Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Monte Fuji
Raquel Coelho
Created on January 13, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Modern Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
Monte Fuji
(Fujisan)
Trabalho realizado por Raquel Coelho Nº25 10º CT1 Escola Secundária Gago Coutinho
Começar
Índice
Geografia
Contexto Histórico
Características
Notícia
Bibliografia
Geografia
Localização Geográfica
O Monte Fuji é um vulcão classificado como ativo, mas com baixo risco de erupção, tendo ocorrido a sua última erupção em 16 de dezembro de 1707. Está localizado em Shizuoka na ilha de Honshu no Japão e é considerado a montanha mais alta de todo o país. Com os seus 3776 metros de altura, o Monte Fuji tornou-se um símbolo para o país, sendo um agradável ponto turístico principalmente nas estações mais quentes.
Figura 1: Localização geográfica do Monte Fuji
Contexto Histórico
Contexto Histórico
O Monte Fuji localiza-se num limite convergente entre as placas Euroasiática, Norte Americana e das Filipinas. A placa que submerge neste limite é a Norte Americana por apresentar uma maior densidade. Além destas, o Monte Fuji também se localiza sobre duas placas tectónicas menores, a de Okhotsk e a Amuria.
Por ter sido derivado de um limite convergente onde o seu magma ascende, o Monte Fuji apresenta vulcanismo interplaca. Pelo próprio Japão já ser um arco insular, o Monte Fuji não forma um.
Figura 2: Localização do Monte Fuji segundo as placas tectónicas
Características geológicas
Características geológicas
Manifestação de vulcanismo:
O Monte Fuji apresenta ambos os tipos de vulcanismo, sendo o primário o vulcanismo central, porque possui um cone vulcânico, e o secundário as fumarolas. O seu tipo de erupção é mista, ou seja, alterna entre episódios efusivos e explosivos, e os materiais expelidos durante a sua erupção são cinzas e pedras-pomes. A sua lava é intermédia. (Ver fig.3).
Tipo de aparelho vulcânico:
Figura 3: Composição da lava intermédia
O Monte Fuji é um estratovulcão composto, isto é, o seu cone vulcânico é misto e com base em estratos de lava escoada e piroclastos. Quando solidificada, a sua lava forma lavas encordoadas/pahoehoe. Também ocorrem lahars.
Curiosidades sobre o vulcão
O Monte Fuji é composto por diversos vulcões sobrepostos, A sua formação começou há cerca de 100.000 anos, atrás do sopé do vulcão Homitake. Passou por duas gerações de atividades vulcânicas, o Velho Fuji (Ko Fuji) e o Jovem Fuji (Shin Fuji) até chegar à forma que tem atualmente. Em 1707, durante a sua última erupção vulcânica formou-se uma nova cratera, a cratera Hoei. O Monte Fuji encontra-se rodeado por cinco lagos, Yamanaka, Kawaguchi, Saiko, Shoji e Motoso.
Figura 4: Formação do Monte Fuji
Notícia
Notícia
"Compreender a verdadeira amplitude e magnitude do significado cultural do Monte Fuji é uma tarefa quase impossível. Tem sido venerado por poetas e artistas como o ideal supremo da perfeição, adorado como a morada dos deuses, temido como morada dos mortos e ascendido por aqueles que buscam a transcendência. Sua imagem foi usada em propaganda e replicada ao ponto do clichê. Religiões inteiras nasceram em seus contrafortes."
Figura 5: Monte Fuji
Excerto de uma notícia traduzida retirada do site oficial do National Geographic
Bibliografia
Bibliografia
Links:
- Shizuoka Prefecture (Visitado no dia 14/01)
- National Geographic (Visitado no dia 15/01)
- Meterologiaenred (Visitado no dia 15/01)
- Japan.travel (Visitado no dia 15/01)
- O próprio manual (Visitado nos dias 14/01 e 15/01)