Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A PORTUGUESA - Hino de Portugal
Carolina Herdade
Created on January 18, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
A Portuguesa
O hino nacional
Começar
Índice
4. Hino
1. Capa
5. Letra
6. Autores
2. Índice
7. Outros hinos
3. Tempo histórico
Em finais do século XIX, Europa estava numa disputa pelos territórios de África. Em 1886, Potugal criou o mapa cor-de-rosa, uma representação do desejo de Portugal de unir os dois territórios que possuía: Moçambique e Angola.
Mapa Cor-de-Rosa
Hino
O hino nacional, "A Portuguesa", foi composto em 1890 por Alfredo Keil e a letra foi escrita por Henrique Lopes de Mendonça. O hino surgiu como um protesto à reação de Portugal ao ultimato inglês. Era também um protesto ao próprio ultimato inglês.
O Hino
letra
A letra do hino foi escrita por Henrique de Lopes Mendonça, em protesto contra o ultimato inglês.Hoje, quando cantamos o hino só cantamos a primeira estrofe e o refrão, mas na verdade o hino tem 3 estrofes. Antigamente, algumas pessoas diziam que, na versão original, em vez de no refrão ser dito "contra os canhões" era dito "contra os bretões", sendo que bretões eram os ingleses. No entanto, não sabemos se isto é verdade, pois estas alegações à letra não tinham fundamento.
A Portuguesa
Autores
Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça
Alfredo Keil
Foi um compositor, pintor, poeta, arqueólogo e colecionador de arte português.
Nascimento e infância
Obras
Nasceu em Lisboa a 3 de julho de 1850, filho de um alfaiate alemão e uma nativa portuguesa. Desde cedo recebeu educação artística elaborada.
Publicou em 1883 no teatro da Trindade, o seu primeiro grande êxito “Susana” com o seu amigo Henrique Lopes de Mendoça. Escreveu A Portuguesa em 1891.
Vida
Morte
Em 1869 viajou com o seu pai pela Europa, experienciando um variadíssimo reportório. Mas foi em 1870, que começou a publicar as suas obras musicais e pictóricas, ganhando assim prémios em diferentes exposições.
Morreu a 4 de outubro de 1907 na Alemanha.
henrique lopes de mendonça
Foi um militar, historiador, arqueólogo naval, professor, conferencista, dramaturgo, cronista e romancista português.
Nascimento
Obras
Henrique Lopes de Mendonça nasceu dia 12 de fevereiro de 1856. Os seus pai eram António Raulino Lopes de Mnedonça e Honorata Lopes de Mendonça.
Em 1884, escreveu a peça A Noiva. Em 1889, publicou a obra Estudos sobre navios portugueses dos séculos XV e XVI. Escreveu A Portuguesa em 1890, e esta tornou-se no hino nacional em 1910.
Vida Profissional
Morte
Ingressou na Armada Portuguesa em 1871, e em 1909 já era Capitão de Mar-e-Guerra. Reformou-se deste posto em 1912. Também deu aulas na Escola Prática de Artilharia Naval.
Está sepultado num jazigo no semitério dos Prazeres, junto de António Pedro Lopes de Mendonça.
Outros Hinos
Fim!!!
Trabalho realizado por: Andreia Castro Bernardo Brito Carolina Pereira Carolina Herdade