Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Organizações formais e informais

Leonor Moreira

Created on January 5, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

Organizações Formais e Informais:

Cruz vermelha e Organização das Nações Unidas:

Trabalho realizado por: Ana Clara nº2, Leonor Palheiros nº16 e Érica nº10

06/10/18

Índice:

Cruz vermelha

Curiosidades da CVP

Curiosidades sobre a ONU

FIM

Fundador da cruz vermelha

ONU

Papel nacional da Cruz Vermelha

história da ONU

Os princípios da Cruz Vermelha

Papel na cena internacional e Organização Formal

Cruz vermelha:

Fundação: 11 de fevereiro de 1865. Fundador: Henry Dunant. Membros: 25 membros; (Associados; Beneficiários; Zeladores) Objetivo: O objetivo desta instituição é fornecer auxílio de forma a garantir a proteção das pessoas e a aliviar o sofrimento causado pela guerra. Estrutura: A Cruz Vermelha estrutura-se em três diferentes organizações. Como estruturas descentralizadas por todo o território nacional, a CVP possui 170 delegações ou centros humanitários. Estas estruturas locais têm a sua própria direção, a quem compete a gestão da atividade da instituição a nível local.

Nascido a 8 de maio de 1828, Henry Dunant veio ao mundo no seio de uma família abastada de Genebra Suíça. Teve uma educação rigorosa que lhe incutiu fortes convicções religiosas e elevados princípios morais que viriam a toldar a sua personalidade. Assim, bem cedo na sua vida, o jovem Dunant aliou-se às causas e a vários movimentos sociais, sobressaindo-se a Liga dos Donativos, do qual se tornou membro.

Fundador da cruz vermelha

Papel nacional da CVP:

A Cruz Vermelha Portuguesa esforça-se para prevenir e aliviar o sofrimento humano, em Portugal e no mundo. A missão da CVP constitui em prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneraveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Organização Informal:

Uma Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade, quando falamos em organização informal, falamos de um método sistêmico que garante o alcance dos objetivos traçados. Normalmente, ela é composta por pessoas que executam atividades e tarefas estrategicamente definidas, para que as metas previamente estabelecidas sejam cumpridas. A Cruz vermelha é uma organização informal porque está ligada a questões de ordem social, ideias e costumes.

Os princípios da Cruz Vermelha Portuguesa

São sete princípios fundamentais que resumem a ética do movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Curiosidades da CVP

*Ao longo da sua história a Cruz Vermelha Portuguesa prestou auxílio em todas as guerras e grandes catástrofes que Portugal esteve envolvido; *Prestou também auxílio internacional em situações de catástrofes e guerras no estrangeiro.

Organização das Nações Unidas

Fundação: 24 de Outubro de 1945. Membros: 193 + 2 países observadores. Objetivo: A ONU tem como objetivo inicial e principal a promoção da paz entre os países-membros. Estrutura: A ONU está divida em seis órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Corte Internacional de Justiça e Secretariado.

História da ONU/ Contexto Histórico

*A ONU surgiu após a Segunda Guerra Mundial * Após o fracasso da Sociedade das Nações *A ideia evitar a ocorrência de novos conflitos militares, como as duas Guerras Mundiais, que ocasionaram grandes perdas políticas e econômicas *Desse modo, 50 países reuniram-se na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para discutir e assinar a criação da ONU *Ao longo das últimas décadas, vários outros países foram aderindo à instituição, e a sua atuação ultrapassou a esfera política, sendo que, ao longo do tempo, a ONU passou a contribuir em diferentes áreas, como a econômica e a ambiental. *Portugal integrou o núcleo da ONU dez anos depois da fundação, em 1955

Papel na cena internacional

A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade de todas as nações, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

O prédio sede da ONU está localizado na cidade de Nova York (Estados Unidos).

Organização Formal

A organização formal consiste em todo o sistema criado pela empresa para se organizar, tais como: processos, normas, padrões de qualidade, níveis hierárquicos, cargos e atribuições de cada membro da instituição. Podemos dizer que são as normas que regem todo o negócio e que devem ser respeitadas e seguidas por todos de maneira geral.

Curiosidades sobre a ONU

« A projeção azimutal é o símbolo da ONU, pois permite a visualização de todos os continentes e indica o ideal de igualdade defendido pela organização. « Suas línguas oficiais são: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. « A carta da ONU é o seu documento fundador.

Fim!!

Trabalho realizado por: Ana Clara n2, Leonor Palheiros nº16 e Érica nº10