Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

normalização

grupo normalização

Created on January 12, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Normalização

Nomes:

Ana Machado nº1Ana Sofia nº2 Daniela Torres nº7 Eva Loureiro nº9 Raquel Alves nº10

Disciplina: Psicologia B Prof: Elza Coelho

1.Introdução

2.

Índice

3.

Biografia

4.

Conceitos

5.

Experiência

6.

Conclusões

Muzafer Sherif

"Psicólogo turco, nascido em 1906 e falecido em 1988, que fez a sua formação nos Estados Unidos da América. Depois de ter trabalhado com Kölherem Berlim e com Gardnerna Universidade de Columbia, vai lecionar para a Turquia onde, com os seus alunos, traduz as mais importantes obras de psicologia para turco. É considerado um dos fundadores da psicologia social, tendo desenvolvido investigações sobre o funcionamento dos grupos. No início da década de 60 desenvolve experiências com o objetivo de estudar os conflitos no interior dos grupos. Reflete sobretudo sobre os estereótipos e preconceitos negativos que se desenvolvem nos grupos que entram em competição com outros grupos. Entre outras obras publicou Intergroup Relations and Leadership."

Conceitos

Norma social: O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral.Normalização: Refere-se ao processo no decurso do qual os vários pontos de vista adotados pelos diferentes indivíduos de um grupo convergem em negociação, não sendo enfatizada nenhuma norma individual.

Sherif no âmbito da normalização

"Os estudos de Sherif, realizados da década de 1930 ,basearam-se num fenómeno percetivo conhecido como efeito autocinético, uma ilusão de ótica descoberta pelos astrónomos, em que um ponto de luz estacionário parece mover-se quando observado num ambiente totalmente escurecido. Na realidade, o ponto de luz está rigorosamente imobilizado. O efeito acontece devido à ausência de qualquer esquema de referência, pois os observadores ficam incapazes de corrigir os pequenos movimentos dos olhos."

Play

Laboratório às escuras: conclusões

Laboratório às escuras

+ info

Este era um fenómeno compreensível, bastava colocar um individuo numa sala completamente escura (preferencialmente onde nunca tenha estado) e ligar uma luz fraca durante algum tempo. Este verá a luz mover-se. Sherif usou o mesmo dispositivo experimental, no entanto fez algumas alterações para abordar as diversas questões que foram fundamentalmente as seguintes: 1. “Como varia a extensão do movimento ilusório percebido em várias condições?” 2. “Que efeito pode ter a sugestão na direção dos movimentos ilusórios percebidos?"

Sherif demonstrou que, na ausência de referência antecipadas, as pessoas tendem espontaneamente a auto-organizar a sua experiência tendo como base mais importante o comportamento dos outros, usando também o seu próprio comportamento. Também concluiu que a importancia que tem a cooperação na resolução dos conflito,ou seja, os dois grupos testados tiveram que colaborar para atingir o mesmo objetivo. A partir dos experimentos de Sherif, também se verificou que em certas ocasiões, o comportamento do próximo pode afetar a nossa maneira de pensar. O que se designa por influencia social.

Referências bibliográficas

  • Conceito de normalização

Nós , Psicologia 12ºano- Catarina Pires e Sara Brandão

  • Muzaref Sherif

https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$muzafer-sherif https://www.bing.com/images/search?q=muzaref+sherif&form=HDRSC3&first=1&tsc=ImageHoverTitle

  • Normalização

https://search.yahoo.com/search?fr=mcafee_uninternational&type=E210PT91105G0&p=pt.essays.lovemusarefserif

  • Conclusões

https://acapt.org/awards/pt-student-essay-contest

Obrigada pela atenção

Alguma questão?