Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
OS MAIAS-CAPITULO 4
Diogo Gomes
Created on February 27, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
Transcript
OS MAIAS
Capítulo IV
Diogo Nº4
EXCERTO - Capitúlo IV
Carlos, naturalmente, não tardou a deixar pelas mesas, com as folhas intactas, os seus expositores de medicina. A Literatura e a Arte, sob todas as formas, absorveram-no deliciosamente. Publicou sonetos no «Instituto» sobre o Pártenon: tentou, num atelier improvisado, a pintura a óleo: e compôs contos arqueológicos, sob a influência da «Salambô». Além disso todas as tardes passeava os seus dois cavalos. No segundo ano levaria um R se não fosse tão conhecido e rico. Tremeu, pensando no desgosto do avô: moderou a dissipação intelectual, acantoou-se mais na ciência que escolhera: imediatamente lhe deram um accessit. Mas tinha nas veias o veneno do diletantismo: e estava destinado, como dizia João da Ega, a ser um desses médicos literários que inventam doenças de que a humanidade papalva se presta logo a morrer!
RESUMO
Carlos descobre a sua vocação para Medicina e matriculou-se com alegria na Universidade de Coimbra. Para que os seus estudos sejam mais sossegados, Afonso ofereceu ao neto uma casa em Celas, onde este, pelo contrário, exerce um tipo de vida quase boémio, sempre rodeado de amigos com ideias filosóficas e liberais. É sobretudo chegado a João da Ega, que estudava direito e era sobrinho de André da Ega, amigo de infância de Afonso. Pela altura da formatura de Carlos, deu-se uma grande festa na sua casa de Celas, depois da qual este partiu para uma viagem de um ano pela Europa. Ao fim desse tempo, Afonso esperava-o no Ramalhete, onde se iriam instalar.
RESUMO
Carlos tencionava montar um consultório e um laboratório em Lisboa, vontades que depressa satisfez com a ajuda do avô: o laboratório foi montado num velho armazém, e o consultório num primeiro andar em pleno Rossio. Carlos recebeu com alegria a visita do seu amigo Ega, que lhe anunciou que ia publicar o livro que andava a escrever havia já alguns anos "Memórias de um Átomo" - que todos os que tinham ouvido falar esperavam com impaciência. Esse livro falava da história de vida de um átomo, que viveu desde o início da Terra até aos tempos de hoje.
-Dois recursos estilísticos
Ironia - “Grande coisa, ter um curso!”
Metáfora - “ Afonso da Maia naquele velho de barba de neve, mas tão robusto…”
-Caracterização de Carlos da Maia
-Caracterização Física:
-Caracterização Psicológica:
-Culto, bem educado, de gostos requintados; -Educação à Inglesa -Corajoso e frontal; -Gosto pelo luxo; -Diletantismo;
-Bem constituido; -Alto, bem constituído, de ombros largos, olhos negros, pele branca, cabelos negros e ondulados; -Barba fina, castanha escura, pequena e aguçada no queixo;
Diletantismo- ter varíos interesses de diversas áreas e que não se dedica a nenhuma
-Caracterização do Paços de Celas
-Graças de cotage inglês-Isolada -Luxuosa
-Caracterização do Paços de Celas (Excerto)
Para esses longos anos de quieto estudo o avô preparara-lhe uma linda casa em Celas, isolada, com graças de cotage inglês, ornada de persianas verdes, toda fresca entre as árvores. Um amigo de Carlos (um certo João da Ega) pôs lhe o nome de «Paços de Celas», por causa de luxos então raros na Academia, um tapete na sala, poltronas de marroquim, panóplias de armas, e um escudeiro de libré.
-Caracterização do Narrador
-O narrador é heterodiegético, ou seja, não é uma personagem da história.
-O narrador omnisciente sabe tudo sobre as personagens: o seu passado, presente e futuro, bemcomo os seus sentimentos e desejos mais íntimos. É como um deus que tudo viu e tudo sabe. Verificamos que o narrador do romance conhece todo o passado dos Maias, sabendo mais sobre eles do que as próprias personagens. Isto permite-lhe arquitetar o romance, jogando com várias técnicas narrativas ao nível do tempo do discurso (por exemplo, a analepse).
Relação do conteúdo do capítulo com:
-O Título "Os Maias": Remete para o estudo de uma familia fidalga onde se destaca um nobre caracter como Afonso da Maia, Pedro,e Carlos, um homem elegante, culto, de rara sensibilidade e bom gosto. O título leva-nos para a história da familia Maia ao longo de três gerações: Primeira geração: a de Afonso da Maia, representante dos valores antigos, assinalada pela reação contra o absolutismo. Segunda geração: a de Pedro da Maia, representante da fase da instauração do Liberalismo. Terceira geração: a de Carlos da Maia, representante da decadência dos ideias liberais.
FIM!