Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O simbolismo no conto A aia de Eça de Queiroz

Rosa Macau

Created on February 12, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Akihabara Agenda

Akihabara Content Repository

Internal Guidelines for Artificial Intelligence Use

Sorting Cards

Correct Concepts

Interactive Scoreboard

Choice Board Flipcards

Transcript

A aia

O simbolismo no conto " A Aia"

Eça de Queirós

Algumas obras fundamentais do escritor

1845

1870
1874
1876
1878
1888
1901
1902

Resumo do conto

Num reino não identificado e num tempo que se presume ser a Idade Média, a morte do rei numa batalha transforma o príncipe, o seu filho ainda bebé, numa presa cobiçada por um tio bastardo que quer ocupar o trono. Ainda que a rainha tivesse tomado todas as precauções para proteger o reino e o seu filho, o bastardo logra invadir o palácio, acede ao quarto do herdeiro que dormia ao lado de um escravozinho, filho da aia que o amamentava, rapta-o e afasta-se do palácio. Todos supõem que o bastardo matara o princípe, porém, momentos antes da invasão, a ama trocara os bebés colocando o seu filho no berço do príncipe. Para a recompensar de ter salvo o herdeiro e de assim assegurar a sobrevivência do reino, conduzem-na à sala dos tesouros onde a aia escolhe um punhal com o qual se suicida.

O simbolismo no conto

O recurso ao símbolo na narrativa contribui para um segundo nível de leitura. No conto A aia, Eça de Queirós recorreu a alguns elementos simbólicos para enriquecer o significado do seu conto.

O Simbolismo no conto

O reino era rico em searas, o que denota a sua riqueza e prosperidade.

Lua A Lua está associada à ideia de declínio, de morte. Representa o poder das trevas, o lado misteriosa da natureza. Acompanha o percurso do rei. no conto. O rei parte para a sua conquista numa noite de lua cheia, o que significa totalidade, completude e realização. A notícia da sua morte ocorre quando esta começa a minguar, símbolo de decadência e morte.
Subtítulo
Subtítulo
Rio É o local onde o rei é morto, simbolizando, assim, o limiar entre a vida e a morte O rio representa a força da vida, a passagem do tempo e a fronteira entre a vida e a morte.

Sete lanças o sete simboliza o fechar de um ciclo, neste caso, o ciclo de vida terrena do rei e a passagem a um novo ciclo - o da vida eterna

Guizo - empunhado pelo pequeno príncipe, o guizo simboliza o futuro cetro do rei

Ouro
Símbolo de perfeição, venerado pela sua incorruptibilidade e valor, sugere a salvação, a elevação a uma forma superior. No conto, o símbolo do ouro está presente - no cabelo louro do príncipe - no guizo - na câmara dos tesouros onde todos os objetos cintilam - no céu tingido a ouro ao amanhecer
Aurora A aurora está associada ao feminino, significando ressureição e renascimento. O suicídio da aia ocorre quando o dia está a raiar.
Treva A treva (noite) está associada ao negrume da alma do tio bastardo, funcionando como mais um símbolo do mal. É na noite de treva que um dos bebés - supostamente o príncipe - é raptado pelo tio e morto. A decisão da ama deixa-a, igualmente, numa profunda escuridão de alma, relacionada com o seu profundo desgosto.
Vídeo