Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A História do Senhor Sommer

Madalena Ferreira

Created on January 15, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

A história do senhor Sommer

Autor: Patrick Süskind Ilustrador: Sempé Madalena Ferreira Nº18 9º4ª

Breve resumo

Esta história fala sobre um senhor, que estava sempre a andar de um lado para o outro na rua. Toda a gente o conhecia, mas apenas pelo seu nome, senhor Sommer. Ninguém sabia se ele tinha uma profissão, ou se porventura já tivera alguma e qual era o seu nome próprio, João, Afonso, António, etc. Ao decorrer da história, vai-se percebendo quem é o verdadeiro senhor Sommer, como por exemplo, não consegue parar em casa, pois tem claustrofobia. O livro tem várias histórias dentro dele, que estão interligadas com o senhor Sommer e contam um pouco da infância do narrador. O narrador desta história é participante, pois conta a história na 1ª pessoa do singular.

A minha opinião

No final do livro o senhor Sommer deixa-se morrer, afugando-se no lago, o menino fica a olhar o tempo todo, não o quis impedir, pois o senhor Sommer já estáva farto da sua vida, que era andar todos os dias de um lado para o outro sem parar. Chega a casa, depois de ver o senhor Sommer a morrer e não conta nada a ninguém, família, polícia, etc. deixou só entre ele e o senhor Sommer. Eu mudaria o fim pois acho que o menino poderia ter salvado o senhor Sommer e depois disso dar-lhe apoio e compania nas suas voltas.

Na minha opinião o livro é um pouco confuso. É muito giro mas para se ler é preciso ter vontade. Não me chamou muito à atenção, mas gostei porque existem muitas morais dentro dele como por exemplo: "Falar ou agir com cabeça quente, tem grandes possibilidades de trazer arrependimento tardio e consequências irreparáveis."