Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

o papel da mulher aristocrata nos salões literários

Maria Azevedo

Created on January 4, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

O papel da mulher aristocrata nos salões literários.

Mulheres no Século das luzes.

Maria Azevedo e João Bernardino

Um salão literário do século XVIII é uma reunião onde homens e mulheres eruditos se encontram regularmente, sob os auspícios de um anfitrião (ou anfitriã) para mútua diversão e para debater questões relativas a eventos correntes, filosofia, literatura,moral etc.

Salão literário

em francês Salon Littéraire

O termo é geralmente associado aos encontros literários e filosóficos da França dos séculos XVII e XVIII, embora continua a ser praticado em muitos lugares do mundo mesmo nos dias de hoje.

As damas de Salão

No corte francês da época moderna, a mulher desempenhou papéis diferentes, nem sempre submissos. Curiosamente, a mulher aristocracia foi mais flexível com a figura feminina do que a burguesia, que a sucedeu no poder após a Revolução Francesa (1789).

No “século das mulheres” (XVIII), o reinado delas aconteceu nos Salões. Nesses espaços elas conseguiram, durante décadas, filósofos e escritores das Luzes, ou seja, os portadores das novas ideias.

Madame de Pompadour

Jeanne-Antoinette Poisson, Marquesa de Pompadour, mais conhecida como Madame de Pompadour, foi uma cortesã francesa e amante do Rei Luís XV da França considerada uma das figuras francesas mais emblemáticas do século XVIII, intrevindo juntamente com o rei em decisoes do dominio politico e de admistração do estado. Era uma mulher de gosto refinado e foi uma portetora das artes da letras e das ciencias francesas, conseguindo que o rei acolhese Voltaire, em Versalhes com uma pensão como historiador do reino.

Obrigada!