Presentation
Vincent Van Gogh
TO THE MOON
A Noite Estrelada , 1889
ÍNDICE
Desenvolvimento
Section
Text
Quote
Introdução
Conclusão
Image
Video
Process
Vincent van gogh
Nome completo: Vincent Willem van Gogh Nascimento: 30 de março de 1853
Zundert, Brabante do Norte,
Países Baixos Morte: 29 de julho de 1890 (37 anos)
Auvers-sur-Oise, França Mãe: Anna Cornelia Carbentus Pai: Theodorus van Gogh Ocupação: Pintor Treinamento: Anton Mauve Movimento estético: Pós-impressionismo
1887
1866
1873
Vincent van gogh
Nascido numa família de classe média alta, Van Gogh começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajava frequentemente. Porém, entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Eventualmente, Van Gogh acabou por se voltar para a religião, tendo passado algum tempo como missionário protestante na Bélgica. Ao longo dos anos enfrentou problemas de saúde e solidão, até começar a pintar em 1881, tendo-se mudado para casa dos seus pais. O seu irmão mais novo, Theo, apoiou-o financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura e prolífica correspondência ao longo da vida de ambos.
Muitas vezes caricaturado pelo corte de orelha a que se autoinfligiu e pela mente torturada, Van Gogh foi sempre um homem de trato difícil que se refugiou no trabalho árduo – produziu mais de 2.000 pinturas a óleo, aquarelas, desenhos e esboços e na religião de forma a apaziguar a sua mente inquieta. Habituado a pintar a partir da observação, e sempre com a natureza muito presente em toda a sua obra, Van Gogh foi privado de algumas liberdades durante a sua estadia no asilo, ainda que bastante menos controlado do que os restantes pacientes passava muito tempo a olhar pela janela do quarto, onde estava proibido de pintar, pois tinha um estúdio só para ele, e as incursões ao exterior apenas podiam acontecer na presença de uma dama de companhia.
A principal fonte de informação, a qual ainda hoje nos permite ter uma maior compreensão sobre a vida e obra de Vincent van Gogh, é a correspondência trocada entre Vincent e Theo van Gogh, seu irmão mais novo. As centenas de cartas trocadas entre os dois no período compreendido entre 1872 a 1890 revelam, não só a sua duradoura amizade, como são também a única fonte documental através da qual conseguimos aceder aos pensamentos e teorias de arte de Van Gogh. Theo trabalhava como comerciante de arte e foi sempre um importante suporte financeiro e emocional para o irmão, promovendo também o acesso a figuras influentes do mundo artístico da época.
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Nuenen e Antuérpia , Bélgica
Caveira de um Esqueleto com Cigarro Aceso 1885–86
Mulher Camponesa Cavando ou Mulher com uma Pá, Vista de Trás 1885
Natureza-Morta com Bíblia Aberta, Vela Apagada e Romance 1885
Esgotado, lápis em papel de aquarela 1882
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Natureza-Morta com Garrafa de Absinto e um Jarro 1887
Retrato de Père Tanguy 1887
A Cortesã (após Keisai Eisen) 1886
Floração de um Pomar de Ameixa 1887
Paris , França
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Terraço do Café à Noite 1888
O Velho Moinho 1888
Quarto em Arles 1888
Ponte de Langlois em Arles 1888
Barcos Pesqueiros na Praia em Saintes-Maries 1888
Arles, França
COMENTÁRIOS A VAN GOGH E À "noite estrelada"
Laura Cosendey, da equipe de curadoria do MASP.
"Em termos de composição, há uma grande complexidade do uso da cor e da composição de pinceladas. A combinação de amarelo e azul – cores primárias – traz essa sensação vibrante para a pintura. Van Gogh dedicava-se e experimentava intensamente estudos de cor, a relação entre elas, desenvolvendo com uma paleta que explorava fortemente as relações/interações entre tonalidades primárias e secundárias, o que faz com que as suas pinturas sejam bastante vivas"
professora titular de semiótica da ECA-USP, Clotilde Perez.
