Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
GENIAL PRESENTATION Psicologia
Renata Santos
Created on March 1, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Transcript
Autores da história da psicologia
fig1.
Feito por: David Cebola,Flávia Jesus, Maria Clara, Renata Santos , Kelvyn Dias
Indíce
Método,objetivo,objeto
Introdução
Dicotomia
Watson
Os psicólogos
Wundt
Freud
Rogers
Piaget
Diálogo
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Neste trabalho iremos explicar como certos conceitos estruturaram diferentes conceções de ser humano. Iremos identificar as grandes dicotomias relacionadas com a explicação do comportamento. Analisar as tendências da psicologia. Os três elementos fundamentais da psicologia Iremos falar também sobre cinco psicólogos e suas teorias sendo eles: Wundt, Watson, Freud, Rogers e Piaget.
Método, objetivo e objeto
Comportamento são reações como beber, comer, escrever ou chorar Processos mentais são pensamentos e sentimentos Os objetivos são descrever, explicar, prever e controlar Existe 6 passos para testar uma ideia ou hipótese Ligação com Wundt, Watson, Freud, Rogers e Piaget
fig2.
Dicotomia
As dicotomia são essenciais para que colocamos em polos opostos as perspectivas e justificação sobre um determinado fenômeno. Duas dicotomias relevantes para a psicologia, são aquelas que opões inatos a adquiridos e estabilidade a mudanças. ▪︎Dicotomia inato versus adquirido: Está atribuído um papel relevantes aos aspectos ligados à natureza e à hereditariedade ou, pelo contrário, dar maior ênfase aos aspectos relacionados como ambiente e a experiência. ▪︎Dicotomia estabilidade versus mudanças: O foco é colocado na atribuição de uma maior importância à continuidade e aos aspectos quantitativos das aquisições ou, inversamente, ao papel central da descontinuidade e dos aspectos qualitativos.
fig3.
Os psicólogos
John Watson
Freud
fig.5
fig6
fig7
Wundt
Jean Piaget
fig 9.
Rogers
fig8
Wilhelm Wundt
Ele criou o primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig na Alemanha em 1879 O seu objetivo era os elementos componentes da nossa experiência consciente, ele também tinha o intuito de Wundt com essa criação era dar uma identidade alemã mais independente na área. Para isso, indicava e defendia que os psicólogos alemães deveriam investigar os processos elementares da consciência humana. Considerando o fundador da psicologia moderna, ele foi muito criticado por lidar com relatos e não com reações, tendo sido abandonado por algumas décadas após o seu surgimento
fig10
Wilhelm Wundt
(Wundt também contribuiu na Psicologia Social) Que estuda os comportamentos em sociedade, causados por interações entre pessoas e a partir das suas linguagens e os seus hábitos culturais. (Método Introspetivo) Constituía em apertar um botão assim que vir uma luz verde, logo em seguida descrever as suas sensações e sentimentos depois de um voluntário treinado produzir um som estridente. Diferente da dicotomia interno versus externo, o associativismo tende a valorizar a dimensão interna do ser humano, especialmente sobre processos mentais (endógeno)
fig11
John Watson
Tópicos Fundou bahaviorismo com um artigo publicado em 1913 Quais as principais teses do behaviorismo? Quais as origens filosóficas do behaviorismo? Como se posicionou Watson face a algumas das grandes dicotomias?
fig 12
Freud
Sigmund Freud — Neurologista austríaco Fundador/ pai da psicanálise Foi importante para psicologia e psiquiatria. Desenvolveu teorias como o inconsciente — dimensão profunda da mente, dado o seu interesse pelo funcionamento do cérebro. A suas teorias criadas no início do século XX.
fig13
fig14
Freud
Segundo Freud, a nossa mente está dividida em três partes - Consciente
- Pré- consciente
- Inconsciente.
- Existe dois tipos de pulsões
- Ambas as pulsões residem em nós e estão sempre em conflito.
- As pulsões possuem uma fonte de energia que se chamam libido — vontade ou desejo.
Pulsões de vida: eros. E pulsões de morte: tanatos.
Teoria do iceberg
Segunda tópica
Primeira tópica
T«
fig
fig.16.
fig
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL
01
Carl Rogers
Rogers fundou sua abordagem em uma recusa em identificar a pessoa em terapia como paciente ou doente, e aponta a importância da relação da pessoa e do terapeuta, que são iguais e não possuem posição de hierarquia. Carl Rogers ficou famoso por desenvolver um método psicoterapêutico centrado no próprio paciente. Rogers foi um dos principais responsáveis pelo acesso e reconhecimento dos psicólogos ao universo clínico, antes dominado pela psiquiatria médica e pela psicanálise.
Carl Rogers
Rogers chegou à conclusão de que as três condições são eficazes como instrumento de aperfeiçoamento da condição humana em qualquer tipo de relacionamento, tais como: na educação entre professor e aluno, no trabalho, na família, nas relações interpessoais em geral. postula a ideia de que o organismo é autocontrolado e tende a se desenvolver, via condições propícias à autorrealização, para uma independência em relação aos controles externos. Para Rogers o ser humano é uma personalidade única e complexa.
Jean Piaget
Tal como os humanistas, também outros teóricos se interessaram em salientar o papel ativo do ser humano e em retomar o estudo dos processos mentais, isto é, da cognição. Jean Piaget centrou suas investigações nos processos cognitivos em particular os relativos a inteligência. Defendia que o ser humano se constrói na interação do seu património genético com o meio envolvente. A construção do conhecimento resulta da adaptação aos desafios do meio e implica três processos: assimilação, acomodação e desequilíbrio.
