Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Ulisses
Isabel Maria Dias Atanazio
Created on March 4, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Quem é Maria Alberta Menéres?
Curiosidades sobre a obra
A autora inspirou-se numa outra obra chamado Odisseia, que foi escrita por Homero (poeta da Grécia Antiga) e que narra o percurso atribulado do herói Ulisses para voltar para casa depois da Guerra de Tróia.
Esta é a viagem de Ulisses de regresso a Ítaca e que levou oito anos a realizar.
Vamos agora embarcar com Ulisses nesta viagem e, com ele, ultrapassar os desafios que vão surgindo.
Partida de Ítaca
Ulisses vivia na ilha de Ítaca com a sua família. Ele era o rei de Ítaca, mas era um rei simples e amigo de todos.Quando o príncipe Páris raptou a bela rainha grega Helena, Ulisses fingiu estar louco para não ter de combater na guerra, deixando a sua mulher Penélope e o seu filho Telémaco. Mas ninguém ficou convencido e lá teve de partir para Tróia.
1º desafio
A Guerra de Tróia
2º desafio Testa o teu conhecimento sobre o que aconteceu em Tróia através do desafio que se segue. Será que és tão capaz quanto Ulisses?
Ciclópia
Ulisses e os seus marinheiros iniciam a viagem de regresso a casa, mas pelo caminho aportam numa ilha do arquipélago de Ciclópia, onde encontram Polifemo, o pior dos ciclopes, que gostava de tocar flauta enquanto pastava as suas ovelhas. Ficam presos na gruta do gigante e, depois de alguns dos marinheiros serem devorados pelo ciclope, Ulisses ardilosamente consegue cegar Polifemo, que chama pelos seus irmãos. Estes vêm em seu socorro, no entanto não entendem a sua conversa, porque Polifemo só diz que "Ninguém quer matar-me!"."Ninguém" tinha sido o nome falso que Ulisses utilizou para enganar o ciclope e os irmãos acabam por ignorá-lo. No dia seguinte, Ulisses e os restantes marinheiros fogem da gruta amarrados às ovelhas do Polifemo.
3º desafio
Eólia
A seguir, Ulisses e os seus marinheiros aportam na ilha do rei Éolo, que se dispôs a ajudar Ulisses a chegar a casa, oferecendo-lhe um saco com os ventos violentos, deixando apenas de fora a brisa suave, Zéfiro, para que chegassem a casa sãos e salvos com a condição de ninguém saber o que este continha, caso contrário aconteceria o pior que ele pudesse imaginar. Ulisses concorda, mas o marinheiros cheios de curiosidade abrem o saco e desencadeam a pior das tempestados. Eles naufragam, novamente, na ilha de Éolia, mas desta vez o rei furioso com a desobediência não os ajuda. Depois de recuperarem o navio, retomam a viagem.
4º desafio
Ilha de Circe
Uns dias mais tarde, aportam noutra ilha e os marinheiros decidem explorá-la, mas Ulisses cansado e desiludido fica no navio. Só passados quatro dias, surge Euriculo que lhe conta que a feiticeira Circe ofereceu um licor aos marinheiros, transformando-os em porcos. Ulisses vai salvar os companheiros e, pelo caminho, encontra a deusa Atena, sua protetora, que lhe entrega a erva da vida para que não seja transformado em animal. Quando a feiticeira vê Ulisses apaixona-se por ele. Mesmo assim, ela dá o licor a beber a Ulisses, mas nada lhe acontece. Ela tenta manter Ulisses na ilha durante uns tempos, mas ele mostra-se triste, pensando no mar e na família. Ao vê-lo assim, ela deixa-o partir, aconselhando-o a passar pela Ilha dos Infernos para falar com o Profeta Tirésias e prevenindo-o do perigo do Mar das Sereias.
