Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Fantasma de Canterville

Miriam Torres

Created on February 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Transcript

"O Fantasma de Canterville"

Oscar Wilde

Miriam Torres nº13 9ºD

Índice

Críticas

Sobre o autor

Adaptações

Personagens da obra

Bibliografia

Resumo

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu a 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Foi um escritor, poeta e dramaturgo e é amplamente considerado um dos maiores escritores na língua inglesa. Wilde estudou na Universidade de Oxford e fixou-se em Londres, onde se tornou um dos líderes do movimento estético e literário conhecido como esteticismo. A sua poesia e peças de teatro eram conhecidas pelo estilo extravagante e atenção aos detalhes estéticos.

Oscar Wilde

1854-1900

No entanto, Wilde é também conhecido pela sua vida pessoal tumultuosa e escandalosa. Foi condenado a dois anos de prisão por homossexualidade e imoralidade. Após ser libertado em 1897, Wilde mudou-se para Paris, onde passou o resto de sua vida. Morreu a 30 de novembro de 1900 de meningite cerebral, aos 46 anos.

Obras

  • "O Retrato de Dorian Gray" - romance
  • "A Importância de Ser Prudente" - comédia
  • "Salomé" - peça de teatro

Personagens de "O fantasma de Canterville"

  • Fantasma de Canterville - É o personagem-título da obra e é descrito como um espírito assombrado e triste que tenta desesperadamente assustar a família americana que acaba de se mudar para a sua casa.
  • A família Otis - São os protagonistas da história e são retratados como típicos americanos ricos e práticos.
  • Virginia Otis - É a filha mais nova da família Otis e é a personagem mais compassiva e sensível da história. Ela é a única que realmente se importa com o sofrimento do fantasma e a única que consegue ajudá-lo a encontrar a paz.

Resumo - "O fantasma de Canterville"

O livro conta a história de um fantasma inglês que assombra o Castelo de Canterville há mais de trezentos anos. Quando uma família americana muda-se para o castelo, o fantasma espera assustá-los como fez com todas as outras famílias que lá viveram. No entanto, esta família americana não se intimida com o fantasma e confronta-o com atitudes ridículas. Virginia, a filha mais nova desta família, comove-se com o fantasma e decide ajudá-lo a libertar-se da maldição que o prende ao castelo. Ao longo da história, o livro faz uma crítica ao conservadorismo e à rigidez das tradições inglesas, em contraposição à liberdade e criatividade dos americanos.

Críticas

Esta obra recebeu críticas positivas quando foi publicada. É considerado um dos trabalhos mais populares de Oscar Wilde. É elogiada pela combinação de elementos cômicos e sobrenaturais e pela crítica social irônica. A maneira como Wilde ridiculariza as tradições britânicas é particularmente admirada, assim como sua habilidade em criar personagens memoráveis. Também houve críticas negativas. Criticaram o tom irônico e o humor como sendo excessivos, outros acharam que a história não era assustadora o suficiente para ser considerada uma história de terror. No geral, "O Fantasma de Canterville" foi bem recebido pela crítica e pelo público e é considerado um clássico da literatura inglesa.

Adaptações da obra

  • Cinema - "The Canterville Ghost";
  • Teatro - "The Canterville Ghost" de Arthur Reade;
  • Animação - episódio do desenho animado "The Canterville Ghost" da série "Daffy Duck and Porky Pig Meet the Groovie Goolies";
  • Literatura - "The Canterville Ghost" de Janet Thiele e foi incorporada em "Harry Potter e a Câmara dos Segredos" de J.K. Rowling.
- Livro: "O fantasma de Canterville" - https://oblogcantodaleitura.blogspot.com/2018/01/o-fantasma-de-canterville-resumo.html - https://www.poraoliterario.com/2021/12/resenha-o-fantasma-de-canterville-e.html - https://www.ebiografia.com/oscar_wilde/