Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Malcata

Dinis Nabais

Created on January 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

Malcata

Índice

  1. Localização
  2. História
Introdução
Características Físicas
  1. Clima
  2. Relevo
  3. População
Características Humanas
  1. Setor primário
  2. Setor secundário
  3. Setor terciário
Património
  1. Monumentos
  2. Tradições

01

Introdução

Malcata

Localização

Malcata é uma pequena aldeia localizada no concelho do Sabugal.

É uma localidade com cerca de 30,82 km² e 322 habitantes.

A história de uma pequena aldeia

A história do nome Malcata, deriva da palavra Malacata. Isto devido a uma mulher que catava os piolhos a uma menina, mas ela não sabia catá-los bem, e chamou-se assim mal a cata.

É uma freguesia muito antiga. Diz-se que em torno do núcleo de Malcata terá existido um perímetro amuralhado, mas nunca encontraram vestígios. Esta Freguesia pertenceu ao concelho de Sortelha até ao século XIX, tendo sido desanexada em 1851 com a extinção daquele concelho, data a partir da qual passou a integrar o concelho do Sabugal.

Brasão de Malcata

Escudo de prata, cabeça de lince de sua cor, animada de vermelho e dois ramos de castanheiro verde, com ouriços do mesmo, abertos de ouro, tudo alinhado em roquete; em campanha, monte de verde movente da ponta, carregado de faixeta ondada de prata e azul de três peças. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «MALCATA».

02

Características Físicas

Malcata

Clima

Características do clima

Malcata tem o clima mediterrânico. Os verões são quentes e secos (26-30º C) e no inverno tem uma temperatura amena (2-3º C). A temperatura média anual de Malcata é de 18 graus e num ano caem cerca 359 mm de chuva.

Relevo

A Serra da Malcata, abrangida pela reserva, é a sétima elevação de Portugal continental.
Malcata assenta numa sucessão de montes arredondados e bastante íngremes. Estes montes estão divididos por pequenos rios, profundamente encaixados nos xistos (pedras da serra).

Fauna e Flora

Fauna

Javali
Gato-bravo
Raposa

Flora

Urze vermelha
Pinheiro-bravo
Carqueja
Rosmaninho

03

Características Humanas

Malcata

População

A maior parte dos habitantes de Malcata que emigraram para o estrangeiro, conseguiram melhorar o seu nível de vida, e muitos acabaram por ficar por lá. Em consequência disso, a economia da freguesia melhorou, devido às remessas enviadas regularmente por estes emigrantes, permitindo a construção de novas casas, ruas novas, e a dinamização de alguns setores económicos.

Setor Primário

Agricultura

A agricultura em Malcata é bastante simples, com a maior parte da população possuindo uma pequena horta com algumas hortaliças, como por exemplo: tomates, alfaces, couves, repolhos, feijão verde, etc...

Caprinocultura

Caprinocultura é o ramo da Zootecnia que trata do estudo e da criação de cabras.

Ovinocultura

Ovinocultura ou ovinicultura é parte da Zootecnia que trata do estudo e da criação de ovelhas.

Apicultura

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão.

Silvicultura

Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vista a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, a aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

Silvicultura:

Problemas e vantagens para Malcata

Setor Secundário

Serralharia

Na serralharia o seu objetivo é produzir furações, cortes, etc, com o propósito de fazer peças como grades, portões, portas, esquadrias e janelas.
Malcata não tem serralharia mas situa-se perto, mas muita dessa madeira é proveniente da serra da Malcata, como também muita dela é exportada para fora.

Construção Civil

A construção civil é básica e dura.

Setor Terciário

Minimercado (Armindo)

Mercearia

Café Lince

Café

Café Camões

Café
Café/Petisqueira

Bregas Bar

Café/Petisqueira

Bracejo

O Bracejo é uma planta filiforme que se apresenta em touceiras, nas zonas de média altitude e em terrenos secos. Utilizado desde tempos remotos para tecer, o bracejo nasce espontaneamente no campo e é recolhido pelos artesãos para a sua utilização como matéria-prima.
Brace´arte
Artesanato

Alojamentos Locais

Casa das Camélias

Parque de Autocaravanas

Queijaria Artesanal

Lar e Centro de Dia

O Lar e Centro de Dia da Associação de Solidariedade Social de Malcata é desde 1972, uma instituição de enorme alcance social e humanitário na aldeia de Malcata e até no concelho do Sabugal. Foi a 5 de Maio de 1995 que o Centro de Dia e Lar foram inaugurados pelo então Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Salter Cid.

Lar de Malcata POLO II

Construção terminada em 2015.

04

Património

Malcata

Monumentos e outros locais de interesse

Calvário

Calvário realizado em 2011 para simbolizar o antigo ponto de encontro dos homens que durante todos os dias da Quaresma rezavam e cantavam pela alma dos mortos. Os martírios, as ladainhas quaresmais e a encomendação das almas são importantes rituais religiosos que eram realizados no Calvário aqui localizado e do qual, ainda, existe uma pedra epigrafada onde se lê: “JESUS 1747”.

Capela de São Domingos

A primitiva Capela de São Domingos foi edificada no século XVII e é referida em documentos do século XVIII como estando demolida. A tradição local dedica-lhe particular atenção no dia de Pentecostes, levando o povo de Malcata a deslocar-se aqui em romaria. Os Malcatenhos deslocavam-se e faziam votos contra as guerras e as pragas dos gafanhotos.

