Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

recursos minerais

ritadias.6327

Created on February 28, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Recursos Minerais

trabalho realizado por: Rita Dias Nº14 8ºA

ÍNDICE

Minerais metálicos

O que são?

Quais são os recursos minerais?

Observação

Como são distribuídos os recursos minerais na natureza?

Minerais não metálicos

Recursos minerais e os problemas ambientais

Como são distribuídos os recursos minerais na natureza?

Principais problemas ambientais ocasionados pela exploração intensiva dos recursos minerais

10

Principais problemas ambientais

O que são?

Os recursos minerais são minerais ou rochas encontrados na natureza e que apresentam potencialidade econômica, isto é, podem ser extraídos para a obtenção de lucro de maneira direta ou indireta. No segundo caso, estamos nos referindo à sua importante aplicação na indústria. Os recursos minerais podem ser também chamados de minérios.A atividade que consiste na retirada de recursos minerais de seu local de origem com a finalidade econômica é chamada de extrativismo mineral, que está inserida no setor primário da economia.

Quais são os recursos minerais?

Os recursos minerais conhecidos e catalogados são divididos em dois tipos, seguindo a classificação geral dos minerais: metálicos e não metálicos.

→ Minerais metálicos

Minerais metálicos são aqueles elementos caracterizados por aspectos como ductilidade, condutividade de calor e eletricidade, além de sua aparência ser marcada por um brilho típico desse tipo de mineral, o que torna possível identificá-los com facilidade. São exemplos de recursos minerais metálicos:ferro, bauxita (alumínio), ouro, prata, cobre, manganês, níquel, chumbo, estanho, cobalto, zinco...

→ Minerais não metálicos

Minerais não metálicos são aqueles elementos que não possuem propriedades metálicas, como aquelas que mencionamos acima. Apesar disso, podem apresentar pequenas quantidades de metal em sua composição. Os recursos minerais não metálicos são muito utilizados na construção civil e na produção industrial de combustíveis e fertilizantes, por exemplo. São recursos minerais não metálicos: calcário, basalto, enxofre, argila, areia, fosfatos, nitratos, granito, quartzo, sal marinho, potássio, mármore, cascalho...

Observação

Existem ainda elementos que são inclusos na categoria de recursos minerais, embora não apresentem as mesmas propriedades químicas e físicas dos minerais metálicos e não metálicos. São esses recursos a água, o petróleo e o carvão mineral. Eles são classificados como recursos minerais pelo fato de serem extraídos da natureza e utilizados com finalidade econômica. No caso do carvão mineral, do petróleo e do gás natural, eles podem ser classificados também como recursos minerais energéticos, uma vez que são muito utilizados para a geração de energia direta ou para a produção de combustíveis.

Como são distribuídos os recursos minerais na natureza?

Os minerais são encontrados na natureza nos chamados depósitos minerais, que são definidos como áreas em que ocorre grande acúmulo desses elementos. Quando se trata de recursos minerais, ou seja, aqueles compostos que apresentam importância econômica, os depósitos recebem a denominação de jazidas minerais. Os recursos minerais se distribuem pela superfície terrestre e também pelo interior da litosfera, encontrando-se, assim, tanto nos solos quanto nas diferentes formações rochosas. São os processos que constituem o chamado ciclo das rochas que dão origem aos diferentes recursos minerais, sejam eles processos endógenos (metamorfismo, vulcanismo, plutonismo, circulação hidrotermal), sejam eles exógenos (intemperismo, sedimentação).

Como são distribuídos os recursos minerais na natureza?

Sendo assim, os recursos minerais se distribuem na natureza por meio das estruturas geológicas, em especial nos escudos cristalinos e nas bacias sedimentares.

  • Escudos cristalinos: principal estrutura onde se encontram recursos minerais. Chamados também de crátons, os escudos são formados por rochas basálticas e metamórficas e são onde está armazenada a maioria dos minerais metálicos e não metálicos, como ferro, manganês, cobre, ouro, granito, quartzo e outros.
  • Bacias sedimentares: são formações mais recentes do que os escudos cristalinos e se formam por meio da deposição de fragmentos de rochas obtidos a partir do intemperismo. Em decorrência do seu processo de formação, os recursos minerais encontrados nessa estrutura são principalmente os energéticos, como carvão mineral, petróleo e gás natural. Outros tipos de recursos minerais podem também ser extraídos em áreas de bacias, como o calcário.

Recursos minerais e os problemas ambientais

Apesar da grande importância econômica dos recursos minerais, a sua exploração irrestrita acarreta danos aos ecossistemas e compromete o equilíbrio do meio ambiente. Muitas vezes esses problemas ambientais são resultantes de lacunas na legislação a respeito da exploração dos solos e subsolos dos territórios nacionais ou ainda da falta de fiscalização em áreas onde há concentração de minérios.

Principais problemas ambientais ocasionados pela exploração intensiva dos recursos minerais

  • Degradação dos solos e erosão: a extração causa impactos diretos no solo de onde são retirados, podendo compactá-lo e também enfraquecer a sua estrutura física, o que o torna mais suscetível à erosão.
  • Poluição: a obtenção de recursos minerais pode gerar resíduos poluentes do ar, do solo e das águas, além do uso de substâncias como mercúrio na mineração de determinados elementos, o que eleva o risco de contaminação. Há também a poluição visual e sonora decorrentes dos processos de mineração, que ocasionam mudanças drásticas nas paisagens naturais dos terrenos.

10

Principais problemas ambientais ocasionados pela exploração intensiva dos recursos minerais

  • Desflorestamento: a remoção da cobertura vegetal é muitas vezes realizada para a instalação de infraestrutura para a exploração mineral. Além da perda da biodiversidade vegetal, o desmatamento resulta na destruição do habitat de animais e na perda também da biodiversidade animal da área em questão.
  • Escasses de recursos: a exploração intensiva pode exaurir as reservas minerais, ocasionando redução na sua disponibilidade até chegar a uma situação extrema de esgotamento.
  • Acidentes ambientais: existe o risco de acidentes ambientais em áreas onde há barragens de mineração. Essas barragens acumulam barro e dejetos da atividade mineradora em enormes volumes e, no caso da ausência de manutenção adequada ou fiscalização dessas barragens, tal material pode se espalhar nas áreas a jusante e ocasionar severos danos ao meio ambiente e à população local, como aconteceu no caso do acidente de Mariana (MG), em 2015, e do acidente de Brumadinho (MG), em 2019

Fim!

espero que tenham gostado