Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Milagre Japonês

ericateixeira005

Created on January 5, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

Trabalho realizado por : Érica Teixeira

O "milagre japonês"

"Senri no michi mo ippo kara"

Tradução: Uma jornada de mil milhas começa com o primeiro passo.

Provérbio Japonês

provérbio Japonês

Navegação:

ENCAMINHA PARA A RESPETIVA PÁGINA

Info

MAIS INFORMAÇÃO

NOTA1: AS DATAS TÊM MAIS INFORMAÇÃO

NOTA2: TODOS OS DOCUMENTOS DAS PÁGINAS PRINCIPAIS AMPLIAM

Navegação

O pós guerra e a ajuda americana

Introdução

Reformas durante o governo dos Tokugawa

Milagre Japonês

índice

Deflação da década de 1990 ao presente

A Restauração Meiji

Durante a Segunda Guerra Mundial

Conclusão

introdução

Em 1945 o Japão saiu perdedor de um dos maiores conflitos mundais - a 2º Guerra Mundial. Na verdade, milhares de japoneses ficaram sem as suas necessidade básicas e as suas casas, verificou-se também a destruição de grande parte das lojas e das fábricas deste país. No entanto, o mesmo conseguiu ultrapassar esta fase negativa.

REFORMAS DURANTE O GOVERNO DOS tOKUGAWA

Reformas durante o governo dos Tokugawa

Não foi devido à Segunda Guerra Mundial que o desenvolvimento económico japonês se iniciou. Na verdade, este progresso na economia do país vai começar mesmo antes da industrialização do Japão. Desde 1600 a 1868 o Japão passou por uma economia pré - industrial. Esta época ficou designada de Período Tokugawa ou Xogunato Edo e esta já foi caracterizada, efetivamente, por um certo dinamismo.

Reformas durante o governo dos Tokugawa

Esta era Tokugawa foi uma ditadura militar realizada no Japão por Tokugawa leyasu (primeiro líder desta era, doc.1) e governada pelos xoguns (grandes generais) da família do líder. No entanto, apesar de este período ter sido um período ditatorial o Japão já se encontrava bastante dinamizado na agricultura e na manufatura. De facto, este tipo de crescimento pré-industrial fez com que a economia japonesa crescesse até ao final do século XIX e, além disso, deixou alguns elementos positivos que seriam utilizados para um desenvolvimento já moderno da industrialização.

doc.1 - Imagem de Tokugawa Ieyasu

A restauração meiji

A restauração Meiji foi uma revolução política e social que ocorreu no Japão nos anos 1866 e 1869 que terminou com o poder do líder Tokugawa Yoshinobu (doc.nº2) e devolveu ao Imperador uma posição central na política e cultura japonesa. Foi nomeado por Mutsuhito, o Imperador Meiji (doc.nº3), que serviu como figura deste movimento. Uma vez que o Imperador Meiji viu o seu poder assegurado começou a remodelar o Japão numa poderosa nação mais modernizada.

doc.2 - Imagem do líder Tokugawa Yoshinobu

doc.3 - Imperador Meiji em fotografia de Edoardo Chiossone.

A Restauração meiji

As medidas tomadas foram:

  • A abolição da estrutura de classe de quatro níveis existentes na era Toguwasa;
  • O estabelecimento de um exército moderno que usava uniformes, armas e táticas de estilo ocidental em vez dos samurais;
  • A educação primária ser universal para ambos meninos e meninas;
  • A melhoria da produção no Japão, que se baseou, principalmente, em têxteis e outros bens, passando antes para máquinas pesadas.

A realização destas transformações contribuíram, na realidade para uma rápida modernização e industrialização do país em questão. As mesmas permitiram um aumento significativo nas infraestruturas. O país construiu diversificadas indústrias, tais como estaleiros e fábricas de fiação, que mais tarde seriam vendidas a empresários. Assim, iriam ser produzidos itens que seriam vendidos, efetivamente, a preços mais baixos do que aqueles vendidos no exterior. Desta forma, as empresas nacionais tornar-se - iam consumidoras da tecnologia dos países ocidentais.

