Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Renascimento Científico
Edgard Mont´Alvao
Created on February 21, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Microsite
View
Essential Microsite
View
Essential CV
View
Practical Microsite
View
Akihabara Resume
View
Tourism Guide Microsite
View
Online Product Catalog
Transcript
renascimentocientífico
Start
Tópicos
- O que é Renascimento?
- As zonas de manifestação de renascimento
- A literatura no renascimento
- O desenvolvimento da ciência no renascimento
- A arta no renascimento
- A pintura no renascimento
- A escultura no renascimento
- A arquitetura no renascimento
O que é renascimento?
O Renascimento foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte. Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.No final da Idade Média, a burguesia, ou seja, os comerciantes e artesãos se enriqueceram e se tornaram mecenas, patrocinando a construção de palácios e igrejas. Suas encomendas poderiam ser individuais ou realizadas através dos grêmios profissionais que demandavam esculturas e pinturas para exibir sua prosperidade. As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.
As zonas de manifestação do renascimento
As zonas de manifestação do Renascimento Foi na Península Itálica e na Flandres que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Génova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual.
A literatura no renascimento
Quando, na transição da Idade Média para a Idade Moderna (séculos XIV e XV), começaram a se formar as primeiras nações modernas, como Portugal, Espanha e os vários principados italianos, teve início também um processo de eferverscência cultural, que procurou recuperar a tradição clássica da Antiguidade Ocidental, mencionada no parágrafo anterior. Essa eferverscência cultural receberia por parte dos historiadores o nome de Renascimento Cultural e teria eco nas artes plásticas (pintura e escultura), na arquitetura, no pensamento político e filosófico, na investigação científica e, é claro, na literatura. Com o desenvolvimento literário durante a época do Renascimento, as línguas vernáculas derivadas do latim, como o português, o italiano, o francês (provençal) e o espanhol, ganharam um contorno sistemático e esmerado.
O desenvolvimento da ciência no renascimento
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas.A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna. Os renascentistas estavam preocupados em estudar a natureza através da experimentação e da segmentação de informações. Vários homens e até mulheres realizaram pesquisas e, entre tantos, podemos citar Leonardo da Vinci. Embora tenha sido um dos nomes mais importantes do Renascimento Cultural e Artístico, ele também se destaca no Renascimento Científico, ao lado de Nicolau Copérnico. Apesar de muito estendido, hoje em dia a palavra "Renascimento" é usada com ressalva. Afinal, este vocábulo dá impressão que não se pesquisava, nem se fazia ciência durante a Idade Média, o que é inexato.
A arte, a pintura, a escultura, a arquitetura no renascimento
arte
arquitetura
escultura
O Renascimento Artístico representou uma das vertentes do período renascentista com a profusão de diversas obras. Lembre-se que o Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XV na Itália.
A arte renascentista na escultura foi uma expressão artística muito forte no sentido mais humanista. Aqui também utilizavam-se proporções geométricas e perfeita simetria.
A arquitetura renascentista foi desenvolvida durante o período do renascimento europeu, que teve início no século XIV e permaneceu até o século XVI. Esse novo estilo que surgia, estava alijado dos modelos medievais e da arquitetura gótica.
pintura
Na pintura, a arte renascentista foi marcada por novidades. A primeira foi a utilização de perspectiva, deixando as pinturas mais reais e vivas com as técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume na obra. Pintores brincavam com jogo de cores quentes com frias, para variar a luz e permitir distância ou proximidade.
Trabalho de história
Trabalho feito por:Emanuella Vitoria Isabel Santana Pietra Emanuelle Vitoria Losano Victoria Laurino Rafaella Colombo Rafaela Castello
Sites usados para apresentação: Toda Materia Word press Brasil escola
Slides feitos por: Rafaella Colombo Rafaela Castello