"Apesar de não parecer, A Noite Estrelada é um quadro de muitos contrastes e conexões. Podemos começar com o contraste dentro/fora" Ela complementa que van Gogh via e imaginava a 'vida lá fora' – a vila de casas e a igreja, por exemplo, não existiam na paisagem real, mas ele via estes dois pontos. "É um quadro sempre muito referenciado justamente pela capacidade de retratar os sentimentos humanos diante do sofrimento com beleza e harmonia , através dos contrastes e das ligações/conexões, expressa as tensões e as continuidades próprias da vida"
Felipe Martinez, doutor em História da Arte
"Ele também acreditava que a noite era muito mais colorida do que o dia, e achava que as variações de cor e de tonalidades da noite tinham uma grande riqueza que o próprio dia não possuía”
Truman Cheng, estudante que criou a coleção da marca. [da Chilli Beans]
"Um dia quando estava a jogar LEGO percebi que quando as peças são agrupadas com intervalos aleatórios se assimilavam muito com as pinceladas de Van Gogh. Foi um desafio para o cérebro construir as técnicas e truques para conseguir imitar fielmente a pintura"
a noite estrelada
A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, foi pintada em 1889. É um óleo sobre tela, com 74 cm X 92 cm, e encontra-se no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Vincent van Gogh pintou esta tela quando estava no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente em 1889. Van Gogh teve uma vida emocional conturbada, sofrendo de depressão e surtos psicóticos. Durante o tempo em que esteve internado realizou vários estudos de lugares no hospital, como o corredor e a entrada. As suas saídas eram controladas, o que o deixou com limitações de temas para a pintura.
No hospital, Van Gogh tinha acesso a duas celas: uma onde dormia, e outra no térreo, onde podia pintar. A Noite Estrelada é a vista do quarto em que dormia, pouco antes do nascer do sol. O pintor não podia concluir suas pinturas nesse quarto, porém tinha carvão e papel, que usava para fazer esboços e posteriormente finalizar as obras.
Van Gogh era pós-impressionista e foi considerado um dos pioneiros da arte moderna. Podemos observar em suas obras uma representação do mundo, com pinceladas fortes, mas quase nenhuma abstração.
Um cipreste que sobe na vertical toma a frente do quadro, como uma figura de destaque no meio da paisagem. Ao seu lado, a torre da igreja também se projeta para o alto, mas de uma forma um pouco mais tímida. Ambos projetam uma ligação entre a terra e o céu. Esses são os dois elementos verticais nesta pintura de Van Gogh.
Noite Estrelada é considerado um dos mais importantes quadros de Van Gogh, pois conta, com algumas pequenas abstrações, que se tornarão matéria essencial para o modernismo.
Essa tela é uma das mais importantes de Van Gogh. Nela, o artista transmite seu estado psicológico agitado através do movimento das pinceladas e um dinamismo inédito até então.
cIPRESTE
Cipreste é um elemento comum nas obras de Van Gogh. Esta árvore está associada à morte em diversas culturas europeias. Elas eram usadas nos sarcófagos egípcios e nos caixões dos romanos.
O cipreste passou a ser comum para ornamentar cemitérios e quase sempre está relacionado ao fim da vida.
Para Van Gogh, o interesse nos ciprestes tem também um carácter formal, além de simbólico. O pintor apreciava muito as formas pouco comuns que o cipreste apresenta e a sua fluidez.
Os belos movimentos que esta árvore faz estão representados nesse quadro, podendo também ser interpretados como enormes labaredas que dançam com o vento.
Espirais
As espirais são a primeira coisa que chama a atenção neste quadro. As pinceladas rápidas em sentido horário dão uma sensação de profundidade e movimento ao céu.
Estas espirais são características das obras de Van Gogh desse período. Com movimentos curtos do pincel o artista constrói um céu inquieto, revelando suas próprias perturbações mentais e traçando um retrato incomum do firmamento.
Estrelas
As estrelas são um dos elementos mais importantes do quadro. Além da sua beleza plástica, elas são representativas pois demonstram uma grande abstração.
