Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
O Corcunda de Notre Dame
guilherme06.pt
Created on February 22, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
Transcript
O Corcunda de Notre Dame
Victor Hugo
O autor
Victor-Marie Hugo foi um poeta, dramaturgo, ensaísta, artista e ativista pelos direitos humanos francês. Nasceu em Besançon (França), a 26 de fevereiro de 1802 e faleceu 22 de maio de 1885.Livros como “Les Misérables” (1862) “O Corcunda de Notre-Dame” (1831) ou “O Último Dia de um Condenado” (1829) surgem como algumas das suas principais obras.
Porque escolhi este livro?
Eu escolhi este livro, pois para além de ser escrito por um autor de renome, que decidi explorar, este foi adaptado para o cinema e teatro, dando origem a um dos filmes de animação mais conhecidos. .
A história
Passada em Paris, durante a época medieval, a história tem lugar na Catedral de Notre-Dame, a principal igreja da cidade durante o período. É lá que Quasímodo, uma criança que nasceu com deformações no rosto e no corpo, é abandonado pela família e acaba por se tornar o sineiro da igreja.Durante o Festival dos Tolos de 1482 em Paris, Quasimodo, o corcunda de Notre Dame, é eleito o Papa dos Tolos por ser a pessoa mais feia de Paris. É erguido num trono e desfilado em Paris pela multidão.
A história
Pierre Gringoire, um poeta e filósofo esforçado, tenta, sem sucesso, fazer com que a multidão assista à sua peça em vez do desfile. O padre Claude Frollo aparece, pára o desfile e ordena a Quasimodo que regresse a Notre Dame com ele. À procura de algo para comer, Gringoire admira a beleza encantadora de La Esmerelda, uma bailarina de rua cigana, e decide segui-la até à sua casa. Depois de virar uma esquina, ela é subitamente atacada por Quasimodo e Frollo. Gringoire corre para a ajudar, mas é esmurrado pelo Corcunda enquanto o Padre foge. Os arqueiros do Rei, liderados por Phoebus de Chateaupers, chegam mesmo a tempo e capturam o Corcunda. Mais tarde nessa noite, um grupo de mendigos e ciganos está prestes a enforcar Gringoire numa praça, quando La Esmerelda se apresenta e se oferece para salvar a sua vida, "casando" com ele por apenas quatro anos.
A história
No dia seguinte, Quasimodo é levado a julgamento e condenado a duas horas de tortura na Place de Grève. Implora por água, mas ninguém responde aos seus apelos até que La Esmerelda aparece e lhe traz algo para beber. Nas proximidades, uma reclusa chamada Irmã Gudule, grita a Esmeralda por ser uma "criança cigana ladra" e culpa-a pelo rapto da sua filha que acontecera quinze anos antes. Alguns meses depois, Esmeralda está a dançar em frente de Notre Dame, quando Phoebus a chama para junto de si. Ela apaixona-se por ele e cora quando este lhe pede para se encontrar com ela mais tarde nessa noite. O padre observa-os do topo de Notre Dame e fica incrivelmente ciumento de Phoebus. A sua cobiça obsessiva por Esmeralda fê-lo renunciar a Deus e estudar alquimia e magia negra. Na sua cela secreta em Notre Dame, ele planeia apanhar Esmeralda. Mais tarde nessa noite, o padre segue Phoebus ao seu encontro com Esmeralda e apunhala Phoebus repetidamente. Este foge e La Esmeralda é capturada pela guarda do Rei.
A história
Depois de ter sido torturada no seu julgamento, Esmeralda confessa falsamente ter morto Phoebus e ser uma bruxa. Esta é então condenada a ser enforcada na Place de Grève. O padre visita-a na prisão e declara o seu amor. Ele implora-lhe que o ame e lhe mostre alguma pena, mas ela chama-lhe assassino, recusando-se a ter qualquer coisa a ver com ele. Antes da sua execução, Esmeralda é humilhada publicamente em frente de Notre Dame. Olhando através da praça, ela vê de repente Phoebus e chama pelo seu nome. Este sobreviveu efetivamente à tentativa de assassinato, mas não quer que se saiba que foi ferido. Ele afasta-se de Esmeralda e entra na casa da sua futura noiva. Nesse momento, o Corcunda, balançando numa corda de Notre Dame leva Esmeralda de volta para a catedral, gritando " Santuário! Ele tinha-se apaixonado por ela quando esta lhe trouxe água.
La Esmeralda está a salvo da execução enquanto ela se mantiver dentro da catedral. Inicialmente esta tem dificuldade em olhar para Quasimodo, mas estes acabam por formar uma amizade. Entretanto, um grupo de ciganos resolve salvar Esmeralda depois de ouvir que o Parlamento ordenou que ela fosse removida de Notre Dame. Mas quando o Corcunda os vê atacar a catedral, pensa que eles vieram para a matar e afasta-os o melhor que pode. O padre usou o ataque como diversão para tirar Esmeralda da catedral. Ele oferece-lhe duas escolhas: ou ela diz que o ama ou é enforcada. Esmeralda exige ser executada e Frollo deixa-a com a Irmã Gudule. Para seu espanto, elas descobrem que são mãe e filha. Gudule tenta proteger Esmeralda, mas é demasiado tarde.De volta para a torre, o Corcunda encontra o padre a observar os acontecimentos no patíbulo. Quando o Corcunda olha para baixo, ele vê sua amada Esmeralda sendo arrastada para a forca. Horrorizado, ele vê a Cigana a ser enforcada. O Corcunda perde a cabeça e ataca o padre, empurrando-o da torre para a morte. Quasimodo desaparece e nunca mais é visto em Paris.
A história
O tempo passa. Gringoire torna-se um escritor de sucesso e Phoebus casa-se. Dois anos depois, durante as obras para escavar a vala de Montfalcon, a sepultura de Esmeralda é aberta. Lá, os soldados encontram um esqueleto deformado abraçado ao esqueleto da Cigana. O mistério do desaparecimento de Quasímodo é esclarecido. Na profunda tristeza da morte, o Corcunda uniu-se eternamente com aquela a quem amou.
Excerto
“Era o primeiro júbilo de amor-próprio que alguma vez sentira. Até então, só conhecera a humilhação, o desdém pela sua condição, o nojo pela sua pessoa. Por isso, apesar de surdo, saboreava como verdadeiro papa as aclamações desta multidão, que ele odiava por sentir-se odiado por ela.”
Apreciação pessoal
O livro é um exemplo de amor, amizade e lealdade que triunfam sobre o preconceito e a injustiça. Além disso apresenta uma descrição vívida e emocionante da Paris medieval, que pode ser vista como uma homenagem à história e à cultura francesa. Victor Hugo contribuiu largamente para a valorização da Catedral de Notre-Dame, tornando-a mais célebre e transformando-a na eterna morada de Quasímodo. Até hoje, é impossível olharmos para ela e não imaginarmos o sineiro no topo.
Apreciação
Guilherme Silva Nº7 -11º B