5º desafio
Ilha dos Infernos
Ulisses passa pela Ilha dos Infernos onde vagueiam as sombras dos mortos. À entrada da gruta está Cérbero, o cão de três cabeças, que se tivesse os olhos abertos estava a dormir e se estivessem fechados estava acordado. Como estavam abertos, Ulisses entra e logo vê a sombra da mãe. Ela conta-lhe que tem de regressar a Ítaca o mais breve posssível, porque Penélope está a ser pressionada para casar e dar um novo rei a Ítaca, mas que vai adiando o dia, tecendo uma teia durante o dia que desmancha à noite.Encontra também o Profeta Tirésias que confirma as palavras de sua mãe e avisa-o de que os pretendentes estão a arruinar o reino e de que o seu povo estava a passar necessidades. Ao prosseguir viagem por aquele reino, Ulisses ainda encontra Tântalo e Sísifo, mas o ambiente torna-se insuportável e volta ao navio.
6º desafio - descobre mais sobre Tântalo e Sísifo
Mar das Sereias
Quando chegam ao Mar das Sereias, os marinheiros avisam Ulisses para porem cera nos ouvidos por causa do canto das sereias que atraiam os marinheiros para a morte, mas ele diz-lhes que queria ouvir as suas vozes encantadas e pede que o amarrem ao mastro do navio por precaução.Subitamente, Ulisses começa a ouvir a voz de Penélope que diz ser prisioneira das sereias e pede-lhe para a salvar. Ele implora aos marinheiros para pararem de remar e o libertem, mas estes, de costas viradas para ele, não o veem nem ouvem. Quando passam o Mar, os marinheiros tiram a cera dos ouvidos e encontram o nosso herói cheio de suor e sangue. Ulisses conta-lhes que elas imitam as vozes das pessoas que eles mais amam para os atrair.
7º desafio
Córcira
Ulisses e os seus marinheiros continuam a viagem e encontram dois rochedos: um é uma mão que os esmaga e o outro é uma boca que os engole. Mais um naufrágio acontece e Ulisses é o único sobrevivente. Lançado para as praias da terra dos Feácios, Córcira, é salvo por Nausica, filha do rei Alcino e da rainha Ariete. Ulisses perde a memória, mas um dia recupera-a e conta as suas aventuras desde Tróia. O rei Alcino oferece-lhe presentes, um navio e marinheiros que o levam à sua tão desejada Ítaca.
8º desafio
Chegada a Ítaca
Como Ulisses estava tão cansado, adormece na viagem e, quando chegam a Ítaca, ainda sem acordar, os marinheiros colocam-no na praia com os pertencentes ao seu lado. Quando acorda, pensando ter naufragado de novo, sente-se perdido, mas é surpreendido por Atena que lhe diz que está de volta à sua terra. Esta transforma-o em mendigo para que possa passar despercebido até chegar perto da família. Ulisses vai ter a casa do seu amigo Eumeu, que não o reconhece e lá reencontra o seu filho Telémaco, contando-lhe o seu plano para derrotar os pretendentes de Penélope . No dia seguinte, vai ao palácio pedir esmola, Penélope ajuda-o, pensando que ele era um mendigo, mas apenas o seu velho cão Argus e a sua ama Euricleia o reconhecem. Por fim, Ulisses e Telémaco lutam juntos e vencem os pretendentes de Penélope, acabando por viverem felizes em família, para sempre.
9º desafio
Vamos continuar viagem e viver mais "aventuras", tentando superar alguns desafios que te vou colocar.Prepara-te e carrega no botão!
Agora imagina que a tua escola vai realizar um concurso em que o tema são as "Personagens da obra Ulisses".Achas que as conheces todas? Vamos então testar!
Espero que tenhas gostado de ler sobre as aventuras de Ulisses.Regista a tua opinião no Padlet que se segue.
Então como estão esses conhecimentos? Fresquinhos na memória, espero!Chegou a hora de os avaliarmos com um Kahoot. Dedinhos prontos? Vamos começar!!