Em um primeiro momento, Van Gogh não ficou satisfeito com a tela. Para ele, as estrelas eram muito grandes. Ele diz que se deixou levar pelas ideias abstracionistas ao compor estrelas de grandes proporções.
A LUA
A lua é retratada com um poderoso tom alaranjado e um halo brilhante que se propaga por toda a tela como oscilações em um mar revolto. O astro mostra-se fora de centro e adiciona uma sensação de derretimento à composição.
A vila
A pequena vila representada na quadro de Van Gogh não fazia parte da paisagem vista pelo seu quarto.
Alguns críticos acreditam que esta era uma representação da vila na qual o pintor passou a infância. Outros acreditam que seja a vila de Saint-Rémy.
Para todos os efeitos, ao povoado é uma inserção feita pelo artista, sendo um componente imaginado que pode ter sido incluído como uma nostálgica/lembrança da sua infância e juventude na Holanda.
Os pontos de luz nas casas relacionam-se às estrelas no céu, criando um diálogo entre a humanidade e a grandeza da via láctea.
iNTERPRETAÇÃO
Esta obra de Vicent van Gogh é um marco na história da arte. A sua beleza plástica é notável e os elementos que a compõem mostram o trabalho de um artista maduro.Muitos críticos consideram a tela um marco na carreira de Van Gogh, mesmo não tendo apreço do pintor quando foi feita. A pintura é muito expressiva, a visão do céu noturno turbulento com as espirais é marcante e faz contraste com a calmaria da pequena vila pouco abaixo das linhas dos montes.
a noite estrelada: CURIOSIDADES
Van Gogh pintou a vista de sua janela voltada para o leste no asilo 21 vezes. Embora a série retrate várias horas do dia e da noite e diferentes condições climáticas, todas as obras incluem a linha de colinas ao longe e nenhuma mostra as barras na janela do seu quarto. Um estudo feito pelo Griffith Park Observatory demonstrou que Van Gogh representou a Lua, Vênus e várias estrelas na posição exata em que se encontravam naquela noite. Isso leva-nos a inferir que o artista possuía grande conhecimento sobre astronomia.
O físico José Luis Aragon comparou o jogo turbulento de luz e escuridão em obras como “Noite Estrelada” com a expressão matemática da turbulência em ocorrências naturais, como banheiras de hidromassagem e correntes de ar. Van Gogh foi capaz de comunicar com precisão essa agitação usando gradações precisas de luminescência.
Analistas de “Noite Estrelada” enfatizam o simbolismo da árvore cipreste estilizada em primeiro plano, vinculando-a à morte e ao eventual suicídio de Van Gogh. No entanto, o cipreste também representa a imortalidade. Na pintura, a árvore alcança o céu, servindo como uma conexão direta entre a terra e os céus. O artista pode ter feito mais uma declaração esperançosa do que muitos acreditam. Esta interpretação positiva do simbolismo do cipreste remete a uma carta a seu irmão, na qual o artista compara a morte a um comboio que viaja para as estrelas.
Hoje, Van Gogh possui uma ala com o seu nome no hospital e a sua obra encontra-se na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
conclusão
Teorias essencialistas Teoria representacional Teoria expressivista Teoria formalista
Teorias não-essencialistas Teoria instituicional Teoria histórica
A noite estrelada apresenta todas as teorias que resolvem o problema da definição de arte Conseguimos assim o concluir apartir de toda a informação reunida no trabalho
link carta
A última carta...
link carta
Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh https://arteref.com/blog/2022/10/03/curiosidades-noite-estrelada/ https://www.infoescola.com/pintura/a-noite-estrelada/
fim da apresentação!
