Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação AvaliaSESI 2023

Guilherme Garcia

Created on February 17, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Learning Unit

Akihabara Learning Unit

Genial learning unit

History Learning Unit

Primary Unit Plan

Vibrant Learning Unit

Art learning unit

Transcript

Clique nos botões abaixo para saber mais informações sobre a primeira aplicação da AvaliaSESI-SP de 2023.
O que é?
O que mudou?
Como será a avaliação?
Como a escola deverá se organizar?

O que é?

Aplicada desde 2022 dentro da rede, a AvaliaSESI-SP é uma avaliação externa que tem como objetivo o monitoramento das aprendizagens dos estudantes. Os resultados, juntamente com uma análise minuciosa da realidade e peculiaridades da escola, permitem um planejamento e execução de ações que podem impactar positivamente o processo de ensino e aprendizagem.

O que mudou?

Para a aplicação de 2023, haverá algumas novidades:

Desenvolvimento da avaliação em parceria com a TRIEduc Inteligência Educacional, uma empresa que possui recursos para contribuir ainda mais com a qualidade da AvaliaSESI.

Os resultados serão analisados por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizada em avaliações externas, como o SARESP e o ENEM, ela permite a criação de uma escala de proficiência que considera o grau de dificuldade dos itens.

A fim de manter um alinhamento entre currículo e avaliação, a matriz de referência contém os descritores criados em consonância com as Expectativas de Ensino e Aprendizagem previstas para a 1ª etapa do ano letivo.

As áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão avaliadas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental I. Além disso, o componente curricular de Língua Inglesa também será abordado a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Como será a avaliação?

As aplicações da AvaliaSESI 2023 acontecerão ao final de cada etapa do ano letivo, sendo duas aplicações para o 2º ano do Ensino Médio e três para as demais turmas participantes. As avaliações serão realizadas pelos estudantes em uma plataforma digital online. Portanto, a escola deverá disponibilizar equipamentos com acesso à internet e reservar todos os espaços disponíveis para o período de aplicação.

Importante: a prova impressa será aplicada apenas aos estudantes que necessitarem desse recurso.

A avaliação será composta por itens de múltipla escolha. Clique aqui para ver as turmas participantes, a estrutura das provas e os períodos referentes à primeira aplicação.

Período de aplicação para o 3º ano EF ao 1º ano EM e 3º ano EM:

10/04 a 19/05

Período de aplicação para o 2º ano EM:

12/06 a 26/06

O que fazer para garantir o sucesso da aplicação?
Datas importantes
Materiais
Quem deve aplicar a avaliação?

Datas importantes

Atente-se às datas abaixo:

06/03

24/03 a 28/03

12/06 a 26/06

23/03

29/03 a 06/04

Comunicação para a comunidade escolar e orientações aos aplicadores.

Definição de calendário de aplicação na escola (datas, turmas, aplicadores, salas etc.) .

Recebimento das informações gerais da aplicação da 1ª AvaliaSESI-SP (Informativo no Painel de Gestão).

Aplicação da 1ª AvaliaSESI-SP para o 2º ano EM - 1º etapa (Novo Ensino Médio).

Recebimento de orientações para a aplicação da AvaliaSESI-SP (Informativo no Painel de Gestão).

07/03 a 28/03

10/04 a 19/05

28/03

24/03

Participação em reunião para orientações e esclarecimentos com equipe gestora e OED.

Preenchimento da planilha referente à aplicação impressa para estudantes do mapeamento de inclusão (arquivo na pasta do CE).

Ingresso em equipe do Teams para dúvidas e suporte técnico.

Aplicação da 1ª AvaliaSESI-SP para o 3º ano EF ao 1º ano EM e 3º ano EM - 1ª etapa.

O que fazer para garantir o sucesso da aplicação?