Info

A Restauração meiji

Durante a Segunda Guerra Mundial

Ao longo da 2ª Guerra Mundial, mais especificamente, em 1941, o Japão estava a sofrer economicamente devido às sanções impostas peloReino Unido e pelos Estados Unidos. Na verdade, eram destes dois países que vinham grande parte das importações japonesas, estas eram na maior parte matérias-primas (petróleo). O país encontrava-se, desta forma, numa rutura económica, pois assim que o petróleo chegasse ao fim o Japão recuaria economicamente. A 7 de dezembro de 1941, após várias negociações falhadas, o Japão atacou a base naval americana de Pearl Harbor, situada no estado do Havaí (doc.4). Este ataque levou à perda de 8 navios, 188 aeronaves e para além das perdas matérias também resultou de milhares de perdas humanas (doc.5). Este acontecimento foi um dos principais da 2ª Guerra Mundial, uma vez que este ataque causou a entrada dos EUA na guerra, estes que até então estavam neutros.

doc.4 - base naval pearl harbor destruída na 2ª guerra mundial

doc.5 - número de baixas americanas

Durante a Segunda Guerra Mundial

Durante 3 anos, 8 meses, 3 semanas e 5 dias, o Japão combateu, principalmente na chamada “Guerra do Pacífico”. De facto, após a rendição da Alemanha e da Itália face aos Aliados, em 1945, o Japão ainda se recusava a render-se. Os Estados Unidos lançaram duas bombas atómicas nas cidades de Hiroshima (doc.6) e Nagasaki (doc.7) com o objetivo de forçar o Japão desistir da guerra.

doc. 6 - Imagem da nuvem atômica de Hiroshima, que se acredita ter sido formada cerca de 30 minutos após a detonação a cerca de 10 km a leste do hipocentro.

doc.7 - Nagasaki antes e depois do bombardeamento

Info

Durante a Segunda Guerra Mundial

No final da guerra o Japão ficou totalmente destruído, perdendo, assim, o seu papel como potência colonial, o que levou à independência da Coreia, à restauração dos territórios anteriormente anexados à URSS e redução radical do seu armamento. Para além destes, o Japão ficou com as suas indústrias danificadas bem como os campos de cultivo. Apesar de o Japão ter ficado destruído e de este ter sido o grande culpado da entrada dos EUA na guerra, o Japão que tinha um imperador venerado pela população, Hirohito (doc.11), não teve o mesmo final que Hitler e Mussolini, que foram executados. Deste modo, o Japão não chegou a passar por uma mudança no regime o que impediu de agravar a instabilidade social em que se encontrava. No entanto, apesar da economia do território não revelar esperanças aos habitantes, anos depois, deu-se o chamado “Milagre Económico Japonês”.

doc.11 - Hirohito, entronizado como o Imperador Showa em 1928.

Durante a Segunda Guerra Mundial

O pós guerra e a ajuda americana

Depois da derrota o Japão foi ocupada pelos EUA. Na verdade, o país foi ocupado pelos americanos com o objetivo de ser desmilitarizado. Foi por este motivo que os americanos realizaram três grandes reformas.

1ª Reforma

2ª Reforma

3ª Reforma

o pós guerra e a ajuda americana

Com início da Guerra Fria, em 1947, o Japão foi usado como uma das principais vitrines do capitalismo norte-americano, os Estados Unidos procuraram fortalecer o Japão como aliado capitalista e anticomunista, promovendo a recuperação económica japonesa, bem como a reconstrução de indústrias pesadas. Na verdade, a verdadeira intenção dos Estados Unidos era afastar o Japão das influências soviética e chinesa e, para isso, tornaram–se o principal parceiro comercial e definiram os rumos da política económica do país. Com o objetivo de acabar com a inflação e restaurar a economia japonesa, o governo dos EUA enviou o Presidente do Banco de Detroit, Joseph Dodge (doc.14), para Tóquio. Com efeito, foi iniciado por Joseph o “Plano Dodge”, este plano consistia numa série de políticas económicas. Estas medidas anularam os subsídios governamentais e os empréstimos às empresas; foi unificado a paridade iene-dólar a 360 ienes ao dólar; e um novo sistema fiscal foi estabelecido com impostos diretos. As medidas revelaram-se eficazes na consecução da estabilidade dos preços.

doc.14 - O ministro das Finanças japonês Hayato Ikeda (1899-1965) dá as boas-vindas ao embaixador especial Joseph Dodge e à sua mulher.

o pós guerra e a ajuda americana

Milagre Japonês

O milagre económico japonês foi algo chocante. Ninguém esperava que o Japão se erguesse das cinzas e se tornasse uma potência económica. Na verdade, em menos de 30 anos, um país completamente derrotado e um país que tinha sofrido o terror e a morte de duas bombas nucleares tornou-se a terceira potência mundial. De facto, este crescimento económico, experimentado pelo país japonês entre 1953 e 1973, tem sido objeto de estudo e análise por múltiplos economistas e historiadores, e causou a divisão de opiniões entre aqueles que pensam que o milagre económico foi um marco e aqueles que defendem que foi um infortúnio económico.

