Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

"O Vendedor de Passados" José Eduardo Agualusa

leonornetoantunes

Created on February 2, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Fill in Blanks

Countdown

Stopwatch

Unpixelator

Break the Piñata

Bingo

Create a Secret Code

Transcript

"O VENDEDOR DE PASSADOS"

José Eduardo Agualusa

Sobre o Autor

José Eduardo Agualusa

José Eduardo Agualusa Alves da Cunha

Jornalista e escritor angolano de ascendência portuguesa e brasileira.Nasceu a 13 de dezembro de 1960.Iniciou a carreira literária em 1988, e é considerado um dos mais importantes escritores africanos dos últimos tempos.

Sobre a Obra

"O Vendedor de Passados"

"Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes- prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana- têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes memórias felizes e uma genealogia de luxo(...). Uma noite, entra-lhe em casa um mistirioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana.E então, numa vertigem, o passado inrrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer.(...)"carreira literária em 1988, e é considerado um dos mais importantes escritores africanos dos últimos tempos.

Durante o período em que a Angola lutou para se conseguir libertar do jugo português, a literatura contribuiu de maneira decisiva para o fortalecimento da história e identidade do povo Angolano. É este processo de resgate identitário que Agualusa retrata nesta obra.

Fernando Pessoa

O Fingimento Artístico

O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que lêem o que escrevem Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de roda Gira a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração.

"Sou um mentiroso por vocação, minto com alegria. A literatura é a maneira que verdadeiro mentiroso tem para se fazer aceitar socialmente."

O Fingimento Artístico

Quando era criança Vivi, sem saber, Só para hoje ter Aquela lembrança. E hoje que sinto Aquilo que fui. Minha vida flui, Feita do que minto. Mas nesta prisão, Livro único, leio O sorriso alheio De quem fui então.

"Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre."

"Podem argumentar que todos estamos em constante mutação. Sim, também eu não sou o mesmo de ontem. A única coisa que em mim não muda é o meu passado: (...). O passado costuma ser estável, stá sempre lá, belo ou terrível, e lá ficará para sempre.(Eu acreditava nisto antes de conhecer Félix Ventura.)"

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não tem texto.

FIM

Leonor Antunes, 12ºF

Bibliografia

Livro: O Vendedor de Passados [Fotografia]. Wook. https://www.wook.pt/livro/o-vendedor-de-passados-jose-eduardo-agualusa/19182603José Eduardo Agualusa [Fotografia]. Sapo Notícias. https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/artigos/jose-eduardo-agualusa-tem-um-novo-livro-para-as-democracias-se-reinventarem-e-preciso-autorizar-a-utopia-precisamos-de-voltar-a-sonhar José Eduardo Agualusa [Fotografia]. Compnhia das Letras. https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02729 José Eduardo Agualusa [Fotografia]. Sapo Notícias. https://sol.sapo.pt/artigo/567392/jose-eduardo-agualusa-ha-pessoas-em-angola-que-tomaram-o-gosto-pela-crueldade- Angola [Imagem]. Wikipedia.https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9d/Flag_of_Angola.svg Bernardo Soares [Retrato]. Arquivo Pessoa.http://multipessoa.net/labirinto/bernardo-soares/1 Osga [Fotografia]. Meus Animais. https://meusanimais.com.br/possivel-osga-comum-animal-estimacao/ [Pintura]. Pintarest. https://www.pinterest.pt/pin/870954015414606685/