Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Neolamarckismo

ANA CLARA FERREIRA DA CUNHA E SILVEIRA DE BRITO | Aluno AECA 2021-22

Created on January 25, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Neolamarckismo

Introdução

Introdução

O Neolamarckismo foi formulado em 1885 por Alpheus Packard, um biólogo americano para Packard o termo significava uma forma mais moderna de Lamarckismo e designava um conjunto de fatores da evolução orgânica. Estes fatores envolviam a ação direta e indireta do meio, a lei do uso e do desuso e a transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.

Importância do Neolamarckismo

Importância do Neolamarckismo

Sendo uma das teorias da evolução, o Neolamarckismo é referido como uma tentativa de substituir o Darwinismo, mas também como uma proposta de ampliar a compreensão do processo evolutivo para além da seleção de variações genéticas aleatórias.

O que é?

O que é o neolamarckismo?

O neolamarckismo é o conjunto das teorias derivadas do lamarckismo, surgidas no final dos século XIX, que, reconhecendo o processo de seleção natural como uma das causas da evolução das espécies, atribuíam maior importância ao princípio da herança dos caracteres adquiridos, ou seja, à noção de que as modificações ou características adquiridas durante a vida de um indivíduo seriam transmitidas aos seus descendentes

Conceções do Neolamarckismo

Conceções contemporâneas do Neolamarckismo

3.

2.

1.

Acontecimentos que relacionam o organismo e ambiente, no desenvolvimento ou aprendizagem, podem afetar o curso evolutivo.

Múltiplas fontes de variação genética não são completamente aleatórias.

O processo evolutivo envolveria múltiplas fontes de variações genéticas.

Atividades experimentais

Atividades exprimentais

Foram realizadas atividades experimentais em ratos para verificar esta teoria.

+ info

Concluindo...

A relação entre organismo e ambiente é dinâmica: há uma abertura do organismo ao ambiente, no sentido de que o organismo é modificado na interação com o ambiente; e o organismo é ativo, ele age no mundo e aprende com o mundo.

Obrigada pela vossa atenção