Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Popper - o método das conjeturas e refutações
Margarida Martins
Created on February 9, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
View
To the Moon Presentation
View
Projection Presentation
Transcript
A conceção da ciência de Popper
I O método conjetural
A construção do conhecimento científico faz-se através de conjeturas e refutações; o critério que garante a cientificidade das teorias é o da falsificabilidade.
Etapas do método
Formulação da hipótese ou conjetura a partir de um facto-problema.
Dedução das consequências.
Experimentação.
‘O ponto de partida da investigação científica são os problemas ou factos -problemas. Um facto problema é um problema que surge, em geral, de conflitos decorrentes das nossas expetativas ou das teorias já existentes. Estes problemas surgem num determinado contexto, provocando no cientista a vontade de o decifrar ou resolver.
Para isso, o cientista terá de propor uma explicação provisória, terá de formular uma hipótese sugestiva (conjetura) que possa explicá-lo.
A formulação da hipótese corresponde, pois, a um momento criativo da atividade científica, associado à intuição e imaginação. A hipótese não surge indutivamente da observação, antes resulta de um raciocínio abdutivo.
Dedução das consequências Depois da hipótese ter sido formulada. são deduzidas as suas principais consequências, isto é, na prática o cientista procura prever o que pode acontecer se a sua hipótese ou conjetura for verdadeira.
Experimentação
Agora será necessário descobrir se as previsões que o cientista fez estão ou não corretas, isto é, a hipótese será testada, confrontada com a experiência.
Os resultados podem, então mostrar o sucesso ou o fracasso da conjetura proposta.
Se for validada pela experiência. a hipótese é considerada como credível e passará a ser reconhecida na comunidade científica - teoria corroborada.
Se não for validada, teremos de a abandonar ou de a reformular - teoria refutada.
A ciência parte de problemas (factos-problema) e as teorias começam por ser hipóteses explicativas e criativas (conjeturas) que terão de ser submetidas a testes rigorosos, tendo em vista a sua refutação.