Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Estudo de caso biologia 12

Viktoria Petrova

Created on January 23, 2023

Estudo de caso Viktoria Petrova 12B

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Winter Presentation

Hanukkah Presentation

Transcript

Presentation

Estudo de caso

Infertilidade masculina, biologia 12°ano

Viktoria Petrova

Índice

1. Contextualização do caso

2. Discussão

3. Sugestão de tratamento

contextualização do caso

Contextualização do caso

  • Homem de 41 anos, casado com um filho de outra relação;
  • O casal tenta engravidar e não consegue;
  • A mulher não apresenta anomalias que a impeçam de engravidar;
  • O homem apesar de não apresentar queixas de disfunção erétil, diminuição de libido, micção. Sem traumatismos genitais, diabetes, cirurgias ou medicação ou drogas;
  • Diagnosticado com infertilidade secundária;
  • Apresenta irregularidades anatómicas nos testículos, queixa-se de orquialgia e na palpação escrotal é identificado um aspeto sintomático de "bag of worms";
  • Exames laboratoriais dentro da norma, porém com oligospermia visível no espermatograma.

Devias ter separado as características pessoais dos sintomas e queixas e resultados de exames para tornar o caso mais percetível se houvesse uma apresentação. Falta fazer referência ao resultado de um importante exame que é a venografia e que veio confirmar o problema do homem. O que significa ter infertilidade secundária? Era importante explicar que o homem nem sempre foi infértil.

discussão

discussão (RESPOSTA MUITO SIMPLIFICADA ÀS QUESTÕES)

Justificação para os aspetos físicos alterados e sintomas identificados no paciente (sublinhados no texto);

Causa mais provável para o diagnóstico de infertilidade secundária e de oligospermia do paciente;

Justificação para os níveis de hormonas (testosterona, FSH e LH) do paciente;

Aspetos comuns na deteção da doença anteriormente referida

Presença da doença de Varicocele

Estado de Varicocele a inicar

discussão (1)

Como já nos foi referido no enuciado, foi detetado na palpação escrotal um aspeto sintomático de “bag of worms” e anteriormente foi também diagnosticada infertilidade secundária e oligospermia, isto significa que o paciente possivelmente sofre de varicocele.

A varicocele é uma doença que faz a dilatação das veias do cordão espermático, com consequente formação de um tumor no escroto.

Concretamente a causa de infertilidade secundária é devido a oligospermia associada à imobilidade dos espermatozóides, e que foi provocada pela varicocele. E porque razão há diminuição do número de espermatozóides? Devias ter feito uma referência mais desenvolvida à doença e suas características. , A varicocele constitui uma alteração à normal drenagem venosa testicular. Ocorre o aumento das veias testiculares do cordão espermático, que drenam o sangue dos testículos. A causa mais frequente é a insuficiência valvular da veia espermática . A varicocele pode ter causa principalmente por alterações anatômicas (tamanho da veia que drena o testículo) e do mau funcionamento da veia testicular. Assim, gera fluxo inadequado de sangue, o aumento da temperatura no local onde ocorre espermatogénese e a acumulação de a de substâncias tóxicas no interior do testículo, que diminuem a produção de espermatozóides, provocando oligospermia

discussão (2)

A varicocele é uma doença que se não tiver agravamentos, quer em termos de sintomas, em termos de análises laboratoriais ou se o indivíduo não pretender ter filhos não é “necessária” a sua cura. Sabendo que a varicocele é uma das causas principais para a infertilidade masculina é normal que seja a nossa primeira suspeita para o diagnóstico deste homem.

Porém, este senhor, segundo as fontes consultadas, encontra-se numa fase da doença benigna muito recente. Devido à análise realizada aos exames laboratoriais podemos concluir essa situação, uma vez que os valores das hormonas, nomeadamente da testosterona, da FSH e da LH encontram-se dentro da normas, o único ”mas” que temos sobre estas análises é no espermatograma, que por sua vez também está dentro da normalidade, porém com oligospermia.

Atenção que o facto das hormonas estarem normais não significa apenas que a doença seja inicial mas que a varicocele não afeta os órgãos ou estruturas que produzem as hormonas, isto é: a hipófise mantêm-se a funcionar e produz normalmente FSH e LH e as células de Leydig do testículos não foram afetadas para a produção de testosterona

discussão (3)

Os aspetos físicos alterados e sintomas destacados do paciente são nos indicadores referentes para a varicocele de que tanto falamos.

Muito inc. O que se pedia era para justificar estes sinais e sintomas:-irregularidades anatómicas nos testículos com queixas de orquialgia(dor) -aspeto de “bag of wars” nos cordões espermatícos e testículos A varicocele pode provocar dor, desconforto ou até mesmo mudanças morfológicas significativas na região acometida, permanentemente. Isto é devido ao aumento da pressão no sistema de drenagem sanguínea testicular ou a alterações anatómicas, deficiência ou falência das válvulas encontradas nessa região. Ocorre assim uma má drenagem do sangue, fazendo com que parte significativa fique retida no testículo, e também ocorra o inchamento desses vasos. Esse quadro pode desencadear na atrofia dos túbulos seminíferos, resultando na diminuição e maior flacidez na região escrotal atingida bem como dor. O termo 'bag of wars - saco de vermes' é o que se nota ao examinar o escroto de um homem com varicocele. A coleção de veias dilatadas nos cordões espermáticos e no escroto pode parecer um monte de vermes retorcidos

sugestões de tratamento

sugestão de tratamento

  • Embolização (que tem uma taxa de sucesso inferior aos procedimentos anteriores referidos, com um total entre 75 a 90% de sucesso).
  • 0peração aberta (com uma taxa de sucesso de 97 a 99%).
  • Operação laparoscópica, quando temos em causa uma varicocele bilateral (com uma taxa de sucesso de 97 a 99%).

sugestão de tratamento

  • Operação laparoscópica, quando temos em causa uma varicocele bilateral (com uma taxa de sucesso de 97 a 99%).

sugestão de tratamento

  • Embolização (que tem uma taxa de sucesso inferior aos procedimentos anteriores referidos, com um total entre 75 a 90% de sucesso).

sugestão de tratamento

Caso os tratamentos anteriores não funcionarem, o casal poderá tentar os processos de produção medicamete assistida, como:
  • Microinjecção intracitoplasmática
  • Fertilização in vitro (uma vez que os espermatozóides apesar de serem poucos, devido à oligospermia, pode ser que haja algum que consiga sobreviver.
Qual a melhor técnica para este caso?
  • Inseminação artificial.

Correto. No entanto , podias ter explicado o que se faria em cada tipo de tratamento, isto é, como resultaria o tratamento. Por exemplo: Cirúrgico ou embolização: O objetivo é fechar as veias dilatadas para redirecionar o fluxo sanguíneo para outra veia. Também há uma opção por toma de medicamentos e, no caso de não resultar a retoma da fertilidade, Quando a oligospermia tem causas em inflamações provocadas por bactérias, o uso de antibióticos específicos ajuda a aumentar a quantidade de espermatozoides.

Avaliação – domínio das capacidades transversais: 13,5 valores Profª Isabel Gomes

Fim!