Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A TRILOGIA NEGRA - Carolina Fernandes 10A
carolinapedfernandes
Created on January 31, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
séc. XIV
Quebra Demográfica
A TRILOGIA NEGRA
FOME, PESTE, GUERRAS
Carolina Fernandes 10ºA
ÍNDICE
1. introdução
2. ANTES DA QUEBRA
Índice
3. FRAGILIDADE
4. FOME
5. GUERRAS
5.1. GRANDES GUERRAS
6. PESTE NEGRA
7. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA
Introdução
História
Com este trabalho, solicitado na disciplina de História, espero aprender mais acerca da quebra demográfica do século XIV. Este foi um período muito difícil para a população, que teve de enfrentar 3 principais problemas: a Fome, a Peste (Negra) e as Guerras.
XI-XIII
Antes da quebra - séc. XI-XIII
TEMPOS DE PROSPERIDADE
Os séculos XI-XIII foram muito bons a nível do desenvolvimento da população e das cidades. Houve melhoras na agricultura, nos transportes e no comércio, havendo um aumento da natalidade. A população aumentou mas acabou por enfrentar uma quebra demográfica no século XIV.
A fragilidade do equilíbrio demográfico
IDADE MÉDIA
No século XIV, a Europa sofreu uma grande crise demográfica. A morte levava muitas crianças devido, sobretudo, à falta de higiene e ao atraso da medicina. No entanto, eram, principalmente, as fomes e as pestes que causavam o frágil equilíbrio demográfico. Com os maus anos agrícolas, os preços aumentavam e os mais pobres ficavam sem comer. Quando haviam más colheitas e as reservas se esgotavam, a mortalidade aumentava catastroficamente. Normalmente, seguiam-se as pestes, que se espalhavam ainda mais facilmente com a população fragilizada devido à fome. Juntando a isto tudo as guerras, a mortalidade ultrapassava a natalidade e havia uma diminuição da população. A estes três principais motivos de desequilíbrio (fome, peste e guerras), chamamos Trilogia Negra.
XIV
Fome
Solos esgotados e mau clima
Com o crescimento da população (séculos XI-XIII), o alimento deixou de ser suficiente. Os solos tinham sido esgotados e a isto juntou-se o mau clima. Havia muita chuva e frio, que estragavam as sementes, perdendo-se as colheitas. Isto provocou grandes consequências na economia, já que os camponeses se mudavam para as cidades. Por sua vez, os trabalhadores urbanos sofreram uma redução salarial e o desemprego aumentou. Houve várias revoltas do povo.
XIV
Revoltas dos camponeses
Guerras
Violência e destruição
Esta foi uma época de várias guerras. Entre guerras civis, conflitos entre Estados e revoltas populares, o século XIV foi extremamente complicado. O exército praticava certas violências com a população, sendo isto, por vezes, mais devastador do que as guerras propriamente ditas. Com a aproximação de tropas, amigas ou inimigas, os camponeses entravam em pânico, já que eram atitudes comuns dos exércitos desrespeitar o povo, deixando para trás fome e destruição. Nas cidades não era muito diferente, já que os povos temiam pelas suas posses e vidas.
XIV
Guerras na Europa
1337-1453
1369-1382
GUERRA DOS CEM ANOS
GUERRAS FERNANDINAS
A Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra, foi das mais importantes da Idade Média. Durou 116 anos e começou com a intenção da Inglaterra de recuperar o trono francês.
As Guerras Fernandinas consistiram na disputa pelo trono de Castela entre D. Fernando e D. Henrique II de Castela (e mais tarde, entre D. Fernando e D. João I de Castela, filho de D. Henrique II). Estas guerras podem ser divididas em três fases: entre 1369-1370, 1372-1373 e 1381-1382.
Grandes Guerras
Guerra dos Cem Anos
D. Fernando
Peste Negra
A PIOR EPIDEMIA
Em 1348, surgiu, no Ocidente, uma terrível epidemia - a Peste Negra (ou Bubónica). Esta peste foi trazida por marinheiros genoveses que tinham entrado em guerra com os Tártaros e foi considerada a pior epidemia de que há memória. Esta doença é passada para os humanos através de bactérias nos ratos e é transmitida pelo ar, de pessoa para pessoa, tornando-a ainda mais contagiosa e mortal. Às vítimas, apareciam bubões negros e azulados nas virilhas, nas axilas e no pescoço, podendo tembém os seus pulmões serem infetados. Os homens, sem saberem a origem da Peste, achavam que era a punição de Deus pelos seus pecados. Os médicos, sem tratamentos eficazes, aconselhavam a fuga das cidades antes que a peste chegasse - muitos o fizeram, indo para os campos, onde o ar era mais são, deixando casas e posses ao abandono. Alguns fugiam até mesmo dos familiares. No total, entre 1347 e 1350, cerca de um terço da população foi ceifada pela Peste Negra. Com isto tudo, a mão de obra diminuiu drasticamente e o comércio foi muito afetado.
XIV
População durante a Peste Negra
Conclusão
XIV
A população sofreu bastante e a trilogia negra foi realmente devastadora na Europa, tendo um terrível impacto, também, na economia. Este trabalho permitiu-me compreender melhor os acontecimentos deste século tão complicado que causou tantas mortes e tanto sofrimento.
Manual 10ºano - HistóriaROSAS, Maria; COUTO, Célia; JESUS, Elisabete; Entre Tempos 10 - Parte 1; 1ª Edição; Porto Editora; 2022
- https://escolakids.uol.com.br/historia/crise-dos-seculos-xiv-e-xv-na-europa.htm
- https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$fome-peste-e-guerra-triste-trilogia-entre-os
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Cem_Anos
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_fernandinas
- https://escolakids.uol.com.br/historia/peste-negra-na-europa-medieval.htm
Bibliografia
Carolina ferandes 10ºA
OBRIGADA
História