Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
D.Dinis - A mensagem
39100 Débora regina Rinaldi
Created on January 13, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
The Power of Roadmap
View
Simulation: How to Act Against Bullying
View
Artificial Intelligence in Corporate Environments
View
Internal Guidelines for Artificial Intelligence Use
View
Interactive Onboarding Guide
View
Word Search
View
Sorting Cards
Transcript
Fernando Pessoa.
A Mensagem - Os Castelos.Poema 6 "Dom Dinis"
14TSJ- Português Módulo 8 Débora Rinaldi Nº 05, Julia Sampaio Nº 12, Isaura Martins Nº 10
Índice
- Introdução
- Os dos Castelos
- Número II
- Apresentação do poema 6 "D. Dinis" e análise
- Conclusão
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analisar os símbolos "Os Castelos", a simbologia do número 2 e o poema "D. Dinis" da 1º parte da obra "A Mensagem" de Fernando Pessoa. A primeira parte "O Brasão" compõe-se por 19 poemas e representa o passado da história de Portugal remetendo às lutas e glórias através de poemas. Divide-se em cinco partes, iremos apresentar: I - Os Campos: Os dos Castelos II - Os Castelos: D. Dinis (6)
Os dos Castelos
A Europa jaz, posta nos cotovelos:De Oriente a Ocidente jaz, fitando, E toldam-lhe românticos cabelos Olhos gregos, lembrando. O cotovelo esquerdo é recuado; O direito é em ângulo disposto. Aquele diz Itália onde é pousado; Este diz Inglaterra onde, afastado, A mão sustenta, em que se apoia o rosto. Fita, com olhar esfíngico e fatal, O Ocidente, futuro do passado. O rosto com que fita é Portugal.
2.
II
O número
Dualidade: completam-se os números ou são contrários: a vida e a morte. Criando um paradoxo, bem demonstrado nos poemas "Os dos Castelos"- o poder e império europeu-português e "Os das Quinas"- o sofrimento e tormenta espiritual dos Deuses até a chegada da vitória.
3.
Quem foi D. Dinis?
Nasceu no dia 9 de outubro de 1261, na cidade de Lisboa e foi o sexto rei de Portugal. Era filho de Dom Afonso III, da dinastia de Borgonha. Até chegar ao trono, houve um conflito com o seu irmão mais novo, Dom Afonso. Este tinha a certeza que a coroa lhe pertenceria, já que o papa apenas legitimou o casamento com D. Beatriz depois do nascimento de Dom Dinis, tornando-se um filho fora do casamento.
4.
Então mostrou através de seus atos o mérito de tornar-se rei, provocando através de ordens acerca da organização das vilas das terras e questões do Estado. Submetia seu irmão à ordem régia, assumindo as relações entre a família real e nomes renomados. Pacificou a sua relação com o Papa, já que sua familia era reconhecida pela estrutura católica, como desrepeitosos com os homens de deus.
4.
Apresentação do poema
4.
Interpretação
4.
Recursos expressivos
4.
Conclusão- nossa interpretação
Do nosso ponto de vista, como leitoras estudantes, o poema D. Dinis, mostra sua ambição ampla em relação aos campos e vida rural portuguesa e a expansão marítima- uma homenagem aos seus feitos. A Mensagem carrega uma estrutura romântica- tal como Fernando Pessoa apresenta seus poema-, servindo de grande registo ao desenvolvimento da potência Portuguesa, e os elementos e "personagens" mais relevantes para a colaboração da mesma.