Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Revoluções Liberais
Leonor Ribeiro
Created on January 15, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
As Revoluções dos séculos XVIII e XIX
Leonor Dinis nº21 Bruna Gonçalves nº4 11LH2
start
Introdução
Duas Revoluções foram originadas, a primeira sendo, a Revolução Norte-Americana e a segunda, a Revolução Francesa.
Nos finais dos séculos XVIII e XIX, mais precisamente, entre os anos 1770 e 1850, surgiram um conjunto de enormes transformações de movimentos político sociais (que protestavam contra o Antigo Regime), apelidadas de Revoluções Liberais, também conhecidas como, Revoluções Burguesas. Essas revoluções, foram influênciadas por ideias iluministas e espalharam-se pela Europa e as Américas. Com isso, foi o fim do Absolutismo e da sociedade de ordens, pondo então em prática, os ideais iluministas de soberania popular (o povo é quem decide) e da separação de poderes.
Fig.1. Eugène Delacroix, A liberdade guiando o povo, 1830.
França, mais preciso Paris , era o centra das "Luzes" embora tendo como origem a Inglaterra e a Holanda. Em seguida expandiu-se para a Europa e desseguida para o resto do mundo.
Iluminismo
O iluminismo surgiu na época do Rensacimento, século XV, contudo teve maior impacto no século XVIII devido à corrente filosófica que se desenvolveu na Europa. Defeniu-se pela crítica á autoridade política e religiosa, este que se baseava na fonte da razão e que tinha o intuito de causar a felecidade da população.
Fig.2. Louis-Michel van Loo "O marquês de Pombal", 1766.
Fig.3. Edwaert Collier "Vanitas", 1693.
Revolução Americana
A Revolução Americana deu-se nas colónias inglesas (mais, precissmente, nas 13 colónias).Esta revolução teve como ponto de partida, as Revoluções Liberais e teve como antecedentes: a Guerra dos 7 anos (1756-1763); as novas taxas alfandegárias; o Stamp Act (1765); o protesto Boston Tea Party (1773); o Primeiro Congresso de Filadélfia (1774); e o combate em Lexington (1775). Como consequências, houve o Tratado de Versalhes (1783); A Independência das 13 colónias (1776); O modelo politíco adotado, ou seja, républica federal (1787); Divisão de poderes políticos; 1º país desconalizado do mundo e a 1º républica democrática; Princípais líderes: - George Washington; - Thomas Jefferson;
Fig.4. Rendição das tropas inglesas na batalha de Yorktown, 1781.
Cronologia da Revolução Americana
Revolução francesa
A Revolução Francesa foi um período da Idade Contemporânea e teve o seu apogeu com a Tomada da Bastilha, no dia 14 de julho de 1789.A Revolução passou por um período conturbado de várias etapas revolucionárias e burguesas, pôs fim ao Absolutismo Régio e tornou-se um paradigma do Liberalismo para muitos países. A redação de uma nova Constituição feita em 1789, foi somente aprovada em 1791 e trouxe o fim do Antigo Regime, juntamente com o início da Monarquia Constitucional (1791-1792), que defendia os ideais: "Liberté, Égalité, Fraternité".
Fig.23. Lamartine em frente à Câmara Municipal de Paris rejeita a bandeira vermelha em 25 de fevereiro de 1848, por Henri Félix Emmanuel Philippoteaux.
Cronologia da Revolução Francesa
Curiosidades
Fig.41. The touring cast of Les Misérables. Créditos da foto: Matthew Murphy.
Fig.40. Thomas Jeffreson, retrato por Rembrandt Peale, 1800.
Les Misérables (1985) conta a história da Revolução Francesa, enquanto está literalmente, ambientada em meio a outra revolta francesa.
Thomas Jefferson (terceiro presidente dos EUA), morreu no dia 4 de julho de 1826, na data exata dos 50 anos da Declaração de Independência, que o mesmo redigiu.
Curiosidades
Fig.43. Mapa atual da cidade de Nova Iorque.
Fig.42. Marie Antoinette, retrato por Élisabeth Vigée-Lebrun, 1783.
Nova Iorque foi a primeira capital nacional norte-americana, de 1785 a 1790. A cidade contribuiu bastante no desenvolvimento de um novo governo após a derrota da Grã-Bretanha e do Tratado de Paris.
Quando morreu, Marie Antoinette, foi enterrada numa cova sem identificação. Só após a derrota de Napoleão Bonaparte, é que o seu corpo foi levado para a Basílica de St. Denis .
https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/120949-5-enganos-historicos-sobre-a-revolucao-francesa.htmhttps://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-maria-antonieta.phtmlhttps://www.hotcourses.com.br/study-in-usa/city-focus/40-fatos-e-curiosidades-sobre-os-estados-unidos/ https://aulazen.com/historia/o-tratado-de-paris-1763-o-que-foi-definicao-e-caracteristicas-gerais/ https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/guerra-dos-sete-anos.htm https://sites.google.com/site/lehist09/home/idade-moderna/seculo-xviii/seculoxviii-arevolucaoliberalamericana
Webgrafia
Manual de história parte 2 Recursos dos módulos 4 e 5 do manual digital PowerPoints da Revolução Francesa (no moodle) Oficina da História - https://sites.google.com/view/oficinadahistoria-esct/m%C3%B3dulo-5https://app.escolavirtual.pt/library/librarystudent/detail/25082626?part=cover-0 https://www.history.com/topics/american-revolution/stamp-act https://www.britannica.com/event/Stamp-Act-Great-Britain-1765
FIM!