Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Métodos contraceptivos

ANA TEIXEIRA

Created on January 10, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Higher Education Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Relaxing Presentation

Nature Presentation

Transcript

métodos contraceptivos

Trabalho realizado por:Beatriz Teixeira nº1 Clara Sampaio nº3 Beatriz Silva nº7 Clara Pereira nº9 Jéssica Sousa nº16

Turma: 11ºI Curso: Técnico Auxiliar de Saúde Professora:Silvia Rua

Introdução

No âmbito da disciplina de Saúde, foi-nos proposto fazer a realização de um trabalho, cujo o tema é “métodos contraceptivos”. Um dos objetivos do trabalho é identificar os principais métodos contraceptivos, para evitar uma gravidez indesejada e até mesmo infecções sexualmente transmissíveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa em plataformas digitais.

Preservativo Masculino

O preservativo masculino é um método contraceptivo de barreira usado durante uma relação sexual para diminuir a probabilidade de ocorrência de uma gravidez e de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.

Preservativo FEMinino

O preservativo feminino é um método contraceptivo que pode substituir a pílula anticoncepcional, para proteger contra gravidez indesejada, além de proteger contra infecções sexualmente transmissíveis.

Pílula

A pílula deve ser tomada diariamente, sem esquecimentos. Pode-se tomar durante 21 dias, fazendo 7 de intervalo ou 28 dias seguidos,dependendo da pilula útilizada. Deve-se tomar o comprimido todos os dias á mesma hora. No caso de esquecimento de 2 ou mais comprimidos o efeito pode ser reduzido.

Pílula do dia seguinte

Na pílula do dia seguinte, cada comprimido possui hormonas sintéticas muito semelhantes às que são produzidas naturalmente pelos ovários. Estas hormonas inibem a ovulação, o que impossibilita a fecundação resultante do ato sexual e dificultam a implantação do embrião no útero se tiver havido fecundação.

diu

É um método contraceptivo constituido por um pequeno aparelho em forma de T que é colocado no útero de uma mulher para prevenir uma gravidez. Os DIU são um método contraceptivo reversível e de longa duração.

Implante contraceptivo

É um método contraceptivo que é introduzido no braço da mulher entre o 1º e 5º dia do ciclo menstrual, com anestesia local, e que atua libertando hormonas na corrente sanguínea de forma contínua de modo a prevenir a ovulação. Tem duração em alguns casos até 3 anos.

Diafragma

É um método contraceptivo que atua impedindo a entrada dos espermatozoides no útero, funcionando como um método de barreira. Ele deve ser colocado no interior da vagina de modo a garantir a completa cobertura do colo do útero.

Anel vaginal

Consiste num anel de textura suave, transparente e flexível com cerca de 5 cm de diâmetro, que se insere na vagina uma vez por mês. É um contraceptivo hormonal combinado (estrogénio e progesterona) que vai libertando estas hormonas de forma regular, para a corrente sanguínea.

Vasectomia

É um método contraceptivo que consiste na interrupção dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia e que não é necessário internamento. É uma cirurgia de esterilização voluntária.

Laqueação

É um método de esterilização feminina caracterizada pela interrupção cirurgica (corte) das trompas de falópio, que fazem o caminho dos ovários até ao útero.

Perguntas interativas

Conclusão

Neste trabalho abordamos o tema “métodos contraceptivos", e podemos concluir que existem vários tipos de métodos contraceptivos. Cada pessoa deve escolher o mais adequado para si, tendo em conta a sua idade, características e atividade sexual. Os métodos contraceptivos permitem evitar a gravidez indesejada na adolescência, no entanto, também concluimos que nem todos os métodos contraceptivos protegem das infecções sexualmente transmissíveis, apenas os preservativos.

Obrigada pela atenção!