa vos quer. Vv 185 187”), mas apesar de todos esses elogios e de a mãe querer que Inês se case com Pêro Marques, ela recusa a intermediação de Lianor Vaz e a proposta que esta lhe apresenta (casamento com Pêro Marques, pois embora ele seja rico mostra-se desajeitado, ingénuo, e ignorante, não correspondendo ao que Inês exigia de um marido). Inês despreza o pretendente arranjado pela alcoviteira Lianor Vaz (Excerto 3 “E não cureis mais de vir v. 337). Após isso, Lianor Vaz volta a aconselhar Inês a casar-se com Pêro Marques. Nessa mesma tentativa Inês aceita o casamento (Excerto 6 “No mais cerimónias agora/ abraçai Ines pereira/ por mulher e por parceira. Vv 949 950”).
03
Relações entre personagens
Judeus e Escudeiro
Relação entre Judeus e Escudeiro
Os Judeus são personagens que desempenham a função de adjuvantes do Escudeiro, recorrendo ao cómico de linguagem para provocar o riso durante a peça. Os Judeus casamenteiros e o Escudeiro estabelecem apenas uma relação de interesse, uma vez que os Judeus possuem uma perspetiva mercantilista do casamento de Escudeiro com Inês Pereira. Após a realização do casamento, os Judeus receberiam uma recompensa monetária, o que seria algo bastante favorável para eles. Esta interação pode ser comprovada nos versos 472-480 do Excerto 3, “Soubemos d´um escudeiro/ de feição d´atafoneiro (…)/ e se preza bem da gala”, onde os Judeus casamenteiros elogiam o Escudeiro e referem todas as características que Inês procura num marido ideal.
04
Relações entre personagens
Inês e Brás da Mata
Relação entre Inês e Brás da Mata
Inês é uma jovem que sonha em casar-se com um homem que queira aproveitar a vida assim como ela. Para ela, o casamento representa liberdade. Inês julga os pretendentes pela aparência, mas mais tarde, vai perceber que a aparência pode ser enganadora.Inês via no Escudeiro (Brás da Mata) um homem elegante, bem falante mas que vê Inês como uma mulher de casa. Não gosta de ver Inês a cantar (Excerto 5 “ Se vos eu vejo cantar,/eu vos´farei assoviar vv757-758”), reage com agressão, tem de ser discreta e silenciosa e não pode falar com ninguém ( Excerto 5 “Vos não haveis de falar com homem que mulher que seja vv771-772. O Escudeiro tranca a em casa, em cativeiro, pois acha que exerce algum tipo de poder sobre Inês e sobre as suas ações (Excerto 5 “Não sois vós, mulher, meu ouro?/Que mal faço em guardar isso? Vv787-788). Após saber da morte do Escudeiro, Inês fica feliz por voltar a ser “livre” ( Excerto 5 “ Agora quero tomar,/ pera boa vida gozar/ um muito manso marido. Vv 908-910”).
05
Relações entre personagens
Inês e Moço
Relação entre Inês e Moço
O Moço tem um papel fundamental na peça para a revelação do verdadeiro carácter do escudeiro e denuncia a sua real condição económica (“ Sapatos me daria ele, /se vós désseis dinheiro”- versos 528 e 529 do excerto 4) , uma vez que crítica o amo e expõe as suas contradições.De certa forma o moço ajudou Inês a perceber a verdadeira essência do escudeiro mas, apesar do Moço não concordar com as agressões verbais e físicas realizadas pelo escudeiro a Inês, este também não a salvou, deixando-a em cativeiro, o que o torna cúmplice do Escudeiro ( “Senhora, o que ele mandou/ não posso menos fazer (…)/ Vós perdoai-me, senhora,/ porque vos hei de fechar”- versos 825 a 833 do excerto 5).
Webgrafia
Letras em dia 10 https://10portugues-cad.blogspot.com/2016/02/relacao-entre-as-personagens-farsa-de.html https://www.studocu.com/pt/document/escola-secundaria-dr-manuel-laranjeira/portugues/farsa-de-ines-pereira-resumos-e-analise-das-personagens/26496081 https://portuguessec.blogspot.com/2018/01/as-personagens-da-farsa-de-ines-pereira_13.html