Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Minas de Castromil

Ruben e Santiago

Created on January 16, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

Minas de castromil

Geografia A, 10º ano

Bárbara Amaral

índice

Principais utilizações e características do mineral

Localização

Valor económico

Pontos de interesse a visitar

Importância regional

Mineral explorado

Conclusão

Paredes

As minas de Castromil situam-se na freguesia da Sobreira, concelho de Paredes. Este município situa-se na região norte de Portugal, no distrito do Porto, distando desta cidade 20 Km. Está geograficamente delimitado pelos concelhos de Paços de Ferreira e Lousada a norte, Penafiel a este, Gondomar a sul e Valongo a oeste. Encontra-se integrado paisagisticamente na região do Vale do Sousa.

Como chegar?

Localizado a 20 minutos do grande Porto, Paredes disponibiliza a quem visita boas acessibilidades. O concelho é servido pelo Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, situado a cerca de 20km, e pelo Porto de Leixões, que fica apenas a 15km. Para aceder a Sobreira, poderá utilizar o automóvel, o autocarro ou o comboio (saída na estação Recarei-Sobreira).

Locais de interesse

Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

Minas de Ouro de Castromil

Mineral explorado

Nas Minas de Castromil, o mineral explorado foi o ouro. A mineralização aurífera ocorre nos filões e filonetes de quartzo, encaixados no granito e aplito. Observa-se um jazigo de ouro cujas evidências arqueológicas testemunham que, pelo menos, há cerca de 2000 anos, o povo romano desenvolveu, neste local, atividades de extracção aurífera. Os estudos de prospeção efetuados recentemente determinaram um teor médio de mineralização de aproximadamente 2g/t em Au no depósito de Castromil.

Mineral explorado

Na época dos romanos, as minas de ouro de Castromil foram alvo de uma intensa exploração. Há vestígios de explorações a céu aberto e subterrâneas: cortas, galerias, escórias, ... Posteriormente, houve campanhas de prospeção, como comprovam as sondagens e amostras em canal. O ouro pode encontrar-se na natureza em estado livre ou, como em Castromil, combinado.

Principais características do ouro

  • recurso natural, mineral,metálico;
  • com brilho metálico de cor e risca amarela brilhante;
  • densidade elevada (19,3, quando é maciço);
  • pouca dureza (2,5 a 3);
  • maleável e dúctil;
  • bom condutor elétrico;
  • insolúvel na maioria dos ácidos;
  • resistente à corrosão, não oxida quando exposto aos agentes atmosféricos.

Joalharia Cunhagem de moeda

Circuitos eletrónicos (não se corrói)

Principais utilizações do mineral

Película refletora de radiação infravermelha

valor económico

Em Castromil, houve estudos de prospeção que levaram ao investimento privado que atingiu os 2060 milhões de euros. Estes estudos revelaram que a mina tinha viabilidade económica, mas a exploração não se efetuou por razões ambientais. O investimento global em prospeção e investigação, em Portugal, tem sofrido um declínio.

Lorem ipsum dolor sit

Lorem ipsum dolor sit

Lorem ipsum dolor sit

Lorem ipsum dolor sit

Importância regional

A importância regional é de tal forma significativa que foi alvo de um projeto (Divulgação Científica das Minas de Castromil) conjunto do Município de Paredes e do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do território da FCUP. Os materiais desse projeto foram utilizados na preparação de um percurso pedestre que permite visitar os trabalhos subterrâneos, compreender as técnicas, ... Este projeto permite valorizar o nosso património geológico, relembrando que a sustentabilidade na Terra depende da correta gestão dos recursos geológicos.

As minas de Castromil divulgam o nosso património geológico, permitindo atividades que sensibilizam para a importância dos recursos geológicos e sua sustentabilidade.

Conclusão

Nas minas de Castromil, observa-se mineralização aurífera, essencialmente nos filões e filonetes de quartzo encaixados tanto no granito como no aplito.

Para conhecer o património geológico, realizam-se visitas com diversas paragens, dando a conhecer as estruturas geológicas e formas de extração.

segunda, terça, quarta, quinta, sexta: Das 09:00 às12:30; Das 14:00 às 17:30.

Webgrafia

https://roteirodasminas.dgeg.gov.pt/?AspxAutoDetectCookieSupport=1

https://roteirodasminas.dgeg.gov.pt/media/1jwc52lm/2698_d000266.pdf

https://www.cm-paredes.pt/pages/613/

https://repositorio.lneg.pt/bitstream/10400.9/993/1/Lu%C3%ADs_28627CD_F72.pdf