Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

D.Dinis - A mensagem

39100 Débora regina Rinaldi

Created on January 13, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

The Power of Roadmap

Simulation: How to Act Against Bullying

Artificial Intelligence in Corporate Environments

Internal Guidelines for Artificial Intelligence Use

Interactive Onboarding Guide

Word Search

Sorting Cards

Transcript

Fernando Pessoa.

A Mensagem - Os Castelos.Poema 6 "Dom Dinis"

14TSJ- Português Módulo 8 Débora Rinaldi Nº 05, Julia Sampaio Nº 12, Isaura Martins Nº 10

Índice

  1. Introdução
  2. Os dos Castelos
  3. Número II
  4. Apresentação do poema 6 "D. Dinis" e análise
  5. Conclusão

Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar os símbolos "Os Castelos", a simbologia do número 2 e o poema "D. Dinis" da 1º parte da obra "A Mensagem" de Fernando Pessoa. A primeira parte "O Brasão" compõe-se por 19 poemas e representa o passado da história de Portugal remetendo às lutas e glórias através de poemas. Divide-se em cinco partes, iremos apresentar: I - Os Campos: Os dos Castelos II - Os Castelos: D. Dinis (6)

Os dos Castelos

A Europa jaz, posta nos cotovelos:De Oriente a Ocidente jaz, fitando, E toldam-lhe românticos cabelos Olhos gregos, lembrando. O cotovelo esquerdo é recuado; O direito é em ângulo disposto. Aquele diz Itália onde é pousado; Este diz Inglaterra onde, afastado, A mão sustenta, em que se apoia o rosto. Fita, com olhar esfíngico e fatal, O Ocidente, futuro do passado. O rosto com que fita é Portugal.

2.

II

O número

Dualidade: completam-se os números ou são contrários: a vida e a morte. Criando um paradoxo, bem demonstrado nos poemas "Os dos Castelos"- o poder e império europeu-português e "Os das Quinas"- o sofrimento e tormenta espiritual dos Deuses até a chegada da vitória.

3.

Quem foi D. Dinis?

Nasceu no dia 9 de outubro de 1261, na cidade de Lisboa e foi o sexto rei de Portugal. Era filho de Dom Afonso III, da dinastia de Borgonha. Até chegar ao trono, houve um conflito com o seu irmão mais novo, Dom Afonso. Este tinha a certeza que a coroa lhe pertenceria, já que o papa apenas legitimou o casamento com D. Beatriz depois do nascimento de Dom Dinis, tornando-se um filho fora do casamento.

4.

Então mostrou através de seus atos o mérito de tornar-se rei, provocando através de ordens acerca da organização das vilas das terras e questões do Estado. Submetia seu irmão à ordem régia, assumindo as relações entre a família real e nomes renomados. Pacificou a sua relação com o Papa, já que sua familia era reconhecida pela estrutura católica, como desrepeitosos com os homens de deus.

4.

Apresentação do poema

4.

Interpretação

4.

Recursos expressivos

4.

Conclusão- nossa interpretação

Do nosso ponto de vista, como leitoras estudantes, o poema D. Dinis, mostra sua ambição ampla em relação aos campos e vida rural portuguesa e a expansão marítima- uma homenagem aos seus feitos. A Mensagem carrega uma estrutura romântica- tal como Fernando Pessoa apresenta seus poema-, servindo de grande registo ao desenvolvimento da potência Portuguesa, e os elementos e "personagens" mais relevantes para a colaboração da mesma.

5.

Quiz breve

Obrigada pela atenção!

20-01-23