Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

"Cultura Cigana: Arte, História e Tradição"

teachers

Created on January 15, 2023

Biblioteca escolar

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

"Cultura Cigana: Arte, História e Tradição"

MÚSICA/DANÇA
BREVE HISTÓRIA
PINTURA
Cecília Meireles
LIVROS

A Cigana Adormecida. Henri Rousseau. 1897 – Óleo sobre Tela

Ser cigano...

São a maior minoria a viver nos países da Europa – quase 12 milhões – mais do que a população inteira residente no teu país. Mesmo assim, sabemos pouco sobre estes grupos familiares ou etnias, descendentes de um povo muito antigo que há mais de mil anos saiu da Índia. Para nós são os ciganos, mas o nome oficial é Rom, que em romani, a sua língua, significa “homem”. Nas muitas voltas que já deram pelo mundo, não tiveram grande sorte. Foram perseguidos, expulsos e vítimas dos nazis. Sabias que os primeiros rons chegaram a Portugal no século XV e que Gil Vicente os referiu num dos seus autos? Tantos séculos depois, continuam a ter dificuldades de integração e a ser olhados com desconfiança e preconceito.

MÚSICA/DANÇA

A música cigana tem deixado ao longo dos séculos marcas profundas em todas as culturas por onde tem passado. A influência trazida do oriente é muito forte na música e na dança cigana. A música e a dança cigana possuem influência hindu, húngaro, russo, árabe e espanhol. Mas a maior influência na música e na dança cigana dos últimos séculos é sem dúvida espanhola, refletida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no flamenco. Assim, o povo cigano tem sido, devido à sua permanente mobilidade, um dos principais factores de contacto entre culturas musicais aparentemente muito distintas, do norte ao sul, do oriente ao ocidente. Tanto a música como a dança cigana sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. Há exemplos na literatura, na poesia e na música de Bizet, Manuel de Falla e Carlos Saura que mostram nas suas obras muito do mistério que envolve a arte, a cultura e a trajetória desse povo.

A musicalidade na música Cigana

Danza ritual del fuego

Guitarrista/compositor Ferenc Snétberger

Árias Ciganas - Pablo Sarasate

Fanfare Ciocarlia - just the two of us

Bulería negra del Gastor. Son de la Frontera

Ciganos de Beja - "Paródia de Ciganos de Beja"

Vicent Van Gogh

Lita Cabellut

Tamás Peli

János Balázs
David Beeri

Pintura

Helos Gómez

Micaela Amaya Flores

"Filme "A Severa"

Sophia de Mello Breyner Andresen

Teatro de Fantoches_A História do Ciganinho Chico
Dalã Calon
Livros

Cecília Meireles

Poema Retrato na íntegra Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?

CECÍLIA MEIRELES: nasceu a 7 de novembro de 1901 e faleceu em 9 de novembro de 1964. Segundo a crítica, “foi uma das mais autênticas escritoras brasileiras”

Poema "Retrato" declamado por Cecília Meireles

Biblioteca Escolar Vasco da Gama de Sines 2023