Info
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh https://arteref.com/blog/2022/10/03/curiosidades-noite-estrelada/ https://www.infoescola.com/pintura/a-noite-estrelada/ https://www.todamateria.com.br/a-noite-estrelada/ https://chocolate.co.ao/arte-cultura/2020/11/25260/saiba-qual-e-o-significado-da-pintura-a-noite-estrelada/
Van Gogh - Starry night
Ariana Dias
Created on March 6, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Explore all templates
Transcript
Presentation
Vincent Van Gogh
TO THE MOON
A Noite Estrelada , 1889
ÍNDICE
Desenvolvimento
Section
Text
Quote
Introdução
Conclusão
Image
Video
Process
Vincent van gogh
Nome completo: Vincent Willem van Gogh Nascimento: 30 de março de 1853 Zundert, Brabante do Norte, Países Baixos Morte: 29 de julho de 1890 (37 anos) Auvers-sur-Oise, França Mãe: Anna Cornelia Carbentus Pai: Theodorus van Gogh Ocupação: Pintor Treinamento: Anton Mauve Movimento estético: Pós-impressionismo
1887
1866
1873
Vincent van gogh
Nascido numa família de classe média alta, Van Gogh começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como uma pessoa séria, quieta e pensativa. Trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajava frequentemente. Porém, entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Eventualmente, Van Gogh acabou por se voltar para a religião, tendo passado algum tempo como missionário protestante na Bélgica. Ao longo dos anos enfrentou problemas de saúde e solidão, até começar a pintar em 1881, tendo-se mudado para casa dos seus pais. O seu irmão mais novo, Theo, apoiou-o financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura e prolífica correspondência ao longo da vida de ambos.
Muitas vezes caricaturado pelo corte de orelha a que se autoinfligiu e pela mente torturada, Van Gogh foi sempre um homem de trato difícil que se refugiou no trabalho árduo – produziu mais de 2.000 pinturas a óleo, aquarelas, desenhos e esboços e na religião de forma a apaziguar a sua mente inquieta. Habituado a pintar a partir da observação, e sempre com a natureza muito presente em toda a sua obra, Van Gogh foi privado de algumas liberdades durante a sua estadia no asilo, ainda que bastante menos controlado do que os restantes pacientes passava muito tempo a olhar pela janela do quarto, onde estava proibido de pintar, pois tinha um estúdio só para ele, e as incursões ao exterior apenas podiam acontecer na presença de uma dama de companhia.
A principal fonte de informação, a qual ainda hoje nos permite ter uma maior compreensão sobre a vida e obra de Vincent van Gogh, é a correspondência trocada entre Vincent e Theo van Gogh, seu irmão mais novo. As centenas de cartas trocadas entre os dois no período compreendido entre 1872 a 1890 revelam, não só a sua duradoura amizade, como são também a única fonte documental através da qual conseguimos aceder aos pensamentos e teorias de arte de Van Gogh. Theo trabalhava como comerciante de arte e foi sempre um importante suporte financeiro e emocional para o irmão, promovendo também o acesso a figuras influentes do mundo artístico da época.
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Nuenen e Antuérpia , Bélgica
Caveira de um Esqueleto com Cigarro Aceso 1885–86
Mulher Camponesa Cavando ou Mulher com uma Pá, Vista de Trás 1885
Natureza-Morta com Bíblia Aberta, Vela Apagada e Romance 1885
Esgotado, lápis em papel de aquarela 1882
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Natureza-Morta com Garrafa de Absinto e um Jarro 1887
Retrato de Père Tanguy 1887
A Cortesã (após Keisai Eisen) 1886
Floração de um Pomar de Ameixa 1887
Paris , França
Locais onde van gogh pintou a sua arte
Terraço do Café à Noite 1888
O Velho Moinho 1888
Quarto em Arles 1888
Ponte de Langlois em Arles 1888
Barcos Pesqueiros na Praia em Saintes-Maries 1888
Arles, França
COMENTÁRIOS A VAN GOGH E À "noite estrelada"
Laura Cosendey, da equipe de curadoria do MASP.
"Em termos de composição, há uma grande complexidade do uso da cor e da composição de pinceladas. A combinação de amarelo e azul – cores primárias – traz essa sensação vibrante para a pintura. Van Gogh dedicava-se e experimentava intensamente estudos de cor, a relação entre elas, desenvolvendo com uma paleta que explorava fortemente as relações/interações entre tonalidades primárias e secundárias, o que faz com que as suas pinturas sejam bastante vivas"
professora titular de semiótica da ECA-USP, Clotilde Perez.
