Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

FERREL

14536

Created on February 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

FERREL

a primeira insígnia (1985)
bandeira (2014)
Simone Oliveira Silva Nº: 25 Tª: 10ºLH2

ÍNDICE

História de Ferrel

01

02

03

Enquadramento Geografico

Porquê o nome Ferrel

Origens de Ferrel

05

06

07

Criação da freguesia

Nuclear

Religiosidade

08

09

Usos, Costumes, Gentes e Peculiaridades

Património natural e construído

ENQUADRAMENTO GEOGRÁFICO

Ferrel situa-se na antiga província da Estremadura, distrito de Leiria e conselho de Peniche. A freguesia de Ferrel ocupa um área de 13,79 quilómetros quadrados, confrontando a norte com Oceano Atlântico, a sul com freguesia de Atouguia da Baleia, a nascente com o conselho de Óbidos e a poente com a freguesia de Peniche.

Habitantes: 2 749

ORIGENS DE FERREL

A população de Ferrel sempre teve características muito próprias, usos e costumes únicos e muito diferentes das populações dos arredores e, por isso era vista de uma maneira desconfiada . A população de Ferrel foi crescendo muito virada para si própria, auto desenvolvendo-se sem "dar confiança" aos estranhos da terra.Criou assim, espontâneamente, ao longo dos séculos, a sua identidade própria, o seu estatuto próprio de "Raça Ferreleija".

PORQUÊ O NOME FERREL?

O nome de Ferrel terá derivado da frase "Ferremos aqui", proclamada pelo náufragos quando chegaram a este local e aqui se instalaram.

CRIAÇÃO DA FREGUESIA DE FERREL

O anseio do povo de Ferrel querer passar a ser freguesia já vinha de há muitos anos, precisamente há 216 anos. No dia 1 de maio de 1802 foi apresentado à Câmara Municipal de Peniche um pedido para a criação da freguesia de Ferrel. Ferrel pertencia á freguesia de Atouguia da Baleia que tinha ainda mais 17 localidades.

cópia do documento original que pedia a junta de freguesia de ferrel

NUCLEAR

Tudo começou nos primeiros anos da década de 1970 na zona do "Moinho Velho", assim chamada por ali ter existido a mais antiga azenha (moinho de água) de Ferrel.Era na altura uma zona quase deserta. Sem ninguém de Ferrel saber, surgiram, no local máquinas e operários que começaram a trabalhar no terreno, abrindo poços bastante profundos e compridas valas no sentido sul/norte em direção ao mar.

No dia 15 de março de 1976 pelas sete hora tocou o sino até a exautão, as oito horas foi dada a voz de partida: "Todos ao Moinho Velho!" ...e lá fomos... a grande maioria a pé, outros de burro, de carroça de trator e até de bicicleta, uns levavam enxadas outros forquilhas, mas estas "armas" eram só para assustar, a nossa atuação ia ser ordeira e pacífica para a razão estar no nosso lado. Assim, foi criada uma comissão devidamente organizada, denominada CALCAN (Comissão de Apoio à Luta Contra a Ameaça Nuclear)

RELIGIOSIDADE

- FESTA DE NOSSA SENHORA DA GUIA Celebra-se em Ferrel no dia 5 de agosto - FESTA DE SANTA QUITÉRIA Realiza-se no último fim-de-semana de outubro. - BOM JESUS DO CARVALHAL Comemorada no terceiro fim-de-semana de setembro.

Santa Quitéria, padroeira dos jovens solteiros
procissão a sair da igreja
à chegada e à partida da-se 3 voltas á igeja

USOS, COSTUMES, GENTES E PECULIARIDADES

- Ursos, Macacos, Leões

Desde os tempos mais antigos que os ferrelejos se apelidam uns aos outros de ursos, macacos ou leões, conforme a sua área de residência na povoação, pois também esta situação está mais o menos delimitada no terreno. Esta história é um dos reflexos da rivalidade que existiu entre a parte de cima e a parte de baixo da nossa terra.

1-URSOS 2-MACACOS 3-LEÕES

- Alcunhas

- ALCUNHAS RELACIONADAS COM PROFISSÕES"Joaquim Moleiro"; "Zé Padeiro"; "Eduardo Alfaiate"; "Zé Penicheiro"- ALCUNHAS LIGADAS A CARACTERÍSTICAS FÍSICAS "João Barrigana"; "Pezudos"; "Perna Torta", "Rato Cego"; "Fanha"- ALCUNHAS RESULTANTE DE FACTOS OCORRIDOS NA VIDA DAS PESSOAS"Leva a Bruxa", "Mata Gatos"; "Passa Fome"; "Manata"- ALCUNHAS CUJAS ORIGENS SÃO DESCONHECIDAS"Garrafa", "Pirralhas"; "Mói Almas"; "Malhão"; "Rabão"; "Rabeca"; "Batoque" - ALCUNHAS COM REFERÊNCIA A ANIMAIS "José Rola"; "Zé Galinha", "Dragão"; "Formiga"

- Expressões De Ferrel

Riclé = Amigo Olé (saudação) Nha Jóia = Minha Jóia (era utilizada quando dirigiam às crianças) Pau de fio = Poste Vai pós tojos = Desaparece Reninó = Gaita de foles Mói-te feijoca = Não me aborreças Tá-se a cozer = Vai-te lixar, não me incomodes

- O Burro

O burro era o animal mais utilizado em Ferrel. Para ir para as arteias, para ir lavar a roupa aos rios, para ir vender entre outras. Era um animal muito bem estimado pelo povo ferreleijo. Em Ferrel existe ainda a corrida dos burros que consiste em fazer uma corrida à volta da igreja de Nossa Senhora da Guia. Quem for o primeiro a cruzar a meta a comissão que está frente da festa dá um prémio.

qualquer criança de Ferrel lidava, sem medo, com um burro
hoje o Moinho Velho, todo amanhado, é o pulmão agrícola da população de Ferrel

Património natural e construído

-Moinho Velho -Bica (Riclé) -Lavadouros -Chafarizes -Cemitério -Escolas Primarias -Igreja De Nossa Senhora Da Guia -Praia Da Almagreira -Praia Do Baleal

os lavadouros no tempo da inauguração (1968)
chamadas de escolas do Estado Novo (1938)
igreja década de (1960)

Obrigado pela atenção

Simone Oliveira Silva Nº: 25 Tª: 10ºLH2