• Retome as Diretrizes de Avaliação de Sistema, pois há procedimentos que devem ser garantidos pelas escolas;• Elabore um cronograma adequado ao contexto da escola e se certifique de que todos compreendam a importância desse momento;• Disponibilize o e-mail educacional e RM de cada estudante, pois esses dados serão utilizados para acessar a plataforma da avaliação;• Organize-se para possíveis eventualidades, como problemas de conexão ou falta de energia e ainda estudantes que faltarem no dia da aplicação por motivos justificáveis. A janela de aplicação é ampla, o que permite que a escola se reorganize, caso seja necessário;• Planeje ações/atividades para os estudantes que finalizarem a prova antes do tempo previsto. É importante que os(as) estudantes que estão fazendo a prova continuem em um ambiente sem interferências e distrações.

Planejamento

• Explique aos envolvidos como acontecerá essa avaliação e como eles podem colaborar para a aplicação;• Produza o material de comunicação para a escola e as famílias, utilizando a máscara compartilhada na pasta "Materiais de divulgação" para informar a data e horário da aplicação das provas na escola;• Converse com os(as) professores(as) sobre o objetivo dessa avaliação, ressaltando sua importância diagnóstica para potencializar as ações da escola em conjunto com as avaliações que eles(as) têm realizado ao long o das etapas.

Comunicação

Não se esqueça: • Comunique o(a) OED e os professores aplicadores antecipadamente sobre a aplicação e compartilhe com eles(as) seus respectivos manuais. É importante que eles(as) estejam diretamente envolvidos no planejamento da aplicação para poderem antecipar problemas e propor soluções; • Confirme se todos os envolvidos compreenderam as orientações e se têm todas as informações de que precisam para exercer suas responsabilidades na aplicação.

Quem deve aplicar a avaliação?

Os professores aplicadores deverão:

  • Orientar os estudantes a levarem caneta/lápis para o local de aplicação e disponibilizar uma folha de rascunho para a realização das provas;
  • Pedir aos estudantes que assinem a lista de presença;
  • Orientar os estudantes sobre os procedimentos a serem seguidos durante a aplicação (levantar a mão para solicitar auxílio, saídas para o banheiro, o lanche em sala, caso houver, o silêncio, o respeito ao colega, etc.) bem como sobre o tempo de duração da avaliação;
  • Anotar o horário de início e término da prova em local visível para os estudantes;
  • Orientar os estudantes a lerem as orientações gerais na plataforma e, caso necessário, realizar a leitura delas em voz alta;
  • Circular pela sala e verificar se algum(a) estudante precisa de ajuda;
  • Orientar os estudantes a realizar as atividades previamente planejadas até o término da aplicação.

Os OEDs deverão:

  • Agendar a aplicação na plataforma (orientações disponíveis no tutorial de agendamento);
  • Organizar o espaço para a aplicação da avaliação. Se possível, priorizar a utilização de computadores com acesso à internet a cabo. Caso sejam utilizados notebooks, tentar realizar a aplicação em um ambiente próximo ao access point (AP);
  • Certificar que os computadores estão funcionando perfeitamente e que os notebooks estão com a carga de bateria completa;
  • Verificar se todos os estudantes têm e-mail educacional e, caso ainda não, realizar um pedido de criação com antecedência;
  • Disponibilizar o link da prova de forma que o estudante não tenha dificuldades no acesso;
  • Permanecer disponível caso os(as) estudantes tenham problemas no carregamento da página das provas;
  • Organizar a sala para a próxima aplicação e verificar se todos os estudantes fizeram o logoff de suas contas da plataforma.

Há um manual de aplicação específico para os professores aplicadores e um para os orientadores de educação digital. Esses documentos devem ser lidos pela equipe gestora e entregues a esses profissionais, de preferência impressos. É importante garantir que os aplicadores tenham compreendido todas as informações e tenham a quem recorrer em caso de dúvidas.

Lorem ipsum dolor sit amet

Materiais

Após ingressar na equipe do Teams, clique aqui para ter acesso aos seguintes materiais:

  • Diretrizes de Avaliação de Sistema;
  • Manuais de aplicação;
  • Tutorial de agendamento de provas;
  • Tutorial de utilização do Painel de Monitoramento;
  • Documento de diversidade inclusão com orientações específicas para os estudantes com deficiência, transtornos e/ou altas habilidades;
  • Checklist para a organização da equipe gestora;
  • Material para divulgação.

Observação: em breve, as provas e folhas de resposta para os estudantes previamente indicados pela escola serão disponibilizadas no formato em PDF.