Assimilação, Acomodação (adaptação) e equilibração
Esquema
Construtivismo
Para além de interacionista, a abordagem de Piaget é também construtivista, já que pressupõe que a construção da inteligência ocorre por estádios e que o sujeito desempenha um papel ativo neste processo.
Dicotomias
Ao atribuir um papel ativo ao individuo no seu desenvolvimento e ao enfatizar a importância de processos como a assimilação, acomodação e a equilibração, o interacionismo de Piaget adotou um processo de charneira relativamente às dicotomias: - Inato (fatores biológicos) versus adquirido (fatores ambientais) - Interno (processos mentais) versus externos (comportamentos) - Continuidade versus descontinuidade
Diálogo
Rogers
Freud
Eu discordo! “Nunca concordei que a natureza humana fosse bem caracterizada como hostil, antissocial, destrutiva e má”. Eu, na verdade, acredito que há mais precisão em descrever as pessoas com expressões positivas, construtivas, realistas e confiáveis. Eu não nego que as pessoas possam se comportar destrutiva e cruel. Pela minha experiência leva-me a crer que os fatos sociais e culturais são os principais geradores dos nossos comportamentos maldosos, incluindo os preconceitos, cultivados contra indivíduos diferentes. Por isso concluo afirmando que deveríamos confiar no ser humano, pois ele é verdadeiramente livre para escolher e naturalmente possuidor de um comportamento que permite perpetuar a espécie humana e melhorar a sociedade como todo. Quando o ser humano é interiormente livre para escolher, tende a valorizar os objetos que farão crescer e desenvolver que terão efeitos semelhantes nos outros que o rodeiam.
“ Acredito que o instinto agressivo humano é inato, persistente e universal. Para mim, a essência humana é destrutiva, sendo necessário o controlo dos instintos. Se ver o trabalho, noticiários a noite ou ler, acaba por concorda com a imagem negativa da natureza humana. As pessoas frequentemente podem ser cruéis e egoístas, cometendo atos de brutalidade contra estranhos e até contra os seus familiares. Ainda que digam que as pessoas podem ser muito gentis, abnegadas e amáveis para com os outros. Concordo. Penso que ser “bom” não contradiz a natureza destrutiva das pessoas. Considero que o comportamento virtuoso como resultado do controlo exercido pelo superego, da sublimação dos instintos e de mecanismo de defesa.
Nós com visões opostas queremos que reflita a respeito da natureza verdadeiramente. Agora reflita: serão as pessoas intristicamente conduzidas por instintos agressivos?
Ou as pessoas são naturalmente boas como Rogers?
Conclusão
Neste trabalho constatamos os problemas e conceitos estruturantes e as grandes dicotomias na explicação do comportamento humano. Exploramos e percorremos através dos estudos e teorias dos grandes autores da história da psicologia. Foi-lhes apresentado diversas teorias e diferentes pontos de vista relacionados ao método de estudo da psicologia, como o associativismo de Wundt, behaviourismo de Watson, psicanálise de Freud, humanismo de Rogers e interacionismo de Piaget. Além disso, pudemos ver que há dois filósofos que defendem pontos de vista distintos acerca da natureza e o comportamento humano: Freud e Carl Rogers.
Os autores
Adivinhe quem são?
Bibliografia
Imagem da capa acedido em 03\02 https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.freepik.com%2Ffotos-vetores-gratis%2Fpsi-logo&psig=AOvVaw37uyA2QmrHqbHgfbm6ov5q&ust=1676721409228000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCPiR7ZLAnP0CFQAAAAAdAAAAABAD
Imagem de Wundt acedido em 03\02 https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpsicoeduca.com.br%2Fpsicologia%2Fhistoria-da-psicologia%2F8-wilhelm-wundt-o-pai-da-psicologia-moderna&psig=AOvVaw1CBPoSSgyWU72fdLcMy8B9&ust=1676550442582000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCLi6wavCnP0CFQAAAAAdAAAAABAD Imagem de Watson acedido em 03\02 https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftotallyhistory.com%2Fjohn-b watson%2F&psig=AOvVaw2srA3m0ytbi6hUGJO9Gbg-&ust=1676722529059000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCLDwgbDEnP0CFQAAAAAdAAAAABAD
Imagem de Freud acedida em 03\02 https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.discovermagazine.com%2Fthe-sciences%2Ftop-five-psychology-theories-from-sigmund-freud&psig=AOvVaw3vikRwVwwvv6YnD9e1sWn3&ust=1676550491074000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCPDOr9LFnP0CFQAAAAAdAAAAABAD
Imagem de Rogers acedida em 03\02 https://www.google.com/urlsa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FCarl_Rogers&psig=AOvVaw3LuNk2ONRfVy8_fVK6atEj&ust=1676550467929000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCLDhy5DHnP0CFQAAAAAdAAAAABAD
Imagem de Piaget acedida em 03\02 https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fes-la.facebook.com%2FSociedadefilosofiaplicada%2Fphotos%2Fcaricaturas-de-psic%25C3%25B3logos-jean-piaget-1896-1980-por-brainpopfue-un-epistem%25C3%25B3logo-%2F1022560104485913%2F&psig=AOvVaw24e8cvbQgKm1KXXDZMpSNm&ust=1676550414137000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCJCPjqfInP0CFQAAAAAdAAAAABAJ
Bibliografia
Imagem do esquema acedido em 24\02 https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.infoescola.com%2Fpsicologia%2Fpsicologia-humanista%2F&psig=AOvVaw0De2h8NdqXFm_OkZQBU9Sh&ust=1677327455954000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjRxqFwoTCPis__GRrv0CFQAAAAAdAAAAABAo
Imagem de Piaget acedido em o1\03 https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio
Video de Rogers acedido em 15\03 https://youtu.be/4rUg7qM7hyM