Porém o que foi exatamente o Milagre Japonês? O milagre foi um crescimento económico vivido pelo Japão desde 1953 até à chegada da crise petrolífera em 1973, com taxas médias de crescimento de 9,3% e atingindo níveis acima de 11% durante a década de 1960. Tudo isto, apesar de ter sofrido uma redução de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) em 1945. Os equipamentos e estruturas não residenciais cresceram a taxas superiores a 9% ao ano durante o período 1953-1971 (doc.15), aumentando o capital social da economia. Para atingir esta taxa de crescimento do capital, foi necessário aumentar vigorosamente o investimento anual, o que foi possível através dos recursos disponíveis, da poupança e dos bens per capita mais baixos.

Fonte: Bolt and van Zanden (2014)

doc.15 - O PIB do Japão entre 1855 -1970

milagre japonês

Também a mentalidade dos japoneses, marcada pela disciplina, pela aceitação da autoridade, pela lealdade e desejo comum de desenvolvimento do país mobilizou a população para a reconstrução económica do mesmo. A aposta num sistema de educação rigoroso e de qualidade contribuiu para a formação de trabalhadores altamente qualificados, a valorização de áreas como a matemática e as ciências exatas possibilitaram o desenvolvimento de setores tecnológicos tornando o Japão o pioneiro e líder em produtos eletrónicos. O contributo deste fator foi mais importante no Japão do que noutros países desenvolvidos. Na verdade, em termos de economias de escala, o aumento total da produção permitiu a expansão de todos os mercados para todos os produtos. Esta expansão foi também rápida e grande no caso dos consumidores duráveis, como os eletrodomésticos.

Info

milagre japonês

Deflação da década de 1990 ao presente

A 22 de setembro de 1985 foi realizada uma reunião com os países membros da G5 do Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha. Na verdade, esta reunião realizou –se para responder ao declínio da economia japonesa. O acordo ficou conhecido como “Plaza Accord” (doc.17). Este fez com que a taxa de câmbio do iene em relação ao dólar se consolidasse em 46%. Porém, o Japão ficou a perder. Esta reunião teve um impacto significativo sobre as exportações do Japão que acabaram por reduzir a taxa do PIB em 2,8% em 1986, finalmente, o governo através do Banco do Japão decidiu reduzir as taxas de juros de 5% para 4,5% em 1986 e, eventualmente, continuaram a diminuir para 2,5% em 1989 (doc.18).

doc.17 - "Plaza Accord, a contar da esquerda estão Gerhard Stoltenberg, da Alemanha Ocidental, Pierre Bérégovoy, da França, James A. Baker III, dos Estados Unidos, Nigel Lawson, da Grã-Bretanha, e Noboru Takeshita, do Japão

doc.18 - Inflação e Variação do PIB no Japão

Deflação da década de 1990 ao presente

Deflação da década de 1990 ao presente

No início dos anos 90
2006
2001
2008

Deflação da década de 1990 ao presente

2009
2019
2011
2021

conclusão

Concluindo, com a realização deste trabalho fiquei a conhecer o Japão desde os seus primórdios até à sua atualidade. Também consegui entender melhor aquilo que este país localizado no Oceano Pacífico passou depois da Segunda Guerra Mundial e como a mentalidade japonesa ajudou à recuperação do mesmo. Por último, percebi como a economia do Japão permanece até aos dias de hoje.

Conclusão

conclusão

Concluindo, com a realização deste trabalho fiquei a conhecer o Japão desde os seus primórdios até à sua atualidade. Também consegui entender melhor aquilo que este país localizado no Oceano Pacífico passou depois da Segunda Guerra Mundial e como a mentalidade japonesa ajudou à recuperação do mesmo. Por último, percebi como a economia do Japão permanece até aos dias de hoje.

Conclusão

wEBGRAFIA

https://en.wikipedia.org/wiki/Plaza_Accord

Luna Joana Macedo Figueiredo Jesus. Como o Japão conseguiu se reerguer após a Segunda Guerra Mundial?. Disponível em: Todas as respostas

Joseph Kiprop (Agosto 2019). What Was The Japanese Economic Miracle?.

Milagre econômico japonês. Disponível em: Wikipédia

Milagre japonês: causas, características e conseqüências. Disponível em: maestro virtuale

webgrafia e biblografia

Lu Yama A. O milagre econômico japonês: saiba como o Japão superou a crise pós-II Guerra Mundial. Disponível em: Coisas do Japão

Javier Ricardo. A década perdida do Japão: uma breve história e lições aprendidas. Disponível em Economia e Negocios

Restauração Meiji. Disponível em: Wikipédia

Tokugawa period. Disponível em: Britannica

webgrafia e biblografia