Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sans-culottes

Bruna Azevedo

Created on February 2, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Sans-culottes

Bruna Azevedo nº6 11ºH Disciplina: História A Professora: Filipa Matos

Índice:

  1. O que eram?
  2. Quem foi Jean-Bernard Gauthier de Murnan?
  3. Quais os seus ideais políticos?
  4. Qual o seu legado?
  5. Webgrafia

O que são os sans-culottes?

Os sans-culottes , eram as pessoas de classes mais baixas no final do século XVIII na França, muitos dos quais participaram na Revolução Francesa em resposta à sua má qualidade de vida sob o Antigo Regime. A palavra sans-culotte, que se opõe a "aristocrata", foi usada pela primeira vez por Jean-Bernard Gauthier de Murnan num sentido depreciativo, referindo-se a um "exército sans-culottes".

O nome sans-culottes refere-se às suas roupas, e através disso ao seu estatuto social, sendo este de classe baixa: culottes eram as calças de seda da nobreza e burguesia do século XVIII, e a classe trabalhadora sans-culottes usava calças compridas, em vez disso.

Quem foi Jean-Bernard Gauthier de Murnan?

Jean-Bernard Gauthier de Murnan, nasceu a 27 de setembro de 1796 em Paris e foi um oficial francês do Exército Continental e general francês durante a Revolução Francesa. Tornou-se oficial do Exército Real Francês quando era jovem, mas teve que abandonar a França após um duelo. Serviu como engenheiro militar no Exército Imperial Russo . Quando retornou à França, foi enviado para apoiar os "recém-nascidos" Estados Unidos como tenente-coronel dos engenheiros no Exército Continental.

Alguns ideais políticos dos sans-culottes:
  • Igualdade social, ou seja, todos os indíviduos dentro de uma sociedade específica têm direitos e liberdades iguais, bem como direitos civis e liberdade de expressão;
  • Igualdade económica;
  • Democracia popular.

Apoiaram também a abolição de toda a autoridade e privilégios da monarquia, nobreza e clero, o estabelecimento de salários fixos, a implementação de controlos de preços para garantir alimentos acessíveis para todos, e vigilância contra os contrarrevolucionários.

Os sans-culottes expressaram os seus objetivos através de petições apresentadas às assembleias (Legislativa e Convenção) pelos delegados. Os sans-culottes tinham uma terceira maneira de pressionar de modo a alcançar os seus objetivos: a polícia e os tribunais recebiam milhares de denúncias de traidores e supostos conspiradores. O ponto alto da sua influência estendeu-se aproximadamente desde o fim original da monarquia em 1792 até a Reação Termidoriana, em 1794. Ao longo da revolução, os sans-culottes forneceram o principal apoio por trás das facções mais radicais e antiburguesas da Comuna de Paris, como os Enragés e os Hébertistas, e foram liderados por revolucionários populistas como Jacques Roux e Jacques Hébert.

Durante o auge da influência, os sans-culottes eram vistos como os filhos mais verdadeiros e autênticos da Revolução Francesa, apelidados também como representações vivas do espírito revolucionário. Mas no início de 1794, quando os burgueses e a classe média da revolução começaram a ganhar mais influência política, a classe trabalhadora dos sans-culottes começou a perder força dentro da Convenção Nacional. Após o acontecido não demorou muito para que Maximilien de Robespierre e o agora dominante Clube Jacobino se voltassem contra as facções radicais da Convenção Nacional, incluindo os sans-culottes.

Author's Name

Legado:

Os sans-culottes deixaram um legado, foi através da sua imagem popular que passaram a ser símbolo duradouro da paixão, idealismo e patriotismo do homem comum da Revolução Francesa. Muitas figuras públicas e revolucionários que não faziam parte da classe trabalhadora intitularam-se como citoyens sans-culottes em solidariedade e reconhecimento aos mesmos. No entanto, no período após a Reação Termidoriana, os sans-culottes e outras facções políticas de extrema-esquerda foram fortemente perseguidos e reprimidos por pessoas como os moscadins (eram os combatentes de rua da Reação Termidoriana).

Webgrafia:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sans-culotteshttps://en.wikipedia.org/wiki/Muscadin https://www.americanrevolutioninstitute.org/wp-content/uploads/2018/09/Gaultier-de-Murnan-attr-to-Boze-ca.-1791-1796-framed-white-background-M.2014.007.jpg https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/43/Sans-culotte.jpg/220px-Sans-culotte.jpg

Fim!

Obrigada pela atenção