Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Processos de Impressão-Digital
me cam :)
Created on January 18, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
Processos de Impressão-Digital
Trabalho feito por: Sara Rodrigues Nº25 e Luara Ferreira Nº15 10º CPTDCG
2022/2023
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Design gráfico
Professora: Rosinda Lemos
índice:
As máquinas
Introdução sobre digital
Técnicas de impressão II- processo digital
As tintas
História sobre o processo digital
Os papéis
Caracterização sobre o processo de impressão digital
10
Os produtos/suportes
Fases do processo de impressão digital
11
Conclusão
Vantagens e desvantagens do processo de impressão digital (limitações)
12
Webgrafia
01
Introdução sobre digital
Introdução sobre digital
Digital é resumidamente, é impressão digital, ou seja, são os nossos dedos ou digitos. Cada pessoa têm uma só impressão digital, então a nossa impressão digital é única.
02
Técnicas de impressão II- Processo digital
03
História sobre o processo digital
A era digital:
Em 1991, antes de existir a internet comercial no Brasil, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) já permitia a consulta de redes de computadores ao andamento processual. Por meio da Rede Nacional de Pacotes (Renpac). Desde 1986, já no TFR (Tribunal Federal de Recursos), essa consulta existia eletronicamente, mas estava disponível por terminais apenas nesse tribunal.
O primeiro portal do STJ iria a ser lançado em 1996. Essa página tinha, como era no estilo da época, direito a GIFs animados e textos piscantes. Mas trazia informações processuais, notícias sobre decisões e pesquisa de jurisprudência da corte. O rodapé da página, com uma placa de homens trabalhando em rotação.
Em 1998, o STJ lançou o Sistema Push, é um sistema de alertas por email para a advogados. Com a consulta de um cadastro, os advogados podiam receber mensagens com o andamento de seu processo. Nesse ano, o STJ passou a enviar também pela via eletrônica suas decisões para publicação na Imprensa Nacional. A medida significou economia de 500 mil folhas de papel. O bug do milênio foi enfrentado pelo STJ. Esse sistema de acompanhamento de processos e documentos administrativos internos, chamava-se de Lince, recebia atualização de o Lince 2000 para consertar os problemas desse tal bug do milênio. Nos processos judiciais, o push era antigamente, chamava-se de procedimentos internos.
04
Caracterização sobre o processo de impressão digital
Caracterização sobre o processo de impressão digital :
A impressão digital é feita em impressoras coloridas e impressoras digitais que imprimem grandes tiragens sem fotolitos. A impressão digital está focada em reduzir os seus custos para o seu uso ser mais popularizado. É o formato mais indicado para atender impressões sob demanda (baixas tiragens), garantindo precisão, qualidade e rapidez na entrega dos serviços
05
Fases do processo de impressão digital
Fases do projeto de impressão:
Fases do projeto de impressão:
- Projetação: diagramação ou layout da imagem - Pré-impressão: digitalização e edição das imagens - Impressão: montagem, gravação e revelação das matrizes (a imagem) no papel - Finalização: dobras, cortes especiais, empacotamento
06
Vantagens e desvantagens do processo de impressão digital (limitações)
Vantagens e desvantagens do processo de impressão digital (limitações):
Vantagens do processo de impressão:
- Dependendo dos equipamentos, podem apresentar restrições no formato - As cores podem não ser fiéis a o que está no computador
Desvantagens do processo de impressão:
- Menos custos, é mais barato - Melhor qualidade de imagem - Material impresso de melhor qualidade - Mais rápido na fase da seca
07
As máquinas
câmara digital
As máquinas:
é uma câmara que reproduz vídeo e imagens digitais de forma eletrônica.
Câmeras Superzoom
São conhecidas como Bridge, têm este nome porque estão entre as câmeras amadoras, como as compactas, e as profissionais.
Câmeras Mirrorless
Tradução “sem espelho”, as câmeras mirrorless não possuem prismas e espelhos posicionados à frente.
Câmeras DSLR
E a abreviação Digital Single Lens Reflex, significa que a imagem observada no visor óptico veio diretamente da lente refletida para o seu sistema de espelhos.
As máquinas:
Câmeras Superzoom
São conhecidas como Bridge, têm este nome porque estão entre as câmeras amadoras, como as compactas, e as profissionais.
08
As tintas
Tipos de tintas:
Solvente
Ecossolvente
É uma solução líquida da tinta ecossolvente é composta por extratos de éter gerados de óleo mineral refinado. A tinta ecossolvente pode imprimir em muitos substratos sem revestimento e demora mais para secar ou seja, a manutenção da impressora ecossolvente é mais simples. Geralmente, uma limpeza por semana é suficiente.
Tinta solvente é a solução à base de óleo que contém pigmento e resina. Ela tem a vantagens de resistir a perda de água e abrasão e pode imprimir.
Látex
UV
A tinta UV é composto por fotoiniciadores (O Fotoiniciador é a substância que absorve a radiação UltraVioleta) e resinas de oligômeros e monômeros de acrilato. Quando essa composição é exposta à radiação ultravioleta, radicais livres são liberados, o que provoca a polimerização do composto e, consequentemente, endurece a tinta.
Tintas látex são pigmentadas e compostas também por água e empregam polímero disperso. Não há VOCs (compostos orgânicos voláteis) em tintas látex, portanto nenhuma ventilação é necessária. O impresso já sai completamente curado.
UV-solvente
À base d’água
A tintas aquosas são à base de líquidos (água ou um substituto líquido) compostas por um elemento colorante. São descritas como tintas corantes, pigmentadas, como UV. No enquanto, UV designa o pigmento, que é resistente à radiação ultravioleta.
Tintas UV-solvente aplica uma nova química interessante que combina o melhor dos sistemas UV e solvente. Depois de impressa, a gota de tinta fica nivelada sobre o substrato e não levanta como as UV tradicionais.
Tintas paralelas ou não originais
Tintas para impressão em tecidos
As tintas com corantes ácidos são utilizadas para seda. Já as tintas com corantes reativos são usadas para algodão, viscose, linho e seda o tecido deve ser pré-tratado para receber a impressão. Em ambos os casos, o tecido tem de ser lavado após a impressão para a remoção de excessos.
É importante frisar que o uso dessas tintas pode tornar a produção mais difícil e, às vezes, mais dispendiosa.
09
os papeis
Tipos de papeis:
Jornal; Kraft; OffSet; Supremo; Couché; Reciclado; Papel revista; Papel fotográfico;
OffSet
Kraft
Papel fotográfo
Couché
Supremo
10
Os produtos/suportes
Os produtos/suportes
CD’S
BLU-RAY
DVD’S
USB PEN’S
CARTÕES DE MEMÓRIA
UMD
11
conclusão
Conclusão
Neste trabalho concluímos que, o processo digital é muito fundamental hoje em dia, e é muito utilizado para várias coisas e está em todo o lado.
12
Webgrafia
Webgrafia:
Links
https://www.dicio.com.br/digital/
https://futuraexpress.com.br/blog/impressao-digital/#:~:text=A%20impress%C3%A3o%20digital%20%C3%A9%20o%20processo%20de%20impress%C3%A3o,para%20a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20materiais%20gr%C3%A1ficos%20em%20geral.
https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Institucional/Historia/A-era-digital
https://fotografiamais.com.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-cameras-digitais-e-aprenda-escolher-o-melhor-modelo-para-voce
https://infosign.net.br/tipos-de-tintas-inkjet-para-impressao-de-grande-formato/
http://www.mproducts.pt/produtos/suportes-digitais/