"Apesar de não parecer, A Noite Estrelada é um quadro de muitos contrastes e conexões. Podemos começar com o contraste dentro/fora" Ela complementa que van Gogh via e imaginava a 'vida lá fora' – a vila de casas e a igreja, por exemplo, não existiam na paisagem real, mas ele via estes dois pontos. "É um quadro sempre muito referenciado justamente pela capacidade de retratar os sentimentos humanos diante do sofrimento com beleza e harmonia , através dos contrastes e das ligações/conexões, expressa as tensões e as continuidades próprias da vida"
Felipe Martinez, doutor em História da Arte
"Ele também acreditava que a noite era muito mais colorida do que o dia, e achava que as variações de cor e de tonalidades da noite tinham uma grande riqueza que o próprio dia não possuía”
Truman Cheng, estudante que criou a coleção da marca. [da Chilli Beans]
"Um dia quando estava a jogar LEGO percebi que quando as peças são agrupadas com intervalos aleatórios se assimilavam muito com as pinceladas de Van Gogh. Foi um desafio para o cérebro construir as técnicas e truques para conseguir imitar fielmente a pintura"
a noite estrelada
A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, foi pintada em 1889. É um óleo sobre tela, com 74 cm X 92 cm, e encontra-se no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Vincent van Gogh pintou esta tela quando estava no hospício de Saint-Rémy-de-Provence, onde se internou voluntariamente em 1889. Van Gogh teve uma vida emocional conturbada, sofrendo de depressão e surtos psicóticos. Durante o tempo em que esteve internado realizou vários estudos de lugares no hospital, como o corredor e a entrada. As suas saídas eram controladas, o que o deixou com limitações de temas para a pintura. No hospital, Van Gogh tinha acesso a duas celas: uma onde dormia, e outra no térreo, onde podia pintar. A Noite Estrelada é a vista do quarto em que dormia, pouco antes do nascer do sol. O pintor não podia concluir suas pinturas nesse quarto, porém tinha carvão e papel, que usava para fazer esboços e posteriormente finalizar as obras. Van Gogh era pós-impressionista e foi considerado um dos pioneiros da arte moderna. Podemos observar em suas obras uma representação do mundo, com pinceladas fortes, mas quase nenhuma abstração.
Um cipreste que sobe na vertical toma a frente do quadro, como uma figura de destaque no meio da paisagem. Ao seu lado, a torre da igreja também se projeta para o alto, mas de uma forma um pouco mais tímida. Ambos projetam uma ligação entre a terra e o céu. Esses são os dois elementos verticais nesta pintura de Van Gogh.
Noite Estrelada é considerado um dos mais importantes quadros de Van Gogh, pois conta, com algumas pequenas abstrações, que se tornarão matéria essencial para o modernismo.
Essa tela é uma das mais importantes de Van Gogh. Nela, o artista transmite seu estado psicológico agitado através do movimento das pinceladas e um dinamismo inédito até então.
cIPRESTE
Cipreste é um elemento comum nas obras de Van Gogh. Esta árvore está associada à morte em diversas culturas europeias. Elas eram usadas nos sarcófagos egípcios e nos caixões dos romanos. O cipreste passou a ser comum para ornamentar cemitérios e quase sempre está relacionado ao fim da vida. Para Van Gogh, o interesse nos ciprestes tem também um carácter formal, além de simbólico. O pintor apreciava muito as formas pouco comuns que o cipreste apresenta e a sua fluidez. Os belos movimentos que esta árvore faz estão representados nesse quadro, podendo também ser interpretados como enormes labaredas que dançam com o vento.
Espirais
As espirais são a primeira coisa que chama a atenção neste quadro. As pinceladas rápidas em sentido horário dão uma sensação de profundidade e movimento ao céu. Estas espirais são características das obras de Van Gogh desse período. Com movimentos curtos do pincel o artista constrói um céu inquieto, revelando suas próprias perturbações mentais e traçando um retrato incomum do firmamento.
