Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Plasmodium Vivax

Francisco Pereira

Created on February 17, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Halloween Infographic

Halloween List 3D

Magic and Sorcery List

Journey Map

Versus Character

Akihabara Connectors Infographic Mobile

Mobile mockup infographic

Transcript

Plasmodium vivax

Francisca Sousa, nº10 Francisco Pereira, nº11 11ºD

Classificação científica

Domínio: Reino: Filo: Classe: Ordem: Família: Género: Espécie:

Eukarya Chromalveolata Apicomplexa Aconoidasida Haemosporida Plasmodiidae Plasmodium P.Vivax

Plasmodium vivax é um parasita protozoário e um patogeno humano. É a causa mais frequente e de maior propagação de malária e pertence a uma das cinco espécies de parasitas de malária que infetam o ser humano

Transmissão

Nesta espécie quem pica para se alimentar é a fêmea, logo P. vivax é transportado pela fêmea do mosquito, denominado mosquito Anopheles. As formas infectantes do Plasmodium aos mosquitos são denominadas de gametócitos. Essas formas diferenciam-se a partir dos merozoítos, que são formados durante o ciclo assexuado no hospedeiro humano. A etapa sexuada do ciclo de vida do Plasmodium ocorre somente no intestino de fêmeas de mosquitos, após a ingestão do sangue humano contendo gametócitos. Assim, a continuação do ciclo de vida do Plasmodium no mosquito dependerá da formação dos gametócitos no hospedeiro humano e da sua ativação no interior do mosquito. Por esta razão os gametócitos são usados para terapias medicamentosas para o controlo da transmissão da malária humana.

Malária

P. vivax geralmente não compromete os órgãos vitais. A mortalidade é muito rara e acontece principalmente em doentes com asplenia (ausência de baço).É importante um plano de tratamento massivo para a eliminação da malária.

Curiosidades

Malária é uma infeção dos glóbulos vermelhos do sangue causada por uma das seis espécies de Plasmodium, um protozoário. A malária causa febre, calafrios, sudorese, sensação de indisposição geral (mal-estar) e, às vezes, diarreia, dor abdominal, dificuldade respiratória, confusão e convulsões. Outros sintomas incluem aumento do baço, anemia (devido à decomposição dos glóbulos vermelhos do sangue infetados) e, às vezes, danos no coração, cérebro, pulmões ou rins.
Pearson, Richard D. “Malária - Doenças infecciosas - Manuais MSD edição para profissionais.” MSD Manuals, 2020. Accessed 19 Fevereiro 2023.Pearson, Richard D. “Malária - Infecções - Manual MSD Versão Saúde para a Família.” MSD Manuals, 2020, https://www.msdmanuals.com/pt/casa/infecções/infecções-parasitárias-protozoários-extraintestinais/malária. Accessed 19 Fevereiro 2023. “Plasmodium.” Fiocruz Rondônia, https://www.rondonia.fiocruz.br/pivem/plasmodium/. Accessed 19 Fevereiro 2023. “Plasmodium vivax - Wikipédia, a enciclopédia livre.” Wikipédia, 1 Janeiro 2018, https://pt.wikipedia.org/wiki/Plasmodium_vivax. Accessed 19 Fevereiro 2023.