Fonte de Mergulho

Fonte de mergulho ou de chafurdo provavelmente realizada no século XVIII/XIX : a água da fonte é captada no solo ou recolhida da chuva, numa estrutura coberta, transportando depois a água para o consumo doméstico.

Forno Comunitário

Forno comunitário - A estrutura primitiva do forno foi construída com tijolo burro (interior) e granito (exterior). A boca do forno tem duas pedras de cantaria que assentam sobre a bancada, com reservatório de cinzas. Recentemente, o edifício foi remodelado. Mantém a atividade inicial e numa das áreas são apresentados objetos ligados ao ciclo do pão.

Igreja Paroquial

A Igreja Paroquial de Malcata foi construída entre: 26/05/1841 e 31/10/1911

Moinho

Moinho de roda motriz horizontal – moinho de rodízio. A água sob pressão é projetada sobre as três rodas de penas (originalmente de madeira), fazendo-as girar, e com elas, diretamente, os veios, as segurelhas e as mós andadeiras. Em memória aos moinhos que existiram em Malcata este foi construído com xisto e granito oriundos dos originais.

Rua Da Ladeirinha

A Rua da Ladeirinha é calcetada com xisto. As casas foram construídas em xisto, barro e granito da região. Em tempos tinham dois andares: a loja para os animais e o primeiro andar para habitação. As casas são adossadas umas às outras, e formam um beco. Este tipo de ordenamento visava criar um pequeno logradouro quer para o acondicionamento de animais e alfaias agrícolas quer para a defesa de vários perigos.

Nora

Nora, em tempos utilizada para tirar a água dos poços. Bois ou burros caminhavam à volta do engenho, fazendo-o girar em movimentos descendente e ascendente. Os alcatruzes (copos) transportavam a água do fundo do poço até à superfície.
Antigo Posto da Guarda Fiscal de Malcata, projetado pelo Arquiteto Carlos Ramos (1897-1969). Foi inaugurado a 26 de Maio de 1957 e extinto a 19 de Agosto de 1988. O edifício foi construído para a Guarda Fiscal (1885-1993) cuja instituição, já extinta, tinha como objetivos evitar, descobrir e reprimir o contrabando. Na fachada observa-se o escudo português encimado pela estrela de dezasseis pontas - elemento próprio das Armas da Guarda Fiscal - com as iniciais GF - Guarda Fiscal.

Quartel da Guarda Fiscal

Chafariz das Bicas

Fonte de granito decorada com a inicial de Malcata e com o ano de realização (1937). Duas bicas debitam, continuamente, para um tanque, água de nascente. Contíguos e articulados com a fonte existem três tanques para onde é drenada a água. Servem situações de incêndio, de bebedouro de animais e rega.

Torre Do Relógio

Torre construída em 1959 para colocação do relógio público. As horas certas e as meias horas são assinaladas pelas badaladas do sino.

Centro de Interpretação do Lince Ibérico

Centro de Interpretação do Lince Ibérico. O espaço ocupa uma sala do antigo posto da Guarda Fiscal e pretende captar visitantes e divulgar o lince que noutros tempos povoou a Serra da Malcata.

Arte Urbana Lince Ibérico

Lince Ibérico - Arte Urbana, Obra do conceituado artista João Cavalheiro, mais conhecido no mundo artístico por STYLER

Posto de Vigia

O posto de vigia é usado para vigiar e localizar incêndios próximos.

Baloiço da Machoca

Zona de Lazer de Malcata

Busto de Camões

Busto de Camões – Localizado no Largo do Camões, foi mandado construir por um habitante de Malcata emigrante na Argentina em homenagem ao povo da sua terra.

Senhora Dos Caminhos

Na sequência da proposta apresentada pela Juntas de Freguesia de Malcata e sob proposta da Câmara Municipal, foi aprovado na sessão da Assembleia Municipal de 15 de setembro o reconhecimento de interesse municipal de três exemplares arbóreos, nomeadamente o Castanheiro, de Malcata, o Lódão, de Sortelha, e a Amoreira, de Vila Boa, conforme estipulado no Regulamento de Classificação e Valorização de Interesse Municipal.

Castanheiro de Malcata

Tradições e Festas

Matança do porco

A matança do porco costuma-se realizar por volta do último fim de semana de Janeiro.

Festa da Carqueja

Normalmente a festa da carqueja realiza-se por volta do último fim de semana de Maio.

Imbído

Imbído é um jogo de cartas que se realiza todos os anos entre Malcata e os Fóios.Desde sempre foi um jogo que uniu estas aldeias.
O São Pedro é realizado no último fim de semana de Junho.

São Pedro

A festa de São Bernabé é realizada no segundo fim de semana de Agosto.

São Barnabé

Madeiro

Magusto

O magusto em Malcata é realizado normalmente dia 13 de Novembro.

Outros eventos de Malcata

Trilhos do Lince;Passagem de ano; Carnaval; Halloween; E muitos outros petiscos...

Instituições

Associação de Solidariedade Social de Malcata (ASSM)
Associação Cultural e Despostiva de Malcata (ACDM)
Associação de Caça e Pesca de Malcata (ACPM)
Associação Malcata Com Futuro (AMF)

Agradecimentos

Carlos Peca Yolanda Nabais Joaquim António João Vítor Isabel Padre

E... Isto é Malcata!!! Obrigado.

Fim

Este trabalho foi realizado por: Dinis Figueiredo Nabais 11ºB nº1