Estrelas
As estrelas são um dos elementos mais importantes do quadro. Além da sua beleza plástica, elas são representativas pois demonstram uma grande abstração. Em um primeiro momento, Van Gogh não ficou satisfeito com a tela. Para ele, as estrelas eram muito grandes. Ele diz que se deixou levar pelas ideias abstracionistas ao compor estrelas de grandes proporções.
A LUA
A lua é retratada com um poderoso tom alaranjado e um halo brilhante que se propaga por toda a tela como oscilações em um mar revolto. O astro mostra-se fora de centro e adiciona uma sensação de derretimento à composição.
A vila
A pequena vila representada na quadro de Van Gogh não fazia parte da paisagem vista pelo seu quarto. Alguns críticos acreditam que esta era uma representação da vila na qual o pintor passou a infância. Outros acreditam que seja a vila de Saint-Rémy. Para todos os efeitos, ao povoado é uma inserção feita pelo artista, sendo um componente imaginado que pode ter sido incluído como uma nostálgica/lembrança da sua infância e juventude na Holanda. Os pontos de luz nas casas relacionam-se às estrelas no céu, criando um diálogo entre a humanidade e a grandeza da via láctea.
iNTERPRETAÇÃO
Esta obra de Vicent van Gogh é um marco na história da arte. A sua beleza plástica é notável e os elementos que a compõem mostram o trabalho de um artista maduro.Muitos críticos consideram a tela um marco na carreira de Van Gogh, mesmo não tendo apreço do pintor quando foi feita. A pintura é muito expressiva, a visão do céu noturno turbulento com as espirais é marcante e faz contraste com a calmaria da pequena vila pouco abaixo das linhas dos montes.
a noite estrelada: CURIOSIDADES
Van Gogh pintou a vista de sua janela voltada para o leste no asilo 21 vezes. Embora a série retrate várias horas do dia e da noite e diferentes condições climáticas, todas as obras incluem a linha de colinas ao longe e nenhuma mostra as barras na janela do seu quarto. Um estudo feito pelo Griffith Park Observatory demonstrou que Van Gogh representou a Lua, Vênus e várias estrelas na posição exata em que se encontravam naquela noite. Isso leva-nos a inferir que o artista possuía grande conhecimento sobre astronomia.
O físico José Luis Aragon comparou o jogo turbulento de luz e escuridão em obras como “Noite Estrelada” com a expressão matemática da turbulência em ocorrências naturais, como banheiras de hidromassagem e correntes de ar. Van Gogh foi capaz de comunicar com precisão essa agitação usando gradações precisas de luminescência.
Analistas de “Noite Estrelada” enfatizam o simbolismo da árvore cipreste estilizada em primeiro plano, vinculando-a à morte e ao eventual suicídio de Van Gogh. No entanto, o cipreste também representa a imortalidade. Na pintura, a árvore alcança o céu, servindo como uma conexão direta entre a terra e os céus. O artista pode ter feito mais uma declaração esperançosa do que muitos acreditam. Esta interpretação positiva do simbolismo do cipreste remete a uma carta a seu irmão, na qual o artista compara a morte a um comboio que viaja para as estrelas.
Hoje, Van Gogh possui uma ala com o seu nome no hospital e a sua obra encontra-se na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
conclusão
Teorias essencialistas Teoria representacional Teoria expressivista Teoria formalista
Teorias não-essencialistas Teoria instituicional Teoria histórica
A noite estrelada apresenta todas as teorias que resolvem o problema da definição de arte Conseguimos assim o concluir apartir de toda a informação reunida no trabalho
link carta
A última carta...
link carta
Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh https://arteref.com/blog/2022/10/03/curiosidades-noite-estrelada/ https://www.infoescola.com/pintura/a-noite-estrelada/
fim da apresentação!
Info
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh https://arteref.com/blog/2022/10/03/curiosidades-noite-estrelada/ https://www.infoescola.com/pintura/a-noite-estrelada/ https://www.todamateria.com.br/a-noite-estrelada/ https://chocolate.co.ao/arte-cultura/2020/11/25260/saiba-qual-e-o-significado-da-pintura-